TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA – CICLO DIESEL BI-COMBUSTÍVEL

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.355 Palavras (14 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE PITAGORAS

[pic 1]

DAIANE GEORGIA VICENTINI MAIA

EVERTON RODRIGUES SILVA

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA – CICLO DIESEL BI-COMBUSTÍVEL

BETIM

2017


[pic 2]

FACULDADE PITAGORAS

DAIANE GEORGIA VICENTINI MAIA

EVERTON RODRIGUES SILVA

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA – CICLO DIESEL BI-COMBUSTÍVEL

Artigo acadêmico da disciplina de Projeto Integrado II da Faculdade Pitágoras Betim.

Orientador: Prof. Wagner Veloso.

Co-orientador: Coord. Dr. Edmar Mendes de Paula

BETIM

2017


RESUMO[pic 3]

Este trabalho a borda o funcionamento de um motor de combustão interna – ciclo Diesel, tendo como combustível de referencia o biodiesel, abordando também o óleo diesel e gás natural veicular. Tal conhecimento destes se faz necessário para a compreensão e importância de combustíveis renováveis no mercado e as conseqüências dos altos níveis de poluição. O objetivo principal é termos o conhecimento do biodiesel e sua importância de estudo para nosso futuro. Este intento será conseguido a partir da revisão bibliográfica de artigos e livros que tratam deste assunto. A pesquisa esclareceu de forma clara e objetiva sobre o funcionamento do motor ciclo Diesel bicombustível e seus impactos para o meio ambiente.

Palavras-chaves: Ciclo Diesel, biodiesel, motor diesel.


[pic 4]

ABSTRACT

This work borders the operation of an internal combustion engine - diesel cycle, having as reference fuel the biodiesel, also addressing diesel oil and natural gas vehicular. Such knowledge of these becomes necessary for the understanding and importance of renewable fuels in the market and the consequences of high levels of pollution. The main objective is to have the knowledge of biodiesel and its importance of study for our future. This attempt will be obtained from the bibliographic review of articles and books that deal with this subject. The research clarified clearly and objectively about the operation of the bi-fuel cycle diesel engine and its impacts to the environment.

Keywords: Diesel cycle, biodiesel, diesel Engine.



LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS[pic 5]

ANP

Agência Nacional do Petróleo

GNV

Gás Natural Veicular

PMI

Ponto Morto Inferior

PMS

Ponto Morto Superior[pic 6]


SUMÁRIO

1 Introdução        5

2 DESENVOLVIMENTO        7

2.1 Motor Diesel de quatro tempos        7

2.2 Combustíveis para motor Diesel        8

2.2.1 Gás Natural Veicular (GNV)        8

2.2.2 Óleo Diesel Automotivo        9

2.2.3 Óleo De Soja        9

2.2.4 Biodiesel        10

3 CONCLUSÃO        12

4 REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

Segundo Tillmann (2013) os motores de combustão interna funcionam sobre o princípio de ciclos termodinâmicos, cujo se diferem por quatro tempos. Ciclo consiste em “uma série de processos que ocorrem quando um determinado sistema se desloca originalmente de um estado inicial para retornar ao estado original” (TILLMANN, 2013, pág. 107).

A evolução do motor de combustão interna vem desde 1860, com Ettiene Lenoir que teve a primeira patente no que se refere “motor de explosão” da época. Este motor era caracterizado por ser a dois tempos. Logo chegaria o motor há quatro tempos por Alphonse Beau de Rochas. Porém a produção deste último teve início apenas em 1976 com o alemão Nikolaus Otto (LIMA, 2009).

Segundo Lima (2009) o primeiro pesquisador a ter sucesso com o aquecimento produzido pela compressão do ar para inflamar o combustível foi Rudolf Diesel, em 1890, logo depois obteve o motor operacional.  Louis Renault, inventor francês e fundador do Grupo Renault, cujo foi responsável pelo supercompressor, sistema para aumentar a eficiência do motor à medida que é introduzido oxigênio ao combustível. Tanto que, inicialmente, os motores tinham o gás como combustível. O primeiro motor de quatro tempos a Diesel surgiu em 1885 por Gottilieb Daimler, cujos motores atuais seguem o mesmo princípio.

Motores alternativos utilizados nos automóveis funcionam a partir do movimento alternativo do êmbolo no interior do cilindro que transmite um movimento circular. O ciclo é composto dos seguintes processos: admissão, compressão, expansão e escape (MARTINS, 2006). Estes são características dos motores de quatro tempos ciclo Otto e ciclo Diesel, este último é o assunto a ser tratado neste artigo assim como os tipos de combustíveis que são utilizados para este tipo de motor de combustão.

O ciclo diesel, também chamado de motor de ignição comandada tem os mesmos componentes de um ciclo Otto, tendo a admissão de combustível, ignição, taxa de compressão com valores divergentes devido às diferenças no processo de funcionamento do Diesel. Neste ciclo, o combustível é misturado ao ar, cujo é aspirado e submetido à elevada pressão obtida no final do processo de compressão, se inflamando no interior da câmara de combustão por meio da faísca. O motor de ignição comandada não tem sistema de ignição e nem sistema de preparo de mistura ar-combustível. Este tipo de motor Diesel é comumente utilizado em veículos pesados, navios, locomotivas e em instalações estacionárias de potência, como geradores.  Porém, em automóveis, seu uso é muito importante, principalmente pelo leque de combustíveis que podem ser utilizados e a eficácia ou geração de poluentes que cada um deles apresenta para essa categoria (MARTINS, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com