TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APPLE: DESIGN, INOVAÇÃO E PODER

Artigos Científicos: APPLE: DESIGN, INOVAÇÃO E PODER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 12

APPLE: DESIGN, INOVAÇÃO E PODER

RESUMO: Este texto trata a respeito da maior empresa de produtos eletrônicos, a Apple. Com intuito de definir a importância da mesma, desde o início de sua abertura até os dias atuais. Caracterizando seus maiores sucessos e fracassos, esclarecendo toda a batalha de seus fundadores.

Palavras-chave: Apple. Tecnologia. Fundadores.

1 INTRODUÇÃO

Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, softwares de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, iPhone e o iPad. O símbolo da empresa, uma maça já mordida, lembra a maça de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso da descoberta.

2 COMO SURGIU A APPLE

Fundada em um de Abril de 1976 por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne, em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977, a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra Computer em 9 de janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computer Inc. surgiu, trazendo a tona a Apple I, projeto de um computador bastante avançado para época, mas foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.

A Apple I era apenas a placa de circuito e custava 600 dólares (o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os rapazes esperançosos, embora não tenha sido um grande sucesso em vendas. A placa de circuito era geralmente armazenada em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico. (Rasmussen, 2009).

A divisão de ações e lucros era dividida em 45% para Jobs, 45% para Wozniak e 10% para Wayne, um engenheiro da Atari que tivera anteriormente uma empresa de máquinas caça-níquel. Wayne, pouco tempo depois, venderia sua parte aos demais sócios. O primeiro grande lote, com 50 Apple I foi vendido para a Byte Shop. Paul Terell, dono da loja de informática, ofereceu 500 dólares por computador se a Apple os entregasse totalmente montados. Após levantar 25 mil dólares para o empreendimento, Jobs instalou a equipe da Apple na garagem da sua casa, para começar a montar os computadores.

3 FUNDADORES

Steve Wozniak – É um engenheiro de computação, co-fundador da Apple Inc., junto com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum. Apesar de sua contribuição ter sido uma compilação de poucas bem conhecidas idéias que coincidiram perfeitamente com o surgimento da tecnologia necessária para produção em massa de computadores, a engenhosidade de Steve Wozniak, sua persistência e criatividade deram-lhe o crédito por iniciar a revolução do computador pessoal. As primeiras inspirações de Wozniak vieram de seu pai, que foi um engenheiro da Lockheed e de um personagem de ficção literário: Tom Swift Seu pai contaminou-o com a fascinação por eletrônica e frequentemente participava das criações do jovem Wozniak. Tom Swift, por outro lado, foi para Wozniak um exemplo da liberdade de criação, conhecimento científico e da habilidade de encontrar soluções para problemas. Tom Swift ainda iria ilustrar os grandes prêmios que o inventor receberia. Hoje, Wozniak retorna aos livros de Tom Swift e os lê para crianças como uma forma de inspiração.

Ronald Gerald Wayne – Nascido em 17 de maio de 1934, foi um dos fundadores da Apple Inc., junto com Steve Jobs e Steve Wozniak, mas logo em seguida desistiu e vendeu seus 10% da Apple por US$ 800. Wayne tinha tudo para entrar para a história, mas virou nota de rodapé. Meses depois de assinar o documento, pediu para sair do projeto e ser pago em dinheiro. Wayne tentou a sorte como empreendedor: montou uma fábrica de máquinas caça-níqueis com a intenção de fornecer a cassinos de Las Vegas. A experiência, que deu prejuízo, serviu para mostrar ao engenheiro que seu talento não residia no empreendedorismo.

Steve Jobs - nasceu em San Francisco, filho de Joanne Simpson e de Abdulfattah John Jandali, membro de uma proeminente família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas. As primeiras lições sobre design foram aprendidas durante o tempo que Steve passava na garagem com seu pai, que tentava, infrutiferamente, ensinar sobre os princípios da arte da mecânica automotiva.

A atmosfera tecnológica adquirida em Palo Alto a partir dos anos 60 inspirou o jovem Steve a se aprofundar no campo da eletrônica, descoberta durante as horas passadas na garagem de casa. Durante o nono ano do ensino médio, Jobs começa a visita a garagem do engenheiro Larry Lang, que o introduz no Clube do Explorador da Hewlett-Packard, um grupo de estudantes que reuniam-se semanalmente no refeitório da empresa. Em pouco tempo, Jobs consegue um emprego na empresa.

A Amizade entre Jobs e Wozniak mostrou-se frutífera desde o início. Ambos eram apaixonados por eletrônica e por "pregar peças’’. Um dos marcos do espirito "brincalhão" da dupla foi a criação de uma versão "Caixa Azul", um dispositivo que permitia a realização de chamadas de longa distância de graça, a partir da emissão de um som com frequência de 2600 hertz. O som com essa frequência servia como "chave de encaminhamento de chamada da rede telefônica". A dupla de amigos começou a vender o equipamento a 150 dólares.

No verão de 1972, Steve sai de casa, contra a vontade dos pais, para morar em uma cabana com Chrisann Brennan. Nesse mesmo período começa a fumar ácido. No final do mesmo ano ingressa na universidade Reed College em Portland, Oregon que cursaria formalmente apenas por seis meses. Jobs passa 18 meses frequentando o campus da Reed College, onde ganhou permissão para acompanhar as aulas como observador. Entre os cursos assistidos por Jobs estava um curso de caligrafia que anos mais tarde influenciaria na tipografia do Macintosh.

Em 1974 consegue um emprego na Atari. A empresa serviria de trampolim para que Jobs alcançasse a Europa e depois a Índia, onde faria uma jornada espiritual. No início de 1975 Jobs estava de volta a Palo Alto e ao seu emprego na Atari, onde seria responsável, junto com Wozniak, de uma versão de Pong para um jogador. Jobs havia oferecido metade dos honorários a Wozniak, que na época trabalhava na Hewlett-Packard, se o projeto fosse concluído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com