TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MISTURAS DE SOLUÇÕES ENVOLVENDO REAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  4/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

MISTURAS DE SOLUÇÕES ENVOLVENDO REAÇÕES QUÍMICAS

Aplicação na técnica de Titulação

Titulação ou análise volumétrica: técnica experimental que consiste em determinar a concentração de um componente (analito) em uma solução, por meio de sua reação com outra substância presente em uma solução de concentração conhecida (solução padrão ou titulante).

  • Titulações ácido-base: misturas entre ácidos e bases resultando em neutralização total (favorecida pela formação de água – produto fraco, pouco ionizado)

  • Acidimetria: quando se quer determinar a concentrações de um ácido.
  • Alcalimetria: quando se quer determinar a concentrações de uma base.
  • Ponto de equivalência: quando as quantidades de ácido e base na mistura atingiram a proporção estequiométrica molar da reação.
  • Ponto final: momento de interromper a titulação devido à adição de leve excesso de titulante. Normalmente é detectado pela mudança de cor do meio, devido à presença de um indicador ácido-base.
  • Faixa de viragem: intervalo de pH no qual o indicador ácido-base muda de cor.
  • Padronização de uma solução com um padrão primário: determinação do fator de correção (fc) que deverá ser aplicado à concentração molar desejada para que se obtenha a concentração real da solução.

[pic 3]

Exemplo 1: Uma solução de NaOH foi preparada com uma concentração esperada de 0,2500 mol.L-1.  Para poder ser utilizada como um padrão secundário, a solução básica foi titulada em triplicata, com o sal ácido ftalato ácido de potássio (um padrão primário). O ânion ftalalato ácido reage com o NaOH numa proporção estequiométrica molar de 1:1. A média de volumes gasta nas titulações foi de 8,3000 mL de solução de NaOH, para neutralizar uma massa de 0,3810 grama do sal ácido. Determine o fator de correção da solução de NaOH, utilizando 4 casas decimais.

Titulações com padrões secundários:

Exemplo 2: Um pesquisador, ao estudar a qualidade do ar de uma região industrial, verificou que, para titular [pic 4] de uma amostra de água de chuva, necessitou de [pic 5] de solução de [pic 6] de concentração [pic 7]

Considerando a presença somente do ácido sulfúrico na amostra de água da chuva, calcule a concentração, em [pic 8] deste ácido na amostra. (Resposta: 0,010 molL-1)

Exemplo 3: Um suco de laranja industrializado tem seu valor de pH determinado pelo controle de qualidade. Na análise, 20 mL desse suco foram neutralizados com 2 mL de NaOH 0,001 mol/L. Calcule a concentração de ácido ionizado neste suco e o valor do pH.

pH = - log [H+]

(Resposta: [H+] = 1,0.10-4 molL-1 e pH = 4)

Exemplo 4: Os dados do rótulo de um frasco de eletrólito de bateria de automóvel informam que cada litro da solução deve conter aproximadamente 390 g de H2SO4 puro.

Com a finalidade de verificar se a concentração de H2SO4 atende às especificações, 4,00 mL desse produto foram titulados com solução de NaOH 0,800 mol/L. Para consumir todo o ácido sulfúrico dessa amostra foram gastos 40,0 mL da solução de NaOH. Com base nos dados obtidos na titulação, discuta se a especificação do rótulo é atendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (652.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com