TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Planta de Geração de Energia Eólica

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE PAULISTA

DP/ADP - MATUTINO/ NOTURNO

Atividade Prática Supervisionada

Planta de Geração de Energia Eólica para Carregamento de Celular

Curso de Engenharia

DP/ADP DA APS REFERENTE AO 2° Semestre

  1. JUSTIFICATIVA

O foco deste trabalho é por meio da engenharia usar uma energia limpa e renovável a energia EÓLICA, com método aplicado na construção de um aerogerador que gere energia necessária para o carregamento de uma bateria de smartfone, utilizando exclusivamente a energia do vento e ou gerada por ele.

O grande foco da humanidade durante séculos sempre foi a busca e domínio do poder sobre a Terra e assim por consequência dominar seus elementos através de suas tecnologias; Em nosso século com avanço da tecnologia ainda tentamos dominar esses elementos em nosso favor para suprir as necessidades básicas da humanidade, mas muitas vezes utilizamos de métodos errados que prejudicam muito as fontes de recursos naturais.

E por toda a realidade de evolução dos dias de hoje precisamos de conceitos de energia renováveis, para continuarmos a evoluir ao nosso favor ecologicamente correto.

  1. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

O projeto WINDENERGY foca na construção de um aerogerador, para o conhecimento e análise do processo da energia Eólica, com ênfase de como se transforma a energia do vento em energia elétrica, entender mais sobre o funcionamento da energia Eólica quais seus benefícios e o que podemos obter desta energia renovável.

  1. LEVANTAMENTO DE HIPÓTESE

O foco projeto se baseia na construção de um Aerogerador capaz de gerar energia para se carregar um smartfone, utilizando da energia Eólica com o maior número de materiais recicláveis possível, projeto também foca nos cálculos, desenhos projetados para a construção e design do WINDENERGY.

O WINDERNERGY terá alguns componentes reciclados como: Motor de impressora, hélice de motor de geladeira, Motor de impressora (motor de passo de 5 fios), Mão francesa reutilizada, Fios paralelos, Terminal banana fêmea, Conector P4-USB, Cabo universal de carregador, Placas de fibra de vidro.

A ideia é gerar energia elétrica através do movimento circular das pás de hélice, transportando essa energia para o circuito elétrico gerando energia com média suficiente para o carregamento, que será testado com voltímetro; pretendo carregar o smartfone de forma uniforme obtendo resultado eficaz do carregamento.

Por ser um método livre de conexão com a tomada dependente somente da energia do vento será 100% sustentável.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com sua origem de nomenclatura Grega EÓLICA é proveniente da palavra em latim AEOLICUS referência ao deus grego EÓLO deus do vento.

Utilizada por nós a muito tempo a energia do vento, energia eólica já era usada em grandes viagens e descobertas históricas com a navegação das caravelas, usada em moinho de ventos para o processo de moenda de grãos, bombeamento de água etc.

Exemplo mais recente da utilização desta energia, foi relatada no livro “ O menino que descobriu o vento” baseado em fatos reais onde se retrata um jovem estudante que por meio de sua engenhosa mistura de conhecimento e curiosidade levou água para sua comunidade, onde a escassez era uma árdua realidade.

Hoje alguns países têm como fonte de energia os aerogeradores de energia eólica, esportes olímpicos aquáticos são praticados por meio da energia do vento.

Na antiguidade egípcios navegavam pelo rio Nilo, e sobre os moinhos foram utilizados pelos persas e aperfeiçoado pelos holandeses muito tempo depois.

Com o fato histórico da crise do petróleo de 1970 houve um grande incentivo para as fontes de energia renovável, motivando assim pesquisas de conversão de energia eólica em energia elétrica por isso temos que: “As energias renováveis no Brasil representam mais de 86% da energia produzida internamente e utilizada no pais”

O Nordeste responde por toda produção de energia eólica no país – que já tem mais de 7 mil aerogeradores em 601 parques eólicos- , segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). O Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa, que ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores de energia eólica e é o segundo maior produtor de energia solar do Brasil.

O vento gira as pás de uma turbina de vento – como brinquedo de pinhão de espigas grandes. Este dispositivo é chamado, de turbina de vento e não um moinho de vento; Um moinho de vento é usado para o bombeamento de água as pás das turbina são atadas a um cubo da roda, que é montado num cubo giratório, o cubo atravessa uma caixa de transmissão de engrenagem onde a velocidade é aumentada. A transmissão é atada a um cabo de alta velocidade que move um gerador que faz eletricidade se o vento estiver demasiado alto, a turbina tem um travão que impedirá as pás, de virar demasiado depressa, e serem danificadas, ainda há o problema de quando o vento não sopra nestes casos outros tipos de central devem ser usadas para gerar energia.

Para uma turbina de vento ser usada eficientemente, as velocidades do vento devem estar geralmente acima das 12 a 14 milhas por hora. O vento tem de ter esta velocidade para virar as turbinas de forma suficientemente rápida para gerar eletricidades. As turbinas produzem normalmente aproximadamente 50 a 300 quilowatts de eletricidade

Levamos em consideração de que a energia eólica é uma das mais promissoras, já que uma energia limpa e renovável, podendo vir a gerar energia em pequenos lugares remotos, onde não há condições de abastecimento com energia elétrica.

Com a ascensão de crescimento da energia eólica no Brasil e no mundo temos suas vantagens e desvantagens por ser uma energia em constante estudo para desenvolvimento algumas vantagens são:

  • O funcionamento de uma turbina eólica não produz emissões tóxicas ou poluentes nem lixo e permite a continuação de atividades (por exemplo, agrícolas) no terreno envolvente;
  • Permite criação de atividades econômicas e empregos em zonas rurais;
  • Permitem reduzem significativamente as emissões de CO2;
  • Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis;
  • Conduzem a investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética;
  • É uma tecnologia para produção de energia inesgotável;
  • Os parques eólicos podem ser utilizados também para outros meios, como agricultura e a criação de gado;
  • É uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
  • Não requer uma manutenção frequente, uma vez que sua revisão é semestral
  • Em menos de seis meses o aerogerador recupera a energia que foi gasta para ser fabricado;
  • Pode ser superada pelas pilhas de combustível (H2) ou pela técnica da bombagem hidroelétrica;
  • Os parques eólicos geram um grande impacto visual devido aos aerogeradores;
  • Causa impacto sonoro, pois o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que habilitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância;

É de extrema importância conhecer as características principais da energia que será utilizada em determinada localidade, para que e possa tirar o melhor proveito de suas potencialidades em seu uso sem prejudicar o meio ambiente, somente desse modo seremos capazes de prevenir possíveis problemas futuros referentes ao uso de uma determinada energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (108.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com