TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS COM DESTAQUE ÀS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

Por:   •  30/4/2015  •  Artigo  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

APRESENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS COM DESTAQUE ÀS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

Juliete Sousa da Silva ¹

Ubiratã Henrique de Brito ²

RESUMO: A crescente ocupação urbana desordenada e inadequada vem acarretando sérios problemas ao meio ambiente nos últimos anos. Em algumas cidades, os assentamentos urbanos são localizados principalmente em regiões de encosta sem nenhum critério técnico ou projeto ambiental. Esse tipo de irresponsabilidade tanto da população como do próprio governo geram transgressões de leis ambientais e freqüentes acidentes nas épocas de chuvas torrenciais, resultando em grande tragédias. Portanto, o estudo dos diversos tipos de uso do solo associado as suas características físicas é de extrema importância para o entendimento dos processos de preservação e conservação dos recursos naturais, e principalmente em relação á restrição ao uso das terras em áreas de risco de deslizamento, assegurando assim a qualidade de vida da população.

Palavras-Chave: Sensoriamento Remoto. Monitoramento Ambiental. Planejamento Ambiental. Georreferenciamento.

1. INTRODUÇÃO:

O monitoramento ambiental visa proporcionar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e consequentemente sua melhoria, ordenando o território, de acordo com suas características bióticas e abióticas.

A utilização de técnicas se sensoriamento remoto constitui uma poderosa ferramenta para realizar o planejamento de uma unidade ambiental. Os mapeamentos obtidos com auxilio de técnicas de sensoriamento remoto podem integrar toda a região de estudo, podendo utilizar metodologias adaptadas ás condições especificas de cada área.

O monitoramento dos recursos naturais deve ser uma preocupação constante em todas as áreas, principalmente naquelas que têm suas atividades associadas ao meio físico. Na execução, o uso das técnicas de sensoriamento remoto facilita a avaliação dos recursos naturais em grandes extensões, proporcionando uma economia nos custos em relação aos levantamentos de campo. Esta dissertação propõe apresentar a utilização de geotecnologias através do uso do Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

Os dados ambientais causados pela ação antrópicas desordenada afetam os ecossistemas, comprometendo a qualidade de vida do próprio homem. No entanto, o emprego de tecnologias que facilitem um diagnostico mais amplo, e com maior rapidez, como por exemplo, o sensoriamento remoto e em especial os sistemas de informações geográficas (SIG), podem auxiliar na solução de vários problemas ligados aos interesses e ás necessidades das comunidades envolvidas.

1.1 OBJETIVO GERAL:

No presente artigo se tem como objetivo geral apresentar a utilização das geotecnologias com destaque às técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, visando a preservação e conservação do meio ambiente para a manutenção do equilíbrio ecológico necessário á vida e também as condições de sustentabilidade.

1.1 OBJETIVOS ESPECIFICAS:

Os objetivos específicos deste trabalho são:

- Disponibilizar ás técnicas de geotecnologias;

- Propor a preservação e conservação do meio ambiente para a manutenção do equilíbrio ecológico;

- Analisar o uso mais adequado do solo, levando em consideração as características da área e a legislação ambiental em vigor, com o auxilio de técnicas de geoprocessamento.

-Espera-se com este trabalho contribuir ao conhecimento dentro da Geografia de métodos e técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento inovadores para representar, subsidiar, planejar e analisar os recursos naturais no espaço geográfico;

-Pretende-se ainda apresentar a facilidade de uso dos sistemas de informação geográficas.

2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA:

2.1 SENSORIAMENTO REMOTO:

LOCH (1989) define sensoriamento remoto como a captação á distância de registros, dados e informações das características da superfície terrestre, sem contato físico direto. Segundo MOURA (1993) o sensoriamento remoto pode então ser entendido como o conjunto de técnicas relacionadas com a aquisição e a analise de dados de sensores remotos, os quais são sistemas ópticos-eletronicos capazes de detectar e registrar, sob forma de imagens, o fluxo de radiação eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos terrestres.

Já para NOVO (1992), sensoriamento remoto é a utilização conjunta de modernos sensores e equipamentos no estudo do ambiente terrestre realizado através do registro e analise das interações radioeletromagneticas com os alvos na superfície e atmosfera terrestre.

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRAFICA:

Segundo RIBEIRO (1998), um Sistema de Informação Geográficas (SIG) é um complexo conjunto de ferramentas para a obtenção, armazenamento, recuperação, transformação e edição de dados espacialmente distribuídos.

De acordo com DIEGUES (1989), os SIG surgiam na década de 1960, e foram projetados para adquirir, gerenciar, analisar e exibir dados vinculados a uma determinada posição geográfica. Desta maneira, os Sistemas de Informações Geográficas são capazes de armazenar, recuperar e analisar dados em uma base georreferenciada num ambiente computacional.

SILVA (1988), afirma que uma base de dados é dita georreferenciada quando suas informações possuem, como um de seus atributos, a localização geográfica.

Esta tecnologia automatiza tarefas realizadas manualmente e facilita a realização de analises complexas, através de integração de dados de diversas fontes e da criação de um banco de dados geocodificados; os sistemas para tal fim são denominados de SIGs.

2.3 GEOPROCESSAMENTO

Segundo CÂMARA & MEDEIROS (1998), o termo geoprocessamento denota uma disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações geográficas. Ainda com os autores, estes afirmam que o objetivo principal do geoprocessamento é o de fornecer ferramentas computacionais para que diferentes analistas determinem as evoluções espacial e temporal de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com