TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PERSPECTIVAS PARA O TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Por:   •  4/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

TRIÂNGULO MINEIRO

TECNICO ELETROTECNICA – CONCOMITANTE – 2º NOTURNO

BRUNO GONÇALVES CUSTÓDIO

CRISTIANO GONÇALVES SILVA

HUGO RIBEIRO GONTIJO

THAÍS SOUSA CRUZ

THIAGO BARRADINHO

RELATÓRIO TÉCNICO – AULAS PRÁTICAS

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS

ABRIL / 2015[pic 1]

BRUNO GONÇALVES CUSTÓDIO

CRISTIANO GONÇALVES SILVA

HUGO RIBEIRO GONTIJO

THAÍS SOUSA CRUZ

THIAGO BARRADINHO

PERSPECTIVAS PARA O TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

O presente trabalho nos apresenta uma perspectiva para o profissional técnico em eletrotécnica, a demanda técnica e seu mercado de trabalho.

ORIENTADOR: CARLOS PAULA LEMOS

        

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS

NOVEMBRO / 2014[pic 2]

Capitulo 1 - O Setor Energético no Brasil

        Com a evolução das tecnologias, tornando-as cada vez mais acessíveis e baratas, alcançando diariamente classes diferentes em diferentes camadas da sociedade, não só no Brasil mais em diversos países no mundo fazem com que os indicadores de consumo elétrico se projetarem crescentemente, forçando a cada ano a disponibilidade energética ser um dos focos mais importantes e preocupantes em todos os países do mundo e em especial o Brasil. O Brasil hoje necessita a cada ano que passa mais investimentos e pesquisas em exploração de suas riquezas naturais produtoras de energia ainda não exploradas em sua total plenitude.

        Analisando informações disponibilizadas no portal da EPE – Empresa de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, criada pelo Ministério de Minas e Energia, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras, criada em virtude do art. 2º da Lei 10.847 de 15 de março de 2004. A pesquisa da EPE, chamada de Plano Decenal de Energia Elétrica, possui detalhadamente um estudo da demanda do setor energético com projeção relativa à dez anos. O estudo é realizado anualmente contemplando informações dos indicadores do setor elétrico no período e possibilitando realizar comparações ano a ano das tendências do setor.

[pic 3]Figura 1 – Investimento em Bilhões de Reais já comprometidos até 2022

        Conforme as estimativas de investimentos contidos no relatório do Plano Decenal de Energia Elétrica elaborado pelo EPE, são cifras expressivas que representam aproximadamente mais de 115 bilhões de reais por ano no setor, sem contar os contratos que ainda possam ser fechados ou solicitados em caráter emergencial.

        Os aumentos das necessidades de investimentos estão intimamente ligados ao consumo em  constante crescimento já alguns anos conforme indicadores e projeções anteriores segundo o como os dados do EIA - Órgão Estatístico e Analítico do Departamento de Energia dos EUA. Ela é  principal fonte de informações sobre energia e, por leis, os seus dados, análises e previsões são independentes de aprovação por qualquer outro órgão governamental americano.

[pic 4]

Figura 2 – Consumo mundial de energia por combustível

EIA conduz um programa de coleta de dados abrangente que cobre todo o espectro de fontes de energia, usos finais e fluxos de energia. EIA também prepara energia informativo análises, previsões mensais de curto prazo de tendências do mercado de energia, e de longo prazo dos Estados Unidos e as perspectivas energéticas internacionais. EIA divulga seus dados , análises e outros produtos principalmente através de seu site, EIA.gov .

Observando dossiê do EIA a projeção de consumo mundial não está destoando aos dados apresentados referentes ao Brasil quanto ao crescimento hidroelétrico e produção de gás natural entre outros contidos no documento sempre com uma tendência crescente.

[pic 5]

Figura 3 – Produção de Eletricidade por tipo de combustível

        Na oportunidade da apresentação dos dados pela a EIA em 1º de Outubro de 2013, antes dos dados da EPE serem apresentados, já contemplavam um crescimento acentuado no consumo, bem maior que a tendência de crescimento da produção.  

[pic 6]

Figura 4 – Previsão de Produção de Gás Natural e Consumo

        1.1 – Necessidades Propostas pelo ONS

Mesmo os órgãos nacionais e órgãos de outros países realizando projeções crescentes ao setor energético no Brasil e no mundo, as divulgações de valores a serem gastas no setor, mostram que tendem a serem maiores ainda em função do crescimento no cenário brasileiro ser um pouco maior, conforme documentação apresentada na visão do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, existem ampliações e reforços na rede básica, necessárias para preservar a segurança e o desempenho da rede, afim de garantir o funcionamento pleno do ambiente em processo de concessão, que em alguns casos podem perdurar por meses, tempo este que podem destoar em função do tempo do plano de ampliações e retorno, uma vez que estão ainda sob licitação.

[pic 7]

Figura 5 – Proposta de Obras pela ONS sem concessão à curto prazo

        Observa-se que além do crescimento acelerado do consumo, ainda não proporcional à evolução da produtividade energética, o operador do sistema sinaliza pontos para ampliação e reforços das redes.

Estas informações do setor energético no Brasil solidificam o campo para a carência de bons profissionais qualificados a manter, operar, controlar e otimizar todo este universo em constante mutação devido a novas tecnologias de gerenciamento, controle e materiais elétricos.

Devido ao crescimento previsto no setor, somados as características profissionais necessárias os profissionais que atuam nesta área,devido aos dados e fatos, há muito mercado para atuação profissional, principalmente para os qualificados.

Hoje no Brasil existe um grande déficit de profissionais do setor elétrico, cada vez expandindo-se de forma crescente, não acompanhando a demanda de produção de profissionais qualificados para atuar neste setor técnico.

De acordo com o CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o órgão que regulamenta a profissão, enquadra-o e regulamenta-o da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (522.1 Kb)   docx (204.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com