TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADE DE RÓTULOS

Por:   •  11/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

COMPOSIÇÃO

A composição do iogurte depende da qualidade do leite usado, da técnica que vai ser trabalhado, do grau de evaporação, do tempo de incubação, também da composição da flora microbiana. (SÓ NUTRIÇÃO, 2008)

Os principais ingredientes que compõem o iogurte são:

Leite – que é a principal matéria-prima do iogurte, podendo ser usado com qualquer tipo de leite, o de vaca, integral ou até mesmo o modificado. A acidez do leite é muito importante para se obter qualidade do produto no processamento tecnológico. Uma de suas funções é atuar como solvente dos outros componentes, possui um açúcar característico que é a lactose, além de ter muitas substâncias minerais e vitaminas. (FANI, 2015).

Açúcar – A sacarose é o açúcar mais utilizado na produção do iogurte, podendo ser adicionada diretamente ao leite antes do tratamento térmico, pois a alta temperatura pode destruir os microrganismos que tem no açúcar, o que pode provocar estufamento da embalagem do produto. A quantidade recomendada para adição de açúcar é de 5% a 12% em relação ao volume de leite utilizado. Também pode ser adicionado junto com a polpa na forma de geleia, no caso do iogurte batido com polpa de frutas. (FANI, 2015)

Leite em pó desnatado – Se adiciona o leite em pó desnatado com a intenção de aumentar o conteúdo de extrato seco desengordurado do leite, aumentando assim a conservação de água das proteínas, prevenindo a deterioração precoce, e também aumentando a consistência do produto final. (FANI, 2015)

Culturas Lácticas – São microrganismos selecionados usados na indústria de laticínios. Na fabricação de iogurtes, esses microrganismos ou também chamados de bactérias lácticas, mantém uma temperatura ótima de crescimento, de 40ºC a 45ºC, e PH entre 5,0 e 5,7. A lactose do leite é transformada em ácido láctico e age em outro componente do leite, e que quando se desfaz vira uma forma gelatinosa e se torna digerível. (FANI, 2015)

Ao longo do processo de fabricação do produto, as bactérias podem sofrer variações no período de incubação, isso ocorre porque o Lactobacillus bulgaricus desdobra muito fácil as proteínas, se originando em um aminoácido, o que favorece o crescimento do Stretococcus thermophilus. O equilíbrio entre essas duas bactérias tem um papel fundamental na aromatização do iogurte. (FANI, 2015)

Streptococcus salivarius ssp.e thermophilus cocos, e Lactobacillus delbrueckii ssp, são as bactérias lácticas tradicionais para a produção de iogurtes, elas usam a lactose do leite como substrato energético com liberação de ácido láctico. Com o crescimento dessas duas bactérias, o tempo de coagulação do leite é menor, a produção do ácido láctico é maior e ocorre uma ampliação no sabor e no aroma do iogurte. (FANI, 2015)

PRINCIPAIS EMPRESAS QUE PRODUZEM IOGURTE

A Danone é uma empresa multinacional de produtos alimentares, é conhecida por seus produtos lácteos, em especial pelos iogurtes. A empresa nasceu na Espanha em 1919, no Brasil a Danone chegou em 1970 com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. (DANONE)

A Vigor é uma empresa de laticínios brasileira, é referência no setor alimentício e tem mais de cem anos de atuação. Em 1940 a empresa lança o primeiro iogurte natural do Brasil, e anos mais tarde, foi pioneira no lançamento de iogurte natural com cereais. (VIGOR)

A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas, fundada há mais de 150 anos. Em 1968 a empresa adquiriu seu primeiro iogurte com frutas com uma marca francesa, mas só em 2012 lançaram seu próprio iogurte. (NESTLÉ)

Batavo também é uma empresa brasileira no ramo alimentício, a marca foi criada por uma família de holandeses em 1928, e em 1999 começaram a investir em iogurtes e sobremesas lácteas. (BATAVO)

A Itambé é considerada a maior cooperativa de lácteos do Brasil, que foi fundada em 1940 por produtores individuais de seis cooperativas. Em 1970 lançaram o iogurte com sabor de frutas e também com pedaços de frutas. (ITAMBE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com