TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais componentes do sistema nervoso central e suas principais funções?

Tese: Quais são os principais componentes do sistema nervoso central e suas principais funções?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  2.929 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são os principais componentes do SNC e suas principais funções?

O Sistema Nervoso Central divide-se em encéfalo e medula espinhal, que se encontra dentro do crânio e do canal vertebral. Ele analisa informações, armazena-as sob a forma de memória e elabora padrões de resposta ou gera respostas espontâneas. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

2) Qual a importância da medula espinhal e do tronco encefálico?

A medula espinhal é uma das partes que compõem o sistema nervoso central, ela é uma massa cilíndrica de tecidos nervoso situada dentro do canal vertebral. O tronco encefálico é responsável pelo controle da pressão sanguínea, da respiração, do vômito, além do controle de sono e da vigília. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

3) Quais as estruturas do cerebelo e do diencéfalo?

Anatomicamente, dividem-se no cerebelo numa porção impar e mediana o vermis e duas grandes massas laterais, os hemisférios cerebelares. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

O diencéfalo divide-se em tálamo, hipotálamo, epitálamo, e subtálamo, todas essas partes ficam situadas nas paredes do diencéfalo. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

4) Quais são as meninges, qual a importância do líquor e da vascularização do SNC, bem como, quais são os nervos cranianos e espinhais?

O sistema nervoso central está envolvido por membranas denominadas de meninges, que, por sua vez, está constituída de três lâminas. A lâmina externa é a dura-máter, que na medula espinal é formada por um único folheto e no encéfalo é constituída por dois folhetos. A lâmina média é a aracnóide, e a lâmina interna é a pia-máter, que está aderida ao tecido nervoso central. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

O liquor é um líquido incolor produzido pelos plexos corióides que circula nas ca-vidades ventriculares e no espaço subaracnóideo O seu volume é de 100 a 150ml, renovando-se a cada 8 horas. Ele é absorvido nas granulações aracnóideas, que são projeções da aracnóide para dentro do seio sagital superior. As principais funções do liquor são as proteções mecânicas e biológicas que ele exerce sobre o SNC. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

Podemos, ainda, classifcar os nervos em: cranianos e espinais. O nervo craniano é aquele que faz a conexão do encéfalo com um órgão periférico, e o nervo espinal é aquele que faz a conexão da medula espinal com um órgão periférico. Os nervos cranianos, em números de 12 pares, fazem conexões com o encéfalo. Os nervos espinais, em números de 31 pares, fazem conexão com a medula espinal. Desses nervos espinais, 8 pares são cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. (COLICIGNO, P.R.C. Anatomia Humana.).

5) Qual o mapeamento do córtex cerebral? Relacioná-lo as principais áreas e funções.

O córtex é uma camada de substância cinzenta que envolve o

cérebro (córtex cerebral) e o cerebelo (córtex cerebelar), enquanto

onúcleo representa um agrupamento de corpos de neurônios distribuído

dentro do cérebro (núcleos da base) e dentro do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com