TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRIMEIRAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

SENAI

INDUSTRIA 4.0

ARLINDO IVO PEREIRA DE MATOS

NIQUELÂNDIA

MAIO/2021

SUMÁRIO

1- OBJETIVO GERAL        3

1.1 Objetivos específicos:        3

2-JUSTIFICATIVA        4

2.1 PRIMEIRAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS        4

2.2 PRIMEIROS PASSOS DA INDÚSTRIA 4.0        5

2.3 PROCESSOS        5

2.4 INTELIGÊNCI A ARTIFICIAL        6

2.5 INTERNET DAS COISAS        6

2.6 BIG DAT A ANALYTICS        6

2.7 OPERAÇÃO        7

2.8 EXEMPLO DE FUNCIONAMENTO        7

2.9 BENEFÍCIOS        7

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO    

     Ao longo de toda história da indústria com o avanço tecnológico e aumento da demanda de produção, houve grandes transformações no processo de fabricação, em determinados períodos, essas transformações foram conhecidas como revoluções industriais.

Atualmente vem se falado muito da indústria 4.0 que é o resultado da quarta revolução industrial. Visto que a tecnologia e a inovação devem estar entrelaçadas em qualquer rotina de uma empresa, a indústria 4.0 é dita por muitos como a revolução industrial que mais impactará nos processos industriais.

     A indústria 4.0 vai muito além da automatização, por isso ela está no nosso presente, e vai permanecer muito tempo pelo futuro, a tecnologia empregada neste processo é capaz de conectar todas as máquinas de um processo em um único sistema, este processo é chamado de fábrica inteligente, com isso é possível monitorar qualquer processo em tempo real, o que facilita o processo para tomadas de decisões.  Resumidamente os sistemas físicos se comunicam e cooperam entre si, trazendo novos resultados e possibilidades.

1- OBJETIVO GERAL               

O principal objetivo desta pesquisa é apresentar, e poder detalhar o que é, e como funciona o conceito de indústria 4.0, pois como futuro técnico em automação é de extrema importância conhecer o mesmo, para sempre estar em conexão com as novidades que surge no mercado industrial.

1.1 Objetivos específicos:

  • analisar o mundo da indústria 4.0 e os impactos que essa revolução industrial trás para vida de todos nós, buscando compreender o momento do avanço da tecnologia.
  • mostrar as novas tecnologias implementadas na indústria, e as grandes mudanças na manufatura das empresas.

2-JUSTIFICATIVA

2.1 PRIMEIRAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS  

A primeira revolução industrial ocorreu por meados de 1780, foi impulsionada pela descoberta e implementação de máquinas a vapor, o que otimizou muito o processo produtivo dentro das indústrias.

Por volta de 1870 se dava início a chamada segunda grande revolução industrial, com o aumento da capacidade elétrica em todo o mundo, começaram a surgir aparelhos elétricos e aplicações elétricas dentro das indústrias.

Em 1969 também se dava início a uma nova revolução industrial, com a aplicação da automação, que inicialmente era aplicada apenas com componentes eletrônicos e hoje se   expandiu para módulos de controle e internet.

A partir de 2006, já estava definido que ocorreria uma nova revolução indústria em virtude das novas tecnologias, do avanço absurdo da tecnologia de informação, da demanda de produção e da complexidade da logística.

Como dito anteriormente, houve três grandes revoluções industriais que antecedem a indústria 4.0 como podemos ver na figura 1.

         Figura 1 - Revoluções industriais

[pic 1]

Fonte: (http://www.industria40.gov.br/) acesso:16/04/2021

2.2 PRIMEIROS PASSOS DA INDÚSTRIA 4.0  

 O termo indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez na feira de Hanover umas das principais feiras de tecnologia indústria do mundo em 2011, foi a forma de sintetizar as novas mudanças criadas nos processos industriais, através da informatização.

Em outubro de 2012, o grupo alemão responsável pela pesquisa e criação do projeto, apresentou um relatório com as recomendações para o governo alemão, para implementação do projeto dentro das indústrias. Então no ano seguinte foi publicado um trabalho final sobre o desenvolvimento da indústria 4.0, novamente na feira de Hanover conforme mostrado na figura 2.

Figura 2 - Feira de Hanover de 2013

[pic 2]

Fonte: (https://gauchazh.clicrb s.com.br/economia/noticia /2015/04/industria-4-0-e-destaque-em-hanno ver-4739090.html) acesso: 16/04/2021

2.3 PROCESSOS

A indústria 4.0 tem como conceito básico o entendimento que ao conectar máquinas, sistemas e ativos da empresa, pode-se criar redes inteligentes ao longo de toda a sua rede de produção, aperfeiçoando assim o controle e autonomia do processo. Enfim, processos dessa forma terão a capacidade e a autonomia necessárias para criar e agendar manutenções, prever falhar, se adaptar a mudanças e requisitos não planejadas na produção. Para melhor entendimento da indústria 4.0, é necessário o conhecimento das principais ferramentas e componentes como ilustrado na figura 3 abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (727.9 Kb)   docx (659.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com