TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUIS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

APLICAÇÃO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS

SÃO LUIS

2017

APLICAÇÃO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS

Trabalho realizado para a obtenção da segunda nota parcial, referente a disciplina Ergonomia, saúde e segurança no trabalho, ministrada pelo professor Alan Jones na turma de 10º período do curso de Engenharia de Produção Noturno.

SÃO LUIS

        2017        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ANÁLISE GERAL SOBRE NORMAS REGULAMENTADORAS E SOBRA A EMPRESA G5 SOLUÇÕES LOGÍSTICA        5

2.1. Disposições Gerais sobre Normas Regulamentadoras        5

2.2 A empresa G5 Soluções Logística        5

3. NORMAS REGULAMENTADORAS ENCONTRADAS NA EMPRESA G5 SOLUÇÕES LOGÍSTICA        7

3.1 NR5        7

3.2 NR 6        7

3.3 NR 11        8

3.4 NR12        8

3.5 NR16        9

3.6 NR 17        9

3.7 NR 23        10

3.8 NR 29        10

3.9 NR 35        11

4 CONCLUSÃO        13

REFERENCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se a uma análise das normas regulamentadoras implantada em uma determinada empresa. Foi desenvolvida uma visita técnica por alguns alunos na empresa G5 Soluções Logística a fim de analisar as possíveis NRs aplicadas na empresa e observar se existe alguma pendencia nas aplicações, pois sabe-se que a aplicação correta das NRs em uma instituição torna-se obrigatória, pois trata-se de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho.  Para Marcus, 2011, As NRs se tornam obrigatórias por servirem para direcionar, garantir e principalmente prevenir danos à saúde do trabalhador, cabendo ao empregador, assumir de forma responsável seu papel, e ao empregado, cumprir as normas da empresa, participando, exigindo, e principalmente se cuidando.

Antes do desenvolvimento da visita á empresa G5 Soluções Logística foi feito uma revisão sobre os conceitos de cada NRs a fim de conhece-las melhor para que em seguida pudesse analisa-la na empresa visitada. Além disso, no presente trabalho foi desenvolvido uma análise geral sobre a empresa G5 Soluções Logística assim como suas áreas de atuação, em seguida desenvolveu-se um breve relatório sobre as principais normas encontrada na empresa que foram NR 5, NR6, NR 11, NR12, NR16, NR 17, NR23, NR29 e NR 35.

  1. ANÁLISE GERAL SOBRE NORMAS REGULAMENTADORAS E SOBRA A EMPRESA G5 SOLUÇÕES LOGÍSTICA

2.1. Disposições Gerais sobre Normas Regulamentadoras

        As normas regulamentadoras (NRs) são regras de natureza jurídica que se referem a segurança e medicina do trabalho. Assim sendo, sua aplicação deve ser obrigatória em qualquer empresa, seja pública ou privada, que possua empregados regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

        Portanto, fica obrigado o empregador a cumprir e fazer cumprir as disposições legais sobre segurança e medicina do trabalho; elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho e fazer a comunicação aos empregados (cartazes, meio eletrônico, etc); informar os trabalhadores sobre risco profissionais do local de trabalho, sobre meios para prevenir e limitar os riscos envolvidos, resultados de exames de saúde aos quais os trabalhadores foram submetidos e de avaliações ambientais do local de trabalho; dentre outras medidas necessárias ao cumprimento da NR 1.

        Além do mais, tem o empregado o dever de cumprir todos os regulamentos sobre segurança e medicina do trabalho no seu ambiente de trabalho; deve usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) fornecido pelo empregador; submeter-se a exames médicos necessários e colaboras na aplicação das NRs em seu local de trabalho.

2.2 A empresa G5 Soluções Logística

A G5 Soluções Logística é uma empresa focada em atender projetos e processos customizados na cadeia de logística e suprimentos de médias e grandes empresas. Investe no trabalho integrado, com base no resultado do cliente.

Reúne profissionais com mais de 20 anos de atuação no mercado de diversas industrias e serviços, onde a união destas capacidades permite uma análise melhor do cliente e o que deve ser aplicado em soluções técnicas, operacionais e estratégicas para alcançar seus objetivos.

Também estão incorporados à gestão da G5SL a busca pela qualidade e satisfação dos clientes, a construção de mais e melhores relações com parceiros, clientes, associados e sociedade, a satisfação de seus acionistas e o compromisso com questões de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

Áreas de atuação:

-Transporte de papel e celulose em carretas sider e operação portuária.

-Transporte de Tramos, Naceles, Mochilas e demais equipamentos para construção de parques eólicos.

-Transporte e distribuição em caminhões Truck e carretas convencionais; entre outros.

3. NORMAS REGULAMENTADORAS ENCONTRADAS NA EMPRESA G5 SOLUÇÕES LOGÍSTICA

3.1 NR5

Conforme NR 05 os membros previstos em lei: A Cipa é a comissão interna de prevenção de acidentes formados pelos próprios trabalhadores que tem como missão preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores da empresa. Seu objetivo é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para realizar e eliminar riscos existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (383 Kb)   docx (542.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com