TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BARREIRAS COMO PROPOSTA PARA CONTROLE DE FLUXO DE DETRITOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DE BARRAGENS

Por:   •  23/5/2022  •  Seminário  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

13 a 15 de maio de 2019

BARREIRAS COMO PROPOSTA PARA CONTROLE DE FLUXO DE DETRITOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DE BARRAGENS

Romario Correa, Michaelle da Silva Felicio, Vitor Louback Barbosa Sathler,       Thaynara Miranda de Oliveira, João Vitor Teixeira Dutra

Orientadora: Renata Domingos Alves

Resumo: Nos últimos anos, o número de rompimento de barragens com rejeitos de minérios aumentou significativamente no Brasil, ocasionando movimentos de massa com alto poder destrutivo. Esse intenso fluxo de detritos, constituído basicamente de restos de minério de ferro, compostos orgânicos derivados da amônia e sílica, faz com que haja transformações drásticas tanto no ambiente natural quanto no construído, caracterizando-se pela destruição tanto da vida aquática quanto terrestre.

No Brasil, há em média três acidentes com barragens a cada ano.  O aumento dos eventuais desastres nos últimos anos trouxe grandes preocupações sobre suas causas e consequências.

Trata-se de pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem técnica qualitativa, baseada em matérias jornalísticas, reportagens, entrevistas e laudos técnicos de órgãos públicos e privados que discorreram sobre o tema.

O presente trabalho tem como principal objetivo, apresentar uma medida para a minimização dos impactos causados pelo intenso fluxo de detritos, a qual se baseia na sugestão de barreiras, sejam elas rígidas ou flexíveis, à jusante das barragens de minérios. As barreiras rígidas e flexíveis atuam diretamente nos processos de transporte e deposição de fluxo de detritos, visando principalmente reduzir seu escoamento e erosão.

A partir das referências analisadas, em relação aos movimentos de massa, ficam evidentes as características entre as suas dimensões e seu poder destrutivo. Diante desse cenário, faz-se necessário o investimento em ações para prevenir movimentos de massa, bem como preparar a sociedade para mitigar as consequências advindas dos desastres associados a esse fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com