TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMÁTICA E DAS TIC

Trabalho Universitário: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMÁTICA E DAS TIC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 4

1. Os principais componentes de um sistema de informática.

De início, faz-se importante destacar que o termo “sistema de informática” traz conceito divergente de “sistema de informação”. A fim de satisfazer o quanto proposto no enunciado desta primeira questão, nos deteremos a enumerar, resumidamente, os principais componentes de um “sistema de informática”, ou seja, os elementos que compõem um computador.

É chamado de sistema de computação, o conjunto de hardware e software através do qual executamos um processamento.

O HARDWARE é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas. A máquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memória e unidades de entrada ou saída de dados.

O SOFTWARE é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado.

Compondo o hardware, temos a Unidade Central de Processamento ou processador central (UCP ou CPU) que tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois executando-a. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA).

Ainda na parte física de um sistema de informática, temos como elementos de entrada: o teclado, o mouse e o leitor de código de barras. Em relação aos elementos de processamento de dados, temos a já mencionada unidade central de processamento, a Memória RAM e a Memória ROM. Além dos elementos de entrada de dados, temos, também, os de saída de dados. Os principais são o monitor de vídeo e a impressora. E, por fim, no conjunto físico, temos os elementos de memória auxiliar, como os disquetes, os discos rígidos, os pendrives e os CDs e DVDs.

Os softwares complementam o hardware e constituem os conjuntos de comandos que fazem as máquinas funcionarem. Como bem delineado em nossa apostila, “nesse sentido, podemos entender Sistema de Informação (SI) como um conjunto de elementos associados de forma lógica com a finalidade de gerar as informações necessárias ao processo decisório, à sinergia organizacional, ao aumento do valor agregado a produtos e serviços e à influência sobre comportamentos humanos em conformidade com os interesses da organização”.

Podemos dividi-los em softwares de suporte e softwares de aplicação, os primeiros são os sistemas que acompanham um computador ou qualquer equipamento periférico – impressora, scanner etc. – por ocasião de sua compra e que têm a função de prover um perfeito funcionamento e máximo aproveitamento da capacidade do hardware. Já softwares de aplicação são os sistemas desenvolvidos por profissionais e usuários das organizações com a finalidade de atender a necessidades específicas de processamento de informações, tais como folha de pagamento ou controle de vendas. Tais sistemas podem ainda ser classificados segundo o seu grau de padronização, em programas padronizados ou pacotes, programas por encomenda e programas adaptados ao cliente.

2. Os itens que compõem a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com