TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 5º Periodo Engenharia

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

No cenário atual de crescimento na construção civil e a busca incessantepelaredução de custos, têm motivado as construtoras a estudareminovaçõestecnológicas. Tais estudos resultaram na implantação e racionalização dediferentessistemasconstrutivos.

A alvenaria estrutural é usada desde a antiguidade, porém hoje alcançamaiorracionalização uma vez que existe visão sistêmica do processo, onde osprojetistascompatibilizam os demais subsistemas: instalações, caixilharia, estrutura,vedações, tornandosuaproduçãoaltamenteindustrializada,permitindoaindaareduçãodautilização de fôrmas, armaduras e produção excessiva deentulhos.

Umaobradealvenariabemplanejadadestaca-sepelatotalausênciade“rasgos”nas paredes para as instalações elétricas e hidro-sanitárias e tambémpelainexistência deretrabalhos.

Nopresentetrabalhodepesquisabuscou-seabordaroprocessodeexecuçãodaalvenaria estrutural, que tem demandado o crescimento sistemático denovastecnologias na construçãocivil.

Buscou-se ainda, estudar os métodos de controles tecnológicos para garantiraqualidade dasconstruções.

  1. OBJETIVO

A finalidade da presente pesquisa é compreender as fases de execução de obrasdeedificações pelo sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos deconcreto.

Apesquisavisa,ainda,verificarasvantagensedesvantagensdessesistemaemrelação ao método convencional, bem como, as tecnologias empregadas paraaobtenção de excelência na produção deedifício.

  1. ObjetivoGeral

O objetivo geral desse trabalho é o de pesquisar o processo de execuçãodaalvenaria estrutural. Para isso, tomou-se como base a proposta de umaconstrutoraque propôs implantar esse sistema, em um empreendimento voltado para atenderasnecessidades de demanda da classe média relativa às edificaçõesresidenciais.

  1. ObjetivoEspecífico

Como objetivo específico a pesquisa visa reunir informações relativas aosistemaconstrutivoemalvenariaestruturalparaaelaboraçãodoplanejamentodetodasasfasesconstrutivas.

O trabalho tem por finalidade, também, estudar os métodos de controle dequalidadede construções que utilizam o sistema construtivo em alvenariaestrutural.

Para atingir os propostos foi escolhido, como estudo de caso, o empreendimentodaConstrutora Even – Club Park Santana, localizado na região norte da cidade deSãoPaulo

  1. MÉTODO DETRABALHO

Aatividadepioneiradessapesquisacorrespondeaotrabalhorealizadodeintensapesquisa bibliográfica, procurando-se buscar informações técnicas emsites, publicaçõesemanais,atas,dissertaçõeseteses,relatóriotécnicosdasempresasconstrutoras, bem como, nos trabalhos de conclusão decurso.

As normas técnicas, como as da ABNT (Associação Brasileira de NormasTécnicas), foram consultadas e utilizadas para demonstrar as diretrizes que devemserutilizadasnosentidodeorientarostrabalhosexecutivossobresistemaconstrutivoem alvenariaestrutural.

Após a coleta das informações técnicas estas foram organizadas por subtemasparacompor a pesquisa bibliográfica, que permitiu compreender conceitos ereconheceras tecnologias empregadas no sistemaconstrutivo.

Paraconsolidarosconhecimentosadquiridosefundamentaropresentetrabalho, realizaram-se visitas técnicas ao empreendimento, objeto dessa pesquisa,paraobtenção de dados, tanto dos processos, quanto das informações técnicasdosmateriais utilizados, bem como, sobre o controle doplanejamento.

O estudo de caso, sobre um empreendimento em construção comalvenariaestrutural, foi utilizado como aplicação prática da pesquisa abordada. Foi escolhidaaconstrução localizada na Avenida General Ataliba Leonel, 1716, onde aconstrutoraestá aplicando o sistema em alvenariaestrutural.

7- ProcessoExecutivo

Nos subitens seguintes, o processo executivo está apresentado emetapasseqüenciais de execução descrevendo-se com detalhes as atividades essenciaisdaalvenaria estrutural. Para garantir a qualidade da construção, evitando-se perdasouretrabalhos,apresentam-setambémoscuidadoseastécnicasadotadasduranteaconstrução.Deumaformageralaconstruçãocomblocosestruturaisobedeceuaseguinte seqüênciaconstrutiva

  1. Marcação da PrimeiraFiada

A primeira fiada de blocos é a etapa que compreende o início do ciclo, e émuitoimportante, pois se trata da base das atividades posteriors. Éfundamental o bom alinhamento e o esquadro das paredes, que devemdarseguimento para uma boa execução da elevação, fazendo com que nãohajadesperdíciosdemateriaisnosrevestimentosinternoseexternos.Tambémnestaetapa foram realizados os seguintespré-trabalhos:

QLimpezadoandarcomremoçãodepoeirasemateriaissoltosnalaje, para melhor fixação e resistência dabase;

Q Mapeamento da laje com nível  a  laser identificando  o ponto mais altoqueserátomadocomoreferência,paraevitarproblemasemvãosdeportas e janelas após a elevação e execução docontrapiso;

QLimpezafina(varredura)eumidecimentoaolongodoalinhamentodaprimeira fiada.

Q Marcação dos eixos ortogonais para proceder a locaçãodosblocos das extremidades alinhando o mesmo pelo lado externoemrelaçãoaopavimentoinferiorDessaformaemumaetapafutura, a fachada, poderá ser executada com maior rapidezeracionalização.

Q Esticar uma linha de nylon entre os blocos extremos de cadavãogarantindo assim o alinhamento da parede.

Q É necessário contar com o acompanhando de um eletricista paraamarcação dos pontos elétricos para evitar a quebra de blocosestruturaise não comprometer a funcionalidade dosistema;

Q Procurar fazer toda marcação com os mesmos funcionários, pois comarepetiçãodoserviçonopavimentotipominimiza-seapossibilidadedeerros;

QConferiralocaçãoeoesquadrodasparedesapósiniciaramarcação,assimcomonaestruturaconvencionalnestaetapa não pode havererros.

QConferirasdistânciasdasparedesemrelaçãoaoseixosbemcomoocomprimentooalinhamentointernoe a distância entre elas.Para estes itens énecessáriofazer a verificação, e dessa forma haverá economia de materialnorevestimentointerno.

  1. ALVENARIAESTRUTURAL

Éumsistemaondeédispensadoousodevigasecolunas,quetransportamascargas de forma concentrada, as substituindo por blocos com capacidadepararesistir a compressão, que são capazes de transmitir o seu peso próprio, o pesodalaje e as cargas dos pavimentos superiores até afundação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com