TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA PLANTA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 9

ICET- INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

Brendo Virgulino Justino dos Santos

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

PLANTA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2.OBJETIVO 3

3.RESUMO 4

3.1 ABSTRACT 4

4.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

4.1 MÉTODOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA 5

4.1.1 ENERGIA HIDRELÉTRICA 5

4.1.2 ENERGIA TERMOELÉTRICA 6

4.1.3 ENERGIA EÓLICA 7

4.1.4 ENERGIA NUCLEAR 7

4.1.5 ENERGIA SOLAR 8

5. FUNCIONAMENTO DA ENERGIA EÓLICA 8

5.1 ENERGIA DO VENTO. 9

5.2. AEROGERADOR DE EIXO HORIZONTAL 10

5.2.1 TORRE 11

5.2.2 ROTOR 11

5.2.3 PÁS 11

5.2.4 NACELE 11

6. GERADORES ELÉTRICOS 11

7. LED 12

8. CONSTRUÇÃO 13

8.1 MATERIAIS UTILIZADOS: 15

8.2 ETAPAS DE PRODUÇÃO 16

9. CUSTO 16

10. CONCLUSÃO 17

11. BIBLIOGRAFIA: 18

1.INTRODUÇÃO

A energia eólica está presente desde civilizações de 3.000 anos atrás. Os cata-ventos serviam para várias funções de acordo com sua projeção e robustez, poderia ser utilizado para moer grãos bombear água ou transportar mercadoria nos barcos a vela. Obviamente não se tinha conhecimento da energia elétrica que foi descoberta mais de dois mil anos depois, porém a ideia de gerar energia elétrica a partir de energia eólica surgiu há pouco mais de 100 anos.

Essa energia tem ganhado olhares pelo mundo após as crises de petróleo dos anos 70, por ser renovável e um pouco depois ganhou ainda mais força com a descoberta do aquecimento global, não é à toa que é a energia que mais cresce no mundo.

FIGURA 1: Parque eólico

FONTE: https://engenharia360.com/fatores-que-influenciam-energia-eolica/

2.OBJETIVO

Projetar e construir uma planta de geração de energia eólica capaz

de alimentar 40 LED’s (Light Emiting Diode, distribuídos em uma placa de fibra de vidro ou fenolite ilhada e perfurada, em uma maquete de até 30 cm x 30 cm.

3.RESUMO

Projeto criado para apresentação da matéria de "dependência de atividade pratica supervisionada" tem a pretensão de gerar energia elétrica através do vento (energia eólica) capaz de gerar tensão mínima de 6v e maiores tensões, sendo o vento fornecido de forma artificial.

3.1 ABSTRACT

"Project created to present the subject of "dependence on supervised practical activity" aims to generate electrical energy through the wind (wind energy) capable of generating a minimum voltage of 6v and higher voltages, with the wind being supplied artificially"

4.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

4.1TIPOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

Existem diversas fontes de energia elétrica no mundo, neste trabalho serão citados os principais tipos de geração de energia elétrica no Brasil.

A maior fonte de energia elétrica no Brasil atualmente é a hidrelétrica, que corresponde a 64%, mais de dois terços da energia gerada no país, depois temos a energia termoelétrica com 24% da geração de energia, juntas somam 91% de toda geração de energia, bem abaixo tendo 10%, temos a energia eólica, porém com um grande potencial de crescimento por ser uma energia limpa e renovável. Uma outra energia presente no país é a energia nuclear com 1% apenas da geração de energia no território nacional. Por último será citado a energia solar com 0,1% da matriz de geração de energia.

4.1.1 ENERGIA HIDRELÉTRICA

As primeiras barragens de usinas hidrelétricas do país foram construídas no final do século XIX, porém, a produção apenas se tornou relevante após a segunda guerra mundial.

Na geração de energia hidrelétrica, a fonte da energia é a água, para isso ocorrer deve-se armazenar a água de um rio fazendo um desvio, após armazenadas são direcionadas as "gargantas" que são passagem estreitas com restrição de grandes turbinas, a pressão da água gira essas turbinas, gerando uma energia mecânica, essa energia mecânica é transformada em energia elétrica através de geradores ligados as turbinas.

FIGURA 2: Usina Hidrelétrica

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_hidrelétrica

4.1.2 ENERGIA TERMOELÉTRICA

A primeira termelétrica no Brasil começou a operar em 1924, em Arroio dos Ratos, que operou até ano de 1956, hoje existem 50 usinas desse tipo, não é uma fonte de energia renovável e agride o meio ambiente, porém no brasil funciona de forma a suportar a geração de energia em tempos de seca.

A geração de energia termelétrica utiliza turbinas enormes ligadas a geradores de energia elétrica, para movimentar as pás da turbina, usa-se da termodinâmica, ou seja, queima de gás natural, fosseis, carvão e óleo combustível em uma caldeira, essa caldeira esquenta tubos com água, a pressão gerada na ebulição é o trabalho necessário para girar as turbinas, após essa etapa, o vapor vai para uma câmara onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (562.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com