TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

Por:   •  21/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Jacareí

2017


GLELBER JUNIO DA SILVA[pic 6]

[pic 7]

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

Projeto de pesquisa ou monografia apresentado como requisito parcial para obtenção do titulo de bacharel em Engenheiro Mecânico pela faculdade Anhanguera de Jacareí Anhanguera Educacional Ltda.

Orientador: Prof. Eduardo Gouveia Martins Romão


JACAREÍ

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

O trabalho orienta-se pelo atual ambiente de interesse no desenvolvimento tecnológico e ampliação do uso de fontes renováveis de energia complementárias no Brasil. Objetiva a apreensão dos elementos que norteiam o desenvolvimento das fontes alternativas de energia. Faz uma avaliação histórico-crítica do método de construção da indústria elétrica e as condicionantes que a levaram a firmar-se sobre uma base tecnológica centralizada em sua produção, pautada na tecnologia termoelétrica e hidráulica. Expõe os determinantes que configuraram a substituição das formas renováveis de energia e o contexto motivacional do recente retorno destas à ordem internacional. Discute o método de estruturação do mercado de energia elétrica brasileira e analisa as relações entre a crescente necessidade do uso de novas tecnologias de aproveitamento energético e o desenvolvimento pautado na liturgia do desperdício. Expõe os determinantes do esgotamento do modelo de expansão do setor elétrico, mostra que da instabilidade da manutenção deste viabilizam-se as ações de pesquisa e incremento do uso da tecnologia eólio-elétrica. A pesquisa apresenta os arranjos institucionais usados para a sua promoção, contemplando a experiência brasileira e as principais oportunidades e barreiras a uma maior participação desta.

 1.1 O Problema

Por quais motivos se deve realizar a uso de energias renováveis   ?


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Este trabalho tem como desígnio, aprofundar os estudos de fontes de energia renováveis, tais como eólica, solar e biomassa demonstrando como estão as pesquisas e formas de aplicação das mais importantes fontes de captação energética no país.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Investigar quais energias tem aplicação favorável;

Apresentar estudo sobre as vantagens da energia renováveis diante as não renováveis;

Identificar quais são as fontes de energias renováveis existentes no Brasil;


3 JUSTIFICATIVA

O trabalho apresenta como objetivo a conscientização para o uso mais efetivo de fontes de energias renováveis, tendo em aspecto que este tipo de energia é praticamente inesgotáveis diferentes dos combustíveis fósseis e com elas é possível reduzir as emissões de CO2, melhorado assim a qualidade de vida com um ar mais limpo.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

A partir de 2003, iniciou-se no Brasil um processo de ajuste e reestruturação do setor elétrico, determinado por uma nova estrutura de poder resultante do processo eleitoral. Assim, iniciou-se, no âmbito do Ministério das Minas e Energia, uma série de estudos para formular e implementar um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, cujas bases institucionais e legais foram aprovadas pelo Congresso Nacional por meio das leis 10.847 e 10.848 de 2004. São dois os objetivos do novo modelo: garantir o suprimento de eletricidade e fazê-lo com modicidade tarifária.                                                                                                                Em relação à matriz elétrica, o setor é hidrotérmico, com forte predominância hídrica e complementaridade térmica.(Guerra e Youssef, 2011 p. 109)

A Tabela 1 apresenta a capacidade instalada de geração de energia elétrica brasileira em 2006.

[pic 8]

Na prática, as usinas hidroelétricas respondem por mais de 90% da geração de eletricidade no Brasil, devido aos critérios de despacho, que privilegiam as fontes menos onerosas. As usinas termoelétricas, embora respondam por 23,24% da capacidade instalada, por terem um custo marginal de produção mais elevado, respondem por menos de 10% do total de eletricidade produzido. É importante notar que, ao contrário de muitos países, a maior parte da energia elétrica brasileira provém de fontes renováveis – aproximadamente 89% (Aneel, 2006).

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL

Veremos, de forma breve, o contexto e a tendência futura das principais fontes de energias renováveis no Brasil, incluindo as hidroelétricas.

Geração hidroelétrica

Historicamente, o setor elétrico brasileiro foi desenvolvido com base no grande potencial hidroelétrico do país. Tal expansão foi possível devido ao grande número de rios e bacias com regimes hidrológicos complementares. .(Guerra e Youssef, 2011 p. 111)

A partir daí, construiu-se um setor fundamentado na complementaridade hídrica das distintas regiões por meio da construção de grandes reservatórios e extensas linhas de transmissão. Os grandes reservatórios eram utilizados, principalmente, visando à manutenção da segurança do sistema, e propiciavam melhor controle da produção de eletricidade em períodos secos. Já as linhas de transmissão permitiam a otimização dos recursos hídricos e das diversidades de regimes pluviométricos existentes nas várias regiões. .(Guerra e Youssef, 2011 p. 112)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (310.9 Kb)   docx (462.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com