TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 2sementre Engenharia

Trabalho Universitário: Aps 2sementre Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

No curso da humanidade por esse planeta já nos desenvolvemos e progredimos muito, mesmo que a maioria das pessoas não saiba o que isso na verdade quer dizer. Desenvolvimento, no dicionário, é definido como o ato de crescer, e progresso como o movimento para diante, ou seja, uma serie de eventos que tende a mudar a sociedade preferencialmente para melhor. Geralmente essas palavras estão relacionadas à criação de novas tecnologias.

O problema surge no conceito na qual essas tecnologias foram criadas, pois a maioria dos recursos que a população tem acesso atualmente, foram no passado desenvolvidas para fins bélicos. A internet, um recursos sem o qual não vivemos hoje em dia, surgiu de pesquisas militares no auge da guerra fria onde o exercito precisava de um sistema de informações que não fosse centralizado, ou seja que não pudesse ser destruído em um único ataque.

Outro “avanço” tecnológico bem recente é o Grande colisor de Hadrons ou LHC, que é usado para acelerar prótons em direções contrárias fazendo-os colidir e analisando as partículas que resultam da batida, o mesmo conceito da bomba nuclear, onde átomos são chocados uns contra os outros liberando uma grande quantidade de energia.

Muitos atribuem a criação da bomba atômica ao físico alemão Albert Einstein graças ao seu conceito de massa inercial representado pela formula E=mc², onde a inercia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.

Em 1921 Einstein recebeu o premio Nobel da física, pelo seu trabalho sobre o efeito fotoelétrico. Este premio uma honraria da fundação Nobel, e é concedido às pessoas que mais ajudaram no desenvolvimento da humanidade, conforme a vontade do químico Alfred Nobel em seu testamento. O premio foi idealizado após um jornal francês noticiar sua morte em vez da de seu irmão, a repercussão da mídia ao saber de sua morte foi muito negativa chamando-o de mercador da morte por seus explosivos serem usados em guerras.

Guerras sempre causam sofrimento, além das vitimas em campo de batalha, esses conflitos também chegam a trazer muita miséria e dor. Por outro lado esses eventos costumam alavancar a indústria tecnológica criando uma serie de aparelhos que foram incorporados no nosso cotidiano, despois do termino desses conflitos.

Um exemplo seria o forno de micro-ondas, seu invento foi acidental durante a guerra fria, quando um cientista que pesquisava sobre ondas eletromagnéticas percebeu que uma barra de chocolate no seu bolso havia derretido, depois disso não demorou muito para que o forno fosse inventado.

.

O GPS é outro exemplo, hoje o temos no celular ou no carro porem ele foi desenvolvido como um dispositivo para que as tropas tivessem um recurso de localização que fosse mais preciso que uma simples bussola.

http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/34671-8-tecnologias-inventadas-para-a-guerra-que-fazem-parte-do-nosso-cotidiano.htm

http://www.nobelprize.org/

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/01/formula-de-einstein-possibilitou-construcao-de-bombas-atomicas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com