TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BOMBAS COMERCIAIS APLICADAS EM FLUÍDOS

Por:   •  10/7/2020  •  Artigo  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

BOMBAS COMERCIAIS APLICADAS EM FLUÍDOS

Márcio Medeiros Nóbrega de Paiva

Barra Do Piraí/RJ, 2020.

Márcio Nóbrega

BOMBAS COMERCIAIS APLICADAS EM FLUÍDOS

Trabalho elaborado como parte dos requisitos para conclusão de curso de Bacharelado em Engenharia Civil, disciplina de Fenômenos dos Transportes, ministrada sob a orientação do Prof. Msc. Julio Sena Maia, do Centro Universitário Geraldo di Biase.

                 

Barra Do Piraí/RJ, 2020.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o que são bombas aplicadas nos fluídos e suas funcionalidades, seja no comercio ou em domicílio. As bombas são equipamentos que adicionam energia aos fluídos, fazendo-os se locomoverem com mais facilidade para onde que transportá-lo. As formas de transmissão de energia são: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação. Combinação dessas três formas (de qualquer maneira) também pode acontecer. Os fluídos também podem ser misturados com materiais sólidos, porém a parte líquida tem de ser maior.

BOMBAS COMERCIAIS VOLTADAS PARA COMÉRCIO

  1. Importância

As bombas comerciais estão presentes no cotidiano não só de engenheiros, mas na vida da sociedade em geral. São aplicadas em diversos setores da sociedade desde as áreas de engenharia até as empresas de fins produtivos. Atualmente essas empresas são indispensáveis para a vida social e também comercial. Na prática podemos ver aplicações das bombas em áreas de uso como o fluxo de água através de um canal (hidrelétricas), em tanques em empresas de lacticínios, postos de gasolina, metalurgia e também cervejarias e indústrias alimentícias em geral. Também pode servir de base para estudos de hidráulica e hidrologia.

  1. Aplicada na área domiciliar

As bombas também servem para fins domiciliares (pequeno porte), que são, na maioria das vezes, usadas para água. Podem ser usada para transportar água para sua caixa d’água, limpeza de piscinas, trazer água das ruas para dentro de casa entre outras funcionalidades. Elas são de menor potência do que as usadas em indústrias e empresas grandes.

  1. Exemplos de bombas

As bombas são diferentes umas das outras com suas respectivas funções. Também podem ser combinadas para a realização do trabalho que deseja fazer. Existem diferentes tipos de bombas e aqui  irá mostrar alguns tipos delas.

  1. Bombas de deslocamento positivo

[pic 2][pic 3]

        Uma bomba de deslocamento positivo faz o fluído se mover de um volume isolado para o local de descarga em outro volume isolado. Também são conhecidas como “bombas volumétricas”. São classificadas como rotativas e alternativas.

        Rotativas

        

As bombas rotativas isolam um volume de fluido e o transportam de uma zona de baixa pressão para uma zona de alta pressão. A característica comum é o acionamento através de um eixo que gira.

Alternativas

As bombas alternativas usam um arranjo de diafragma, pistão ou êmbolo e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba. [pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (761.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com