TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps - Geração de Energia Eólica

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

LEONARDO SARTORATTO RITA

T27603-9

EC5P06

921P-585Z

SÃO PAULO

2016


1.OBJETIVOS

1.1 Objetivos gerais:

Apresentação relatório sobre geração de energia, com foco principal em energia eólica, e os princípios de funcionamentos dos geradores.

1.2 Objetivos específicos

  • Detalhamento dos tipos de geração de energia;
  • Viabilidade dos tipos de energia no Brasil;
  • Detalhamento geral sobre energia eólica;
  • Principio de funcionamento dos geradores de energia.

2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Fontes Renováveis de Energia:

As fontes renováveis de energia, são as energias que possuem capacidade de serem repostas com naturalidade, porem não significando que elas sejas inesgotáveis. A luz solar e os ventos por exemplo, são energias inesgotáveis, no entanto outras formas de energia como a água, podem acabar a qualquer momento dependendo da forma de utilização da mesma pelo ser humano. (PECHECO, 2006).

Não podemos esquecer que nem toda fonte renovável de energia, se dá de forma limpa, ou seja, livre de impactos ambientais ou poluentes em larga escala.(PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d).

2.1.1 ENERGIA EÓLICA:

Como visto anteriormente, o vento é uma energia inesgotável, podendo chama-lo de renovável. Em algumas regiões do Brasil, essa energia eólica é suficiente para geração de energia por meio de equipamentos específicos para essa função. Os ventos podem ser chamados de Aerogeradores, que convertem energia mecânica em energia elétrica.

Atualmente, a energia eólica, não é tão utilizada no mundo pelo alto custo de seus equipamentos, no entanto alguns países vem adotando em alta escala esse recurso. A principal vantagem desse tipo de gerador de energia, são os baixos impactos ambientais gerados e não emitem poluentes na atmosfera como as outras formas de energia.

2.1.2 ENERGIA SOLAR

A energia solar, outro recurso energético inesgotável, se dá pelo aproveitamento da luz do sol para geração de eletricidade e aquecimento da água para uso. (PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d).

Podemos citar, duas formas de aproveitamento de energia solar: A vapor e a Fotovoltaica que atuarão em processos ativadores de energia, podendo ser utilizados em outros tipos de líquidos.

Em razão do alto custo, a energia solar ainda não é muito utilizada no mundo. Todavia, seu aproveitamento vem crescendo bastante com a instalação de placas em residências, grandes empreendimentos e indústrias com a construção de usinas solares voltadas para obtenção de energia elétrica.

2.1.3 BIOMASSA

A Biomassa, outra forma de energia renovável, englobando o aproveitamento energético das matérias orgânicas, ou seja, dos resíduos provenientes da limpeza da agricultura, das florestas e dos combustíveis resultantes da sua transformação. A energia pode ser obtida através da queima de substâncias de origem orgânica, ocorrendo através da combustão de materiais como a lenha, cana, resíduos agrícolas, restos de florestas e excrementos de animais. (PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d).

Existem três tipos de biomassa utilizados como fonte de energia: os líquidos, sólidos e gasosos. Como exemplos de combustíveis sólidos, podemos citar o carvão vegetal, a madeira e os restos orgânicos vegetais e animais. Os combustíveis líquidos, qualquer líquido obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos como o etanol, biodiesel, etc. Os combustíveis gasosos, são aqueles obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como gás metano de áreas de aterros sanitários e o biogás (PENA, s/d).

2.1.4 ENERGIA GEOTÉRMICA

A energia geotérmica, é uma energia renovável, onde é caracterizada por ser uma energia térmica proveniente do interior da Terra. O principal ativo dessa fonte de energia são os vulcões. Trata-se de uma energia inesgotável, porem poucos locais onde esta fonte de energia pode ser usada (PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d).

2.1.5 ENERGIA DAS MARES (OCEANOS)

A energia proveniente dos mares é pouco utilizada ultimamente, por ser uma energia pouco conhecida e não possui muitos locais a ser realizada. Ela é transmitida ao fazer movimentos pelo nível do mar, como no caso dos moinhos. As centrais de aproveitamento da energia das marés funcionam semelhante ás barragem hidrelétricas (PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d).

2.1.6 ENERGIA HIDROELÉTRICA

A energia Hidroelétrica nada mais é que o aproveitamento das águas dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. A energia hidroelétrica é a fonte de energia mais utilizada no Brasil, ao lado das termoelétricas, tendo vista que o grande potencial do país em termos de disponibilidade de rios propícios para a geração de hidroeletricidade.

A metodologia utilizada pelas usinas hidroelétricas é o represamento da água do leito do rio para geração de eletricidade. O mais aconselhável, seria a construção de barragens em rios que contenham desníveis em seus terrenos, pois diminuem a superfície inundada. Contudo, a instalação dessas usinas é feitas em maior escala em rios de planalto, embora também possam ser feitas em rios de planícies.

2.1.7 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Os combustíveis fósseis possuem três tipos principais como o Petróleo, o carvão e o Gás Natural. A queima dos combustíveis fósseis podem ser empregadas tanto para a geração de eletricidade em estações termoelétricas, quanto para o deslocamento de veículos de pequeno e grande porte.

Essas fontes de energia, atualmente são as fontes mais disputadas e importantes para humanidade.

Outra questão muito discutida sobre os combustíveis fósseis é o alto índice de poluições gerados na sua queima. Estudos apontam que estes são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e problemas vinculados ao aquecimento global.

2.1.8 ENERGIA NUCLEAR

Na energia nuclear ou energia atômica, a produção de eletricidade ocorre por meio do aquecimento da água, transformando-se em vapor ativando os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores onde ocorre uma reação chamada de fissão nuclear a partir, principalmente, do urânio-235, um material altamente radioativo.

Embora as usinas nucleares gerem menos poluentes do que outras estações de operação semelhante (como as termoelétricas), elas são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido ou a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, o seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (162.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com