TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Tanque Misturador Final

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Paulista – UNIP
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET
Engenharia Elétrica

 Felipe de Lima Silva

Franciel Santana Santos

Maicon Cristian de A. Medina

Marcos Murasse Moziem

Ramon Raulino dos Santos


Atividades Práticas Supervisionadas – APS
Desenvolvimento de Programação para Funcionamento de um Tanque Misturador.

São Paulo
2017

Felipe de Lima Silva

Franciel Santana Santos

Maicon Cristian de A. Medina

Marcos Murasse Moziem

Ramon Raulino dos Santos

Desenvolvimento de Programação para Funcionamento de um Tanque Misturador.

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas apresentado a Universidade Paulista – UNIP como requisito para a aprovação na disciplina.

Orientador: Prof. Me. Filipe A. Khatchadourian

São Paulo

2017

RESUMO

Trata-se de uma programação de um CLP em linguagem Ladder para o funcionamento de um tanque misturador. Este tanque possui como entradas um sensor High Level, um sensor Low Level e um botão Start. Nas saídas estão conectadas as bombas 1, bomba 2 e bomba 3, o mixer, uma Lâmpada para indicação de Full Level e outra Lâmpada Run para indicação de que o programa está rodando.

Palavras Chave: CLP, Ladder, Tanque Misturador.


ABSTRACT

This is a programming of a PLC in Ladder language for the operation of a mixing tank. This tank has as inputs a High-Level sensor, a Low-Level sensor and a Start button. The outputs are connected to pumps 1, pump 2 and pump 3, the mixer, a Full Level indication lamp and another Run lamp to indicate that the program is running.

Keywords: CLP, Ladder, Mixer Tank.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Planta Industrial Automatizada.        8

Figura 2 – CLP Siemens Step 7, um dos mais utilizados atualmente.        9

Figura 3 – Programações Ladder em softwares diferentes        10

Figura 4 - Tanque Misturador        12


Sumário

1.        Introdução        6

2.        Objetivo        7

3.        Revisão Bibliográfica        8

3.1.        Automação Industrial        8

3.2.        Controladores Lógicos Programáveis (CLP)        9

3.3.        Linguagem Ladder        10

4.        Metodologia e Funcionamento do Circuito        11

5.        Desenvolvimento da programação        13

5.1.        Melhorias implementadas        13

6.        Considerações Finais        14

7.        Bibliografia        15

8.        APÊNDICE A – Programação        16

                



  1. Introdução

Os controladores lógicos programáveis (CLP) estão cada vez mais presentes principalmente no ramo industrial. Possuindo vários modelos, marcas e tamanhos, estes equipamentos são úteis em uma gama imensa de aplicações dentro e fora da indústria.

Podemos dividir a estrutura de um CLP em três partes: entrada, processamento e saída. Seus sinais de entrada podem ser digitais (como um comando gerado por outra máquina) ou analógicos (um simples botão), a partir daí ela entra em fase de processamento, liberando em sua saída o que lhe foi programado a fazer.

Nesse caso, desenvolveu-se uma programação para CLP com o intuito da utilização de um Tanque Misturador, sendo que nele foi inserida a programação em linguagem Ladder responsável desde o acionamento da bomba para preenchimento do tanque, até o acionamento do Mixer e da bomba de saída ao término da operação.


  1. Objetivo

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma programação em linguagem Ladder de um CLP para o controle de um tanque misturador, sendo que este deve cumprir as exigências previamente definidas pela proposta.


  1. Revisão Bibliográfica

  1. Automação Industrial

Automação é todo processo que realiza tarefas e atividades de forma autônoma ou que auxilia o homem em suas tarefas do dia-a-dia. As antigas rodas d’água, os pilões e os moinhos são considerados sistemas automatizados. Com o advento das máquinas, principalmente após a chegada da máquina a vapor, a automação estabeleceu-se dentro das industrias e, como consequência imediata, a elevação da produtividade e da qualidade dos produtos e dos serviços. Ainda assim a automação era muito dependente do homem, pois havia máquinas automáticas espalhadas pelas fábricas, mas sem integração entre elas (ROSÁRIO, 2009)[pic 1][pic 2][pic 3]

Um conceito mais abrangente de automação pode ser definido como a integração de conhecimentos substituindo a observação, os esforços e as decisões humanas por dispositivos (mecânicos, elétricos e eletrônicos, entre outros) e softwares concebidos por meio de especificações funcionais e tecnológicas, com uso de metodologias. (ROSÁRIO, 2009)

  1. Controladores Lógicos Programáveis (CLP)

Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) são hoje a tecnologia de controle de processos industriais mais amplamente utilizada. Um CLP é um tipo de computador industrial que pode ser programado para executar funções de controle; esses controladores reduziram muito a fiação associada aos circuitos de controle convencional ao relé, além de apresentar outros benefícios, como a facilidade de programação e instalação, controle de alta velocidade, compatibilidade de rede, verificação de defeitos e conveniência de teste e alta confiabilidade (PETRUZELLA, 2014).[pic 4][pic 5][pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (549.1 Kb)   docx (283.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com