TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  16/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  3.888 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA............1

2 OBJETIVOS.....................................................................................................................        ...........1

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...........................................................................................        2

4 METODOLOGIA.....................................................................................................................        2

REFERÊNCIAS...........................................................................................................3


1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

             Existem vários motivos que levam o aluno a deixar de estudar, entre eles estão a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, as dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, falhas no transporte escolar, falta de incentivo dos familiares, mudanças de endereços e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem  apenas de ações do poder público, e outros podem vir a ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares.

                   

             Os pais devem acompanhar os seus filhos para que frequentem a escola para que possam atender com qualidade, planejar e organizar a formação e a atribuição das classes e organizar em salas de aula, para analisar adequadamente o movimento da instituição e o seu andamento do processo ensino aprendizagem dos alunos.

2- OBJETIVO DO PROJETO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

               Nos dias atuais no Brasil, há uma grande evasão escolar que se constitui como um problema que cresce a cada dia mais, afetando em grande parte as escolas públicas. Sendo assim o maior índice de evasão escolar está relacionado às necessidades dos jovens trabalharem para ajudar na renda familiar, fazendo com que cada vez aumente mais o número de adolescentes deixando as salas de aula.

                 Este trabalho tem como objetivo direto verificar algumas das possíveis causas e consequências da evasão escolar. Feito uma análise dos dados coletados, foi observado que alguns dos alunos têm realmente uma certa dificuldade de permanecer em sala de aula. Isso se dá por diversos motivos, são eles: grande insatisfação com a direção escolar; metodologia ultrapassada de alguns professores; falta ou nenhum incentivo por parte dos pais e até mesmo de alguns dos educadores; assim muitos alunos se evadem da escola para trabalhar, uma vez que precisa ajudar a família para o aumento da renda familiar.

                 Verifica-se que as famílias devem ser conscientizadas sobre a importância do estudo para seus filhos. Não há dúvida de que o meio em que o aluno vive é o familiar, muitas vezes cuidando dela, provavelmente se abalroaram benefícios à questão educacional. Vale ressaltar que o professor é e sempre será um dos construtores importantes da questão educacional.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO PROJETO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

        A evasão escolar em diferentes níveis do ensino tem sido um desafio muito grande para todos os  profissionais da educação é uma ferida enorme em nosso sistema de ensino. Todos os anos são realizados várias pesquisas das quais confirmam que há milhares de crianças e adolescentes que deixam as salas de aula pelos mais diversos motivos.

               

            A grande maioria dos educandos retornam as salas de aula com uma grande desvantagem, idade, série que inevitavelmente os trará dificuldades variadas. Muitas vezes facilitando novamente e muito a evasão. E é neste momento contexto que é inserido a educação de jovens e adultos para atender esta grande demanda de educandos que é tão diversificada e de interesses mais diversos ainda. São inúmeras as causas de evasão assim como a diversidade de clientela e temos como exemplo os problemas sócio econômicos, tais como a tamanha falta de qualificação dos profissionais e metodológicas inadequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (948.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com