TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de sistema de controle de produção

Seminário: Conceitos básicos de sistema de controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 9

PRINCIPAIS CONCEITOS

Just in time - é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Engenharia Simultânea - é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.

Tecnologia de Grupo - é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos similares (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.), são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Consórcio Modular - é uma estratégia única construída em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na prática para criar um novo conceito de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção.

Células de produção - É um conceito que divide uma fabrica em pequenas fabricas mais ou menos independentes e não obrigatoriamente no mesmo prédio. A soma dos produtos dessas unidades compõe o produto final.

Desdobramento da Função Qualidade - é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. Possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo.

Comakership - é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura - sistemas de produção altamente automatizados, capacitados a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle.

Manufatura integrada por computador é o eficiente uso da tecnologia de informação em manufatura para aumentar a produtividade e eficiência de modernas empresas de manufatura. Obviamente, o projeto do sistema de informação de cada sistema de manufatura é um esforço crucial na implementação em um ambiente.

Benchmarking - é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Produção Customizada - é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.

Nome da empresa: Thomas Greg do Brasil

Localização: São Bernardo do Campo

Segmento: gráfico

Porte: grande

Produtos comercializados: impressão e personalização de produtos gráficos e cartões comerciais.

Público alvo: empresas públicas e privadas.

Nome do funcionário: Raquel de Assis

Cargo na empresa: Assistente de faturamento

Inputs

Mão de obra: operadores de máquinas, revisores, design gráfico, etc.

Capital: instalações prediais, máquinas e equipamentos.

Insumos: principais matérias primas – papel, tinta, plástico, chip.

Funções de transformação

Matéria-prima é transformada através de máquinas e impressoras industriais.

Outputs

Impressões diversas e cartões bancários, comerciais, etc.

CONSÓRCIO MODULAR - CONCEITO

No consórcio modular, os fornecedores, também chamados modulistas, estão instalados dentro da planta da montadora e são responsáveis pela montagem final do produto. A montadora providencia a planta e a linha de montagem, assumindo as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais. Entre eles, fica estabelecido um contrato de fornecimento de longo prazo com condições especiais como retorno do capital investido pelo fornecedor e sistemas de pagamento específicos. O processo decisório é mais apurado, porque a empresa coloca na mão de seu fornecedor a responsabilidade da linha de produção, ficando a parte da empresa somente a inspeção final de produto e auditoria. O conceito estabelecido pressupõe a transferência para um pequeno número de fornecedores, de primeira linha, da maior parte das operações de montagem, anteriormente a cargo da montadora. A responsabilidade de continuidade da linha de produção está integralmente nas mãos dos fornecedores. Com isso, todo processo decisório ocorrido dentro da empresa tem a participação dos mesmos. Os fornecedores assumem a responsabilidade pela montagem final dos módulos na linha de produção dos veículos, os investimentos em operações e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo.

CONSÓRCIO MODULAR: O NOVO PARADIGMA DO MODELO DE PRODUÇÃO

A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dos padrões de produção em todo o mundo, responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com