TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 1º Periodo De Engenharia UNIP

Dissertações: APS 1º Periodo De Engenharia UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GOIÂNIA-GO

MAIO DE 2013

RMSM

PENSADORES E PENSAMENTO CIENTÍFICO, E APLICAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada, apresentada na matéria de Tópicos de Física Geral e Experimental, sob orientação do professor Leverson.

GOIÂNIA-GO

MAIO DE 2013

EVANGELISTA TORRICELLI

Em 1608, o aparecimento da luneta nas mãos pesquisadoras de Galileu abriu as portas da ciência astronômica, que a partir de suas observações, passou a ser exigido de um cientista que deixasse de procurar a verdade nas Sagradas Escrituras e usasse do método experimental. Muitos ramos da ciência beneficiaram-se com o método experimental de Galileu. O advento do método científico, com seu rigorismo e sua pouca propensão a aceitar argumentos não fundamentados na experiência, foi uma injeção de vitalidade no edifício científico medieval.

No ano de 1608, a 15 de outubro, nascia em Faenza um futuro cientista, destinado a desempenhar importante papel no desenvolvimento das idéias de Galileu. Seu nome era Evangelista Torricelli, o responsável pela comprovação do peso do ar, também conhecido como precursor de Newton e Leibniz no desenvolvimento do cálculo infinitesimal.

Para que o menino pudesse estudar, seu pai, homem humilde, decidiu confiá-lo a um tio, superior de uma ordem eclesiástica. Foi esse o seu

primeiro mestre, até que atingiu a idade necessária para ser aceito numa escola de jesuítas. Em 1627, com dezenove anos, inscreveu-se na Universidade de Roma. Aí, estudou matemática sob a orientação de Benedetto Castelli. Tinha como colegas alguns futuros matemáticos de fama, como Cavalieri e Ricci. Entre o professor e o aluno estabeleceu-se profunda identidade, a ponto de Castelli propô-lo a Galileu como secretário. A essa altura, Torricelli já havia ganhado sólida fama científica. Não era, portanto, um simples desconhecido o homem que, em 1641, dirigiu-se a Florença, onde Galileu passava os últimos anos de sua vida em prisão domiciliar.

Galileu já exercia influência sobre seu jovem secretário muito antes de conhecê-lo pessoalmente, desde a época em que Torricelli estudara o Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas. A permanência na vila de Galileu e a convivência com outros discípulos (entre os quais Viviani) contribuíram para intensificar essa influência. Em pouco tempo Galileu conseguira convertê-lo para a causa do método científico como único meio válido para qualquer tipo de estudo.

A morte do mestre, entretanto, poucos meses após a chegada de Torricelli, fez com que o grupo de discípulos se dispersasse rapidamente. Torricelli pretendia dirigir-se a Roma, onde possuía amizades e conhecimentos feitos durante o período de seus estudos. Mas a fama alcançada em Florença, por ocasião de sua breve estada, impediu-o de partir: o

Grão-Duque da Toscana nomeou-o matemático da corte. Tornava-se, dessa maneira, sucessor de Galileu na cátedra de matemática da Universidade.

Grande parte dos estudos matemáticos de Torricelli não conseguiu sobreviver. Eram, sobretudo, trabalhos efetuados em Roma, em época precedente ao período toscano, quando Torricelli publicou pouca coisa, e tudo sob a forma de apontamentos desordenados, frequentemente incompreensíveis e desconexos. Felizmente, sua correspondência com outros sábios permitiu reconstituir os problemas que atraíam, na época, sua atenção.

No século XVII, de fato, difundiram-se métodos derivados do processo de exaustão de Arquimedes (que permite calcular, de modo bastante aproximado, comprimentos, áreas e volumes de quaisquer corpos geométricos) e que antecipavam o cálculo infinitesimal. Torricelli e Cavalieri foram os primeiros à fazer uso intensivo desses métodos. Conseguiram, assim, enfrentar problemas novos, a ponto de darem uma fisionomia completamente diversa à matemática. Entre eles, um cuja solução, anteriormente, só era possível para sólidos: a determinação do baricentro dos corpos.

A palavra barômetro traz à mente a imagem de um instrumento para previsão das condições meteorológicas. Na época de sua invenção, porém, foi considerado como uma descoberta de excepcional importância, autêntica conquista da ciência e da filosofia.

Com a experiência do tubo que, cheio de mercúrio e invertido num recipiente do

mesmo líquido, fica cheio só até um nível de cerca de 76 centímetros, Torricelli colocou em novas bases a afirmação aristotélica de que a "natureza tem horror ao vácuo". Na verdade, o tubo de mercúrio fica parcialmente cheio, não por causa de razões misteriosas que levariam os corpos a preencher os vazios existentes, mas devido à pressão atmosférica. A experiência de Torricelli serviu para comprovar a sua existência e, simultaneamente, medir o seu valor.

Mais tarde Pascal aprofundaria os estudos sobre o assunto, destruindo por completo as concepções aristotélicas dos opositores de Torricelli. Em 1648, na experiência de Puy-de-Dôme, demonstrou a diferença da pressão atmosférica ao nível do mar e nas elevações: "A natureza tem mais horror ao vácuo sobre as montanhas do que nos vales? Que todos os discípulos de Aristóteles acumulem o mais importante que haja nos escritos de seu mestre e de seus comentadores para explicar essas coisas, se puderem, pelo horror ao vácuo".

A invenção do barômetro não constituiu, porém um fato isolado. Torricelli estudou muitos problemas concernentes à mecânica dos fluidos e à hidráulica aplicada. Conseguiu encontrar uma regra que permite avaliar a velocidade com que a água sai de um orifício praticado na parede de um recipiente, quando é conhecido o desnível que medeia entre o orifício e a superfície livre do líquido. A descoberta de que essa velocidade é igual à que a água adquiriria, se caísse

livremente no vazio de uma altura igual ao desnível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com