TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO E ESTUDO DA DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.096 Palavras (17 Páginas)  •  3.292 Visualizações

Página 1 de 17

                                       

Tecnologia em construção civil

Relatório I:

ANÁLISE DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO E ESTUDO DA DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA

Mecânica dos solos I

Profª. Drª. Gisleiva Cristina Ferreira

 

Ana Flávia Malta - 105840

Belisa Lima Soares - 141467

Francisco

Lisandra de Sousa Alves - 159835

Roberto Fernandes Horikawa - 118586

William Yudy Uehara - 120283

Setembro/2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO:        

3.        REVISAO BIBLIOGRÁFICA        

4.        MATERIAIS E MÉTODOS:        

Estufa        

Determinação da Massa Específico Natural do Solo pelo Método do CP cilíndrico        

Speedy        

Balança com dispositivo infravermelho        

Determinação do peso específica dos solos ([pic 1]        

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES:        

Estufa:        

Infra – Vermelho:        

Speedy:        

Determinação de massa específica:        

Determinação de massa especifica natural:        

6.        CONCLUSÕES        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo de construção civil, por meio dela é possível identificar a quantidade de água necessária para obter uma melhor compactação do solo e se o teor de umidade esta na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo, onde as estruturas das obras são apoiadas (PINTO, 2006).

O solo é formado por três fases: sólida, líquida e gasosa, no entanto ela pode estar parcialmente ou totalmente preenchida de água, estando saturada e deixando de ter área vazia. Os índices e as relações dependem dos seus constituintes e das proporções relativas entre eles. Normalmente torna-se necessário encontrar relações de um determinado material, separando-os dos demais. A massa especifica dos grãos de um solo se faz necessária para o cálculo do ensaio de sedimentação e a determinação do índice de vazios e demais índices físicos do solo (CAPUTO, 1975).

Em laboratório, foram feitas dois ensaios, a análise do teor de umidade do solo e o estudo da determinação da massa específica, segundo a ABNT NBR-6508/84.

A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de vários métodos: Estufa, Speedy, Balança com dispositivo infravermelho, Expedito do álcool, frigideira, entre outros.

  1. OBJETIVO:

O objetivo deste relatório é explicar a metodologia dos ensaios de umidade, bem como calcular teor de umidade de uma amostra de solos após a sua retirada do seu meio. Falaremos sobre os seguintes ensaios que foram realizados no laboratório de solos pelo técnico Ivonei.

  • Estufa
  • Speedy
  • Balança com dispositivo infravermelho
  • Determinação do peso específico dos solos

  1. REVISAO BIBLIOGRÁFICA

O método de secagem de estufa é um método bastante simples de ser aplicado, mas que pode variar muito dependendo das condições de solo, material utilizado e eficiência da estufa (CHECCHI, 2003).

O método normalizado da estufa é o mais indicado por trabalhar com um mostragem de material maior, temperatura controlada e tempo de permanência ideal para a evaporação da água. As restrições se resumem quase que exclusivamente ao tempo relativamente grande para a determinação. Esse método é utilizado para resultados precisos.

Segundo Checchi (2003), o método do infravermelho é muito eficiente por incidir calor dentro da amostra, calor proveniente de sua lâmpada de infravermelho, além do equipamento conter uma balança integrada, mostrando a secagem da água presente em tempo real.

O método da balança infravermelho é indicado para determinações rápidas em laboratório e que não necessitem de grande precisão. Pouco usual devido aos custos de investimento sendo que é possível determinações também rápidas com métodos mais simples e baratos. Usa uma lâmina como fonte de temperatura. Dificuldade de controle de temperatura. Quando não se necessita de resultados altamente precisos.

Craig (2007) explica que, um solo pode contem até tres fases dependendo da quantidade de agua presente, ou a ausencia dela. Um solo composto por três fases é constituído por sólidos, água e ar, já com duas fases pode ser composto por sólidos e agua (saturado), ou sólidos e ar (seco). A variação da quantidade de água no solo determina seu teor de umidade, que é definido pela razão entre massa de água e a massa de sólidos presentes.

O Speedy moisture tester é um teste para verificar a umidade do solo a partir da reação da água com o carbureto de cálcio. O Speedy como o próprio nome sugere, tem seu resultado rápido e a facilidade de fazer testes em campo e vários durante um curto espaço de tempo, podendo ser usados para determinar a umidade de diversos materiais (PAIVA et. al., 1947).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (585.5 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com