TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: ANÁLISE E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.743 Palavras (15 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 15

Senhor do Bonfim

2013

AGNALDO APRIGIO DA SILVA

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ANÁLISE E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2

Senhor do Bonfim

2013

1 ANÁLISE E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Desenvolvimento Orientado a Objeto; Redes de Computadores; Modelagem Orientada a Objetos; Tópicos em Desenvolvimento de Sistemas.

Orientador: Prof.: Marcio Roberto Chiaveli; Paulo K. Nishitani; Polyanna P. Gomes Fabris; Adriane A. Loper.

AGNALDO APRIGIO DA SILVA

3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 4

2 OBJETIVO ........................................................................................................... 5

3 DESENVOLVIMENTO ......................................................................................... 6

3.1 DIAGRAMA DE CLASSE ...................................................................................... 7

3.2 PROJETO DE UM BANCO DE DADOS NO MODELO CONCEITUAL ................. 8

3.3 IMPLEMENTAÇÃO DO DIAGRAMA DE CLASSE EM C# .................................. 10

3.4 SOLUÇÕES E CUSTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE ............. 19

4 CONCLUSÃO .................................................................................................... 23

5 REFERÊNCIAS ................................................................................................. 24

4

1 INTRODUÇÃO

O progresso da tecnologia de informação nos últimos 50 anos de história foi muito acelerado. O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou a comunicação on-line e disseminou em grande escala a tecnologia de informação.

Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como e-mail, chat, fóruns, agenda de grupos on-line e comunidades virtuais, revolucionaram os relacionamentos humanos.

Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações tem gerado novos conhecimentos e competências entre os profissionais e o trabalho por parte de Analista de Sistemas no desenvolvimento de aplicações que tem sido cada vez mais um grande desafio.

O nosso trabalho tem como cenário uma empresa que trabalha no ramo de aluguel de buggy. A dona da empresa “Aluga Buggy” chama-se Polyanna e está sediada em Guarapari-ES. Hoje essa empresa tem cinco lojas que por falta de tecnologia trabalham de forma isolada, cada uma com seu próprio servidor de Banco de Dados.

A proposta feita por esta empresa, é contratar uma equipe desenvolvedora de sistemas onde o objetivo maior é fazer a integração por rede on-line unindo todas as estações de todas as lojas numa só rede onde deverá existir a comunicação entre os usuários e um só Banco de Dados em cada loja, porém se comunicando com o sistema de Banco de Dados das outras lojas.

Após uma conversa de Polyanna com seus amigos também empresários Roberto e Anderson, a empresa “Aluga Buggy” abriu lojas em Porto Seguro-BA, Porto de Galinhas-PE, Natal-RN e em Fortaleza-CE. E para a realização deste projeto de implantação foi necessário um aporte de capital onde este foi realizado pela empresa Merris & Veronice Investimentos Ltda.

5

2 OBJETIVO

Como principal objetivo de trabalho e divulgação neste contexto, será apresentado todo processo de desenvolvimento de um software que será implantado na empresa “Aluga Buggy” e que tem por objetivo principal fazer a ampliação da Tecnologia de Informação desta empresa de uma forma rápida e eficiente.

O nosso projeto de análise inclui a alterações no sistema já implantado, e neste ínterim, será necessário fazer a modularização que é a comunicação de alguns aspectos com o sistema já implantado e elaborar um novo projeto de Banco de Dados mais robusto e mais seguro.

Os diagramas de classe que ilustra o funcionamento da base de dados incluindo seus atributos, operações e multiplicidade, serão abordados neste contexto dando uma idéia de como o nosso sistema irá funcionar.

Outro objetivo importante do nosso trabalho e demonstrar de forma dinâmica a implementação que inclui as principais operações de alteração, Inclusão, Exclusão e Pesquisa. Na codificação foram inseridos métodos e os comandos para verificação de erros (Ex: try – catch). Também será demonstrado de forma prática como é feito na ligação da classe com outra por meio de cardinalidades (Ex: private List <Reserva> reservas;).

Uma parte importante do Projeto em desenvolvimento é a verificação da consistência do Banco de Dados, e esse processo de verificação que chamamos de MNR – Modelo Relacional Normalizado irá verificar se a Base de Dados do nosso Projeto está livre de possíveis erros que pode ocorrer durante a usabilidade.

E o objetivo maior a ser alcançado será a comunicação entre todas as máquinas presente em todas as lojas da empresa “Aluga Buggy” se comunicando por meio de uma Rede WAN.

6

3 DESENVOLVIMENTO

Na era da globalização, a informação é tratada como um bem valioso. Vemos todos os meios de comunicação se interagindo para que, de alguma forma se extraia o máximo de informações que se analisadas e trabalhadas podem se tornar a diferença entre o sucesso e fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com