TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SOLAR PARA A CIDADE DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO

Ensaios: APLICABILIDADE DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SOLAR PARA A CIDADE DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 13

APLICABILIDADE DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SOLAR PARA A CIDADE DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO ¹

GILVAMAR RODRIGUE SANTIAGO JÚNIOR ²

MARCOS ANTONIO SOUSA NASCIMENTO ²

RONALDO SILVA ²

CELIVAN F. VIEIRA ³

RESUMO

Este artigo científico apresenta um estudo sobre a aplicabilidade da iluminação pública solar na cidade de Imperatriz. Tal sistema de iluminação solar se caracteriza por utilizar uma estrutura que é capaz, através do seu funcionamento, de converter a energia proveniente do sol em energia química armazenada, durante o período diurno, nas baterias; durante o período noturno, essa energia é convertida em energia elétrica sendo utilizada nas lâmpadas que fazem parte do sistema de iluminação pública. Esse processo possibilita reduzir os gastos municipais com a iluminação e geram impactos ambientais menos intensos do que as hidroelétricas.

Palavras-Chave: iluminação pública solar, Imperatriz

ABSTRACT

This paper presents a study on the applicability of solar lighting in the town of Imperatriz. Such a solar lighting system is characterized by using a structure that is capable, through its operation, converting the energy from the sun into chemical energy stored during the daytime, in batteries; during the night, this energy is converted into electrical energy being used in lamps that are part of the public lighting system. This process makes it possible to reduce municipal expenditures with the lighting and generate environmental impacts less intense than the hydroelectric stations.

Keywords: solar lighting, Imperatriz.

¹Artigo científico destinado a obtenção do certificado de conclusão do curso de eletrotécnica do IFMA-Campus Imperatriz

²Alunos do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Médio do IFMA – Campus Imperatriz.

³ Professor orientador, Formado em Engenharia Elétrica do IFMA – Campus Imperatriz.

1 INTRODUÇÃO

Na cidade de Imperatriz existem localidades como fazendas e sítios aonde a rede de distribuição da CEMAR não chegou ou está em condições precárias. Além dessas localidades existem áreas de lazer e prédios históricos. Todos esses ambientes são propícios à utilização de outras fontes de energia, que não seja oriunda da rede de distribuição da CEMAR.

Uma alternativa encontrada para substituir a energia do sistema da CEMAR seria o uso de fontes locais de energia como a energia solar. Tal energia renovável proveniente do sol pode ser usada devido ao fato de imperatriz está localizada em uma zona de grande incidência de raios solares.

Quanto à iluminação pública, deve-se ter o conhecimento dos tipos e características das vias públicas, porque isto possibilita um discernimento mais apropriado das localidades em que será implantado o sistema de iluminação pública solar. As vias públicas classificam-se conforme sua natureza em A, B e C. A classe A são as vias rurais e as estradas; a classe B são as via de ligação entre centros urbanos e suburbanos; e a classe C são vias urbanas caracterizadas pela existência de construções ao longo das vias e pela presença de tráfego motorizado ou de pedestres em escalas variáveis. (DE ARAUJO MOREIRA; VINICIUS, 1999, p. 155)

2 ENERGIA SOLAR

A utilização de uma energia alternativa possibilita aliar desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. A energia solar pode ser inserida neste contexto, podendo se enquadrar como fonte limpa e renovável de energia.

A captação de energia solar é feita com utilização de placas fotovoltaicas que apresenta materiais, os quais permitem a retenção da energia proveniente do sol através dos pequenos pacotes energéticos chamados de fótons, ou seja, converte energia solar em elétrica.

As placas fotovoltaicas podem ser instaladas em telhados de prédios e residências para alimentação em menor escala ou formar grandes usinas fotovoltaicas para alimentação em larga escala.

Apesar de todas essas vantagens, a utilização de energia solar como fonte energética enfrenta alguns obstáculos, por exemplo, em dias nublados, por haver pouca captação da energia do sol, obteria um déficit na geração de eletricidade (processo similar ocorreria no período noturno). Além disso, alguns fatores influenciam na captação da energia solar como a insolação, a altitude, a vegetação, a urbanização, a latitude, o clima e o tempo.

3 CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS E AMBIENTAIS DE IMPERATRIZ

A cidade de imperatriz do maranhão apresenta uma superfície de aproximadamente 1.531 km2, seu relevo é acidentado e apresenta vegetação constituída de pastagens, reflorestamentos e manchas de florestas pré-amazônicas.

O clima na cidade é o tropical; quente e seco no verão e úmido no inverno. Existem duas estações bem definidas: O verão ou estação da seca (maio a setembro) e o inverno ou estação das chuvas (outubro a abril).

Os meses frios são junho a julho, e os quentes, de agosto até outubro.

A temperatura média no município oscila entre 21 e 38 graus. A média pluviométrica do município é de 1.660mm anuais. (Fonte: IPES/98). Temperatura máxima (julho) chega a 33,9ºC e a Mínima (agosto) chega a 20,6ºC. Todas essas características possibilitam a utilização de um sistema de iluminação que utiliza a luz solar como fonte de energia.

4 ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Em toda e qualquer cidade, ambientes bem iluminados trazem segurança e beleza para os locais. Com isto, a questão da iluminação pública é de vital importância, pois além de permitir que ambientes de lazer e turísticos sejam bem iluminados, possibilita a execução de atividades noturnas pelos cidadãos de forma segura, o que gera redução nos índices de criminalidade e de vandalismo.

A iluminação pública no Brasil equivale a aproximadamente 4,5% da demanda do país e a 3,0% do consumo de energia elétrica nacional. O que corresponde a uma demanda de 2,2 GW e a um consumo de 9,7 bilhões de kWh/ano.

De acordo com o levantamento realizado pelo PROCEL¹/ELETROBRAS², em 2008 junto às concessionárias de energia elétrica, existem 15 milhões de pontos de iluminação pública dispersados pelo país, relativamente, distribuídos da seguinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com