TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 5 GERAÇÕES DE COMPUTADORES

Artigo: AS 5 GERAÇÕES DE COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  2.586 Visualizações

Página 1 de 5

AS 5 GERAÇÕES DE COMPUTADORES

ERIVAN VIEIRA DE SOUZA

Trabalho apresentado à disciplina Informática

Básica do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia – IFBA

Profª.: Adélia Icó

Jacobina

2012

Sabemos que muitas são as indagações, os estudos sobre as 5 gerações de computadores, neste trabalho apresentarei um conteúdo que vem nos ajudar a conhecer um pouco melhor como se deu esse processo de evolução dos

Sabemos que muitas são as indagações, os estudos sobre as 5 gerações de computadores, neste trabalho apresentarei um conteúdo que vem nos ajudar a conhecer um pouco melhor como se deu esse processo de evolução dos computadores.

O computador também é uma criação do homem, como todas as máquinas, o computador é um sistema, ou seja, é um conjunto de elementos interligados com a finalidade de atingir um objetivo determinado.

Primeira geração

Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942 e 1951. Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. Considerando que só em 1951 surgiram os primeiros computadores produzido sem escala comercial, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC I destacando o EDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração. Não é difícil de imaginar a confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas de um computador da primeira geração. Principal exemplo desse período é o UNIVAC I, produzido em escala comercial (15 unidades foram vendidas) tinha pouco mais que 20m2. A seguir têm-se as principais características dessa geração.

 Circuitos eletrônicos a válvulas;

 Operações internas em milissegundos;

 Esquentavam muito;

 Grande consumo de energia;

 Centenas de operações por segundo;

 Quebravam com muita frequência;

 Programação em linguagem de máquina;

 Dispositivos de entrada/saída primitivos.

Segunda Geração

Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substituída pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J.Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável. Os computadores da segunda geração á calculavam em microssegundos, eram mais confiáveis e o seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente transistorizado. Entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores. Computadores com transistores. Um transistor era 100 vezes menor que uma válvula o que permitiu a redução do tamanho dos computadores. Características dessa geração:

 Circuitos eletrônicos transistorizados;

 Operações internas em microssegundos;

 Consumiam pouca energia que os anteriores;

 Eram menores;

 Eram mais rápidos;

 Milhares de operações por segundo;

 Linguagens simbólicas (ASSEMBLY).

Terceira geração

A terceira geração começa com a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrados - transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados num único chip -, que já calculava em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com