TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS parte final - completo

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  1.963 Visualizações

Página 1 de 6

1. Descrevam as características gerais da empresa que foi dirigida pela equipe, incluindo informações relevantes sobre a origem, natureza, ramo de atividade e porte.

[pic 1]  

2. Descrevam o processo produtivo da empresa, detalhando: Nome do produto e principais características, características da tecnologia utilizada na produção e capacidade de produção, padrão de operação da planta, matérias e embalagens utilizados e a composição e qualificação da força de trabalho (operários e supervisores).

[pic 2]  

3. Descrevam o objeto do contrato, as condições de prazo, como funcionam as solicitações de embarque para o cliente em termos de prazos, previsão e variabilidade do volume trimestral.

[pic 3]  

4. Qual o preço unitário previsto em contrato e condições de penalização em caso de não atendimento das solicitações? E qual o controle que a empresa tem sobre o preço praticado. Por quê?

[pic 4]  

5. Qual a relevância das revisões da previsão de solicitações de embarque para o desdobramento do planejamento agregado de produção (descrever a relação das revisões com as mudanças ocorridas no ambiente externo, noticiadas no jornal)? Como foram as revisões realizadas pela empresa?

[pic 5]  

6. Descrevam a estratégia de produção utilizada pela empresa e como a estratégia escolhida relacionou-se com as decisões relativas a capacidade de produção (investimentos iniciais e expansões) e com o padrão de produção adotado (turno normal, 2 turnos e horas extras). Destaque as principais dificuldades ocorridas.

[pic 6]  

7. Qual foi a política de compra e estocagem adotada pela empresa (estoques de segurança/Just-in-time)? A equipe entende que a política adotada afetou os resultados. Como?

[pic 7]  

8. Os trabalhadores foram bem dimensionados em termos de quantidade e oportunidade da decisão na evolução das rodadas? Justifiquem.

[pic 8]  

9. Falem da importância de considerar as informações do ambiente (notícias do jornal) para um bom planejamento de produção. A empresa utilizou bem as informações? Como isso afetou os resultados?

[pic 9]  

10. Descrevam e justifiquem o desempenho obtido pela empresa para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo coordenador das APS do semestre), fazendo uma análise comparativa dos resultados obtidos pela empresa conduzida pela equipe em relação ao melhor resultado histórico obtido, ao resultado médio e aos demais resultados das outras equipes resultados das demais equipes e (números das outras equipes aparecem no ranking final).

[pic 10]  

11. Elaborem um parecer sobre o desempenho da equipe a partir das avaliações qualitativa e quantitativa disponíveis, com a indicação de ações que possam ser empreendidas pela equipe para que a empresa alcance resultados superiores.

[pic 11]  

12. Façam considerações finais e sobre a experiência vivenciada na simulação SPP, bem como suas contribuições mais amplas à formação profissional.

[pic 12]  

Nossa Empresa foi dirigida por 4 administradores ao longo do processo, se originou pela necessidade do veripex no mercado e pelo grande pedido da empresa contratante, atuando no setor industrial no ramo metal mecanico, ou seja produzimos para todas as areas que há metal, fundiçoes e transformação dele, sendo uma empresa de porte medio com capacidade de crescimento e expansão.

  1. o processo da empresa tem como a fundiçao do metal, a soldagem, dependendo do material a usinagem e a montagem, o nome do produto exclusivo nosso é o veripex, usamos tornos, maquinas mig/mag, lixadeiras e etc, a capacidade de produçao da nossa empresa é exclusivamente para atender o pedido nosso e atendemos. Nossa materia prima é de 2 items, sendo o kit 1 de 3 mp's para 1 veripex e a embalagem 1 por veripex,  nossos recursos humanos sao consistentes com o pedido, procuramos e conseguimos atender nosso cliente, e nao tivemos problemas com mao de obra.

    3-nosso objeto de contrato é atender as demandas no Brasil, sendo solicitaçoes de embarque do produto Veripex trimestralmente, as condiçoes de embarque é que ocorre no ultimo dia do periodo de estoque do veripex e o prazo foi atendido, as solicitaçoes foram pré estabelecidas nas viradas de periodos, a previsao dos produtos foi atendida e a variabilidade do mercado, condiçoes de cambio e outros fatores nao foram problemas para a empresa.

  2. o preço do Veripex foi pré estabelecido, sendo de R$ 58,00 e penalização para nao atendimento da solicitaçao foi de 5% do preço de compra para cada unidade nao embarcada, o controle da empresa se da pela equaçao da produçao mais materia prima e a ratificaçao dos custos de setores, assim o denominador final e a negociaçao com o cliente ficou pre estabelecido este preço que atende a nos e ao cliente.

    5- Nos levamos em conta as informaçoes de cada periodo e de cada jornal, erramos sim em algumas decisoes por exceder os 10% + e 10% -  porem vimos o mercado e tomamos decisoes de forma concisas porem nao conforme solicitado.

    6- nossa estrategia de produçao foi de apenas o turno normal, vimos que pela capacidade da fabrica e pelo padrao de operaçao planejado, nos atendemos adequadamente a demanda solicitada e a nossa produçao foi consistente ao longo do trimestre, pois nossas politicas foram corretas por exemplo a de estoques. é claro que todos os periodos foram feitas expansoes porem sem fugir da normalidade do turno.

    7- Nós nos atentamos a politica de compra e estocagem de acordo compra a capacidade de produçao para atender o pedido, nos compramos exatamente o que realmente seria necessario para nao haver sobras, retalhos e etc, foi usado sim a ferramenta Just in time, enfim a politica de estoque planejada atendeu as necessidades. Afetou os resultados sim pois se houvessem sobras seriamos penalizados.

8- os trabalhadores cumpriram exatamente com o que fora programado, foram bem alocados e distribuidos em seus setores, a cada rodada houve a necessidade de contrataçao e na ultima de demissoes para que o custo hora homem nao afeta-se o rendimento da empresa.

9- todos os ambientes sao fatores a serem discutidos em uma empresa, e o ambiente externo influencia e muita dentro de uma organizaçao, nos procuramos nos atentar ao jornal que no jogo era nossa unica informaçao do mercado e foram muito bem avaliadas e sim afeta muito nos resultados da empresa.

10- Nossa empresa atingiu a necessidade do cliente, no primeiro periodo estavamos em 4º colocado no ranking de equipes, no 2º periodo enfim ou tao rapido estivemos em 1º colocado com uma diferença significativa do 2º, ja no 3º periodo nos caimos para o 2º lugar o que nao é algo a nao ser comemorado pois a diferença para o 1º  foi de apenas R$ 8.000,00 (oito mil reais), enfim no 4º periodo tivemos uma queda significativa para o 16º lugar, nosso planejamento no 4º foi aquem do esperado porem nos obtivemos lucro e o resultados e outros fatores comprovam que nossa empresa atuou bem nos 4 periodos.

11- Nossa equipe precisa reconsiderar as revisoes das previsoes de embarque, pois em certos periodos estavamos fora da margem de +10% / -10%, Na etapa de programaçao da produçao tivemos divergencia com a previsao de embarque, fora isto o outros planejamentos nossos poderiam continuar e melhorar com ferramentas como ishikawa no controle de produçao, poka yoka na qualidade, ferramentas de contabilidade, sistema de gerenciamento produtivo e administrativo e tomadas de decisoes contundentes.

12- Esse simulador sem duvida serviu para aperfeiçoar e muito nossa experiência na indústria, sendo um futuros administradores podemos não saber exatamente lidar com todo o gerenciamento de produção porem essa é uma importante base que levaremos conosco para nossa carreira, aprendemos que uma empresa para ser criada há diversas etapas, diversas partes que devem ser atendidas e compreendidas, não  somente por um produto no mercado e sim criar uma marca, criar um estabelecimento, criar metas, criar uma cultura organizacional, serviu para o aperfeiçoamento nosso para um futuro cargo de administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com