TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA

Trabalho acadêmico: APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 5

2 PROBLEMA, PERGUNTA E HIPÓTESES 6

2.1 PROBLEMA 6

2.2 PERGUNTA 6

2.3 HIPÓTESE 6

3 OBJETIVOS 7

3.1 OBJETIVO GERAL 7

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

4 JUSTIFICATIVA E MÉTODO 8

4.1 JUSTIFICATIVA 8

4.2 MÉTODO 8

5 ESTRUTURA DO TRABALHO BIBLIOGRÁFICO 9

6 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 10

7 REFERÊNCIAS 11

1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA

Atualmente em grande parte de estabelecimentos, empresas são encontrados sistemas de informação, de diversos tipos e maneiras e essa pesquisa irá mostrar as suas importâncias no sucesso das estratégias de negócios em empresas, além de mostrar as vertentes existentes no mundo de sistemas de informação.

Esse trabalho é muito importante para a minha formação, pois ele dará as dicas e façanhas para saber qual o melhor tipo de sistema de informação para uma determinada problemática de uma empresa.

2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Muitas empresas e até desenvolvedores de software, tem muitas dúvidas de qual sistema de informação implantar em uma determinada empresa que atenda as suas necessidades e que tenha custo aceitável.

2.1 QUESTÃO PROBLEMA

Quais são os tipos de sistemas de informação de informação existentes, quais as suas diferenças, objetivos, e quais mais recomendados para determinada necessidade?

3 HIPÓTESES OU PRESSUPOSTOS

A necessidade de um sistema de informação pode ser somente para melhorar, otimizar, agilizar, organizar as rotinas de uma empresa, pode ser um sistema de informação para conseguir informações importantes e pertinentes dos clientes, ou tornai o relacionamento entre clientes e empresa mais amigável, pode-se ser um sistema de informação de tomada de decisão, em que se utiliza de seus relatórios para que gestores e diretores pode tomar decisões sobre o futuro da empresa.

4 OBJETIVOS

O objetivo dessa pesquisa é mostrar que existem diferentes sistemas de informação, cada um para uma necessidade diferente, e este trabalho irá mostrar com um exemplo prático como escolher um sistema de informação correto para determinada necessidade e com um custo aceitável.

4.1 OBJETIVO GERAL

Questão problema: Quais táticas podem facilitar a obtenção de informações pertinentes sobre as funcionalidades desejadas e o motivo principal de uma empresa querer adquirir um software ou renovar o seu atual?

Objetivo Geral: Identificar as peculiaridades dos diversos sistemas de informação e em conjunto com as informações levantadas junto ao cliente, definir qual o tipo de sistema mais adequado.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Demonstrar a importância de fazer bem feito o levantamento dos requisitos do software desejado pelo cliente

2. Apresentar as diferenças e peculiaridades de cada sistema de informação, para ter embasamento para escolher o melhor tipo, dependendo da necessidade exigida no levantamento dos requisitos.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em muitas das empresas a informação é a coisa mais importante, e que tem um valor inestimável e que talvez a perda dessas informações ou a falta dessa, poderia acarretar em um prejuízo enorme, ou até a falência da mesma. Em outras empresas o mais importante em ter um sistema de informação é o fato de automatizar, facilitar e agilizar os seus procedimentos e a falta e/ou a interrupção desse sistema por alguns minutos somente, já poderia trazer estragos enormes, como a perda de milhões, a desvalorização de seu serviço e consequentemente a perde de clientes.

Segundo Peres (2011, p.17) Análise e Estruturas de Sistemas de Informação “Atualmente as informações constituem elementos estratégicos para as organizações empresariais, pois servem de suporte ao processo decisório de seus administradores”.

Por isso e para isso é muito importante saber as diferenças entre os sistemas de informação antes de adquirir um, e também e principalmente quando for desenvolver um sistema de informação.

Sistemas de processamento de transações é um tipo de sistema de informação utilizado para automatizar os processos feitos no dia-a-dia, tornando esses processos mais eficientes e confiáveis, sistema de controle de estoque, pagamentos de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes são exemplos desse tipo de sistema de informação.

Sistema de apoio à decisão, é um tipo de sistema de informação em que as suas informações fornecidas são utilizadas como apoio às estratégias competitivas, apoio a tomada de decisão empresarial, apoio às operações e aos processos.

Sistema de informação baseados em desempenho, é muito importante esse tipo de sistema de informação para empresas em que seus lucros estão relacionados a sua produtividade, pois esse tipo de sistema de informação monitora e compara essas produtividades ao longo do tempo, tendo essas informações a empresa pode verificar aonde estão os gargalos que estão prejudicando a produtividade, e tomar medidas para aumentar a produtividade e consequentemente o lucro.

Segundo Stair e Reynolds (2011, p.56) Princípios de Sistemas de Informação “É importante entender que a tecnologia de informação não é por si produtiva. Ela exige pessoal bem gerenciado, soberbamente treinado e motivado – Com ou sem tecnologia da informação – para apresentar ganhos consideráveis na saída. Muitas pessoas pensam que melhorias reais em produtividade vêm de uma sinergia da tecnologia da informação e grandes mudanças na estrutura gerencial e organizacional que redefine como o trabalho é feito”.

6 PROCEDIMENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com