TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS USINAS GERADORAS DE ENERGIA I

Por:   •  5/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

USINAS GERADORAS DE ENERGIA I

BIODIGESTOR

Mossoró, Fevereiro de 2018


RESUMO

        A necessidade por fontes alternativas de energia e o problema da demasiada produção de lixo pelo ser humano, levaram os pesquisadores a encontrarem um meio viável para sanar um problema e compensar uma necessidade. A utilização de Biodigestores para produzir Biogás é uma maneira para se produzir energia elétrica, isto é, através da queima do Biogás em geradores que é possível gerar energia. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma explanação acerca dos Biodigestores. Será demonstrado os seus impactos gerados, tanto positivamente quanto negativamente. Além disso, será mostrado os tipos de Biodigestores, o seu funcionamento e os requisitos mínimos para poder entrar em operação.

Alunos:                            

Antonio Nixon Moura de Medeiros

Danilo da Silva Moura

Emanuella Caroline Uchôa da Silva        

Israel de Medeiros Siqueira Junior

           Neemias Dantas Fernandes

           

 

         Palavras-chave:  Biodigestor. Bactérias. Biogás. Impactos.


SUMÁRIO

RESUMO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

FUNCIONAMENTO DOS BIODIGESTORES

TIPOS DE BIODIGESTORES

APLICAÇÕES

REFERÊNCIAS


INTRODUÇÃO

Em meio ao crescente aumento da urbanização, os problemas crescem em igual proporção. Entre eles podemos citar a falta de infraestrutura para sanar as necessidades de todos, além da precarização de uma rede de saneamento em regiões marginalizadas.

O manejo incorreto desses excrementos pode ter como consequência riscos à saúde pública (IBICT, 2003). Dessa forma a existência de um local apropriado para fazer o descarte de matérias com tamanha patogenicidade é necessário.

Não é apenas em regiões metropolitanas que devemos ter o cuidado com o destino final de resíduos. A criação de animais em regiões rurais também é vista como uma preocupação, pois a quantidade de excrementos produzidos é bastante alta, e o despejo inadequado pode resultar em riscos a saúde pública.

Segundo o IBICT (2003), dentre todos os métodos existentes para a locação final de resíduos, o que melhor se adequa a realidade que temos hoje, é o aterro sanitário, ao qual tem como principal finalidade receber resíduos urbanos para, assim, evitar riscos à saúde pública (ELK, 2007).

Em contrapartida a esse método temos o chorume, que é proveniente de processos físicos, químicos e biológicos juntamente com a ação da chuva (MACHADO, 2005). A composição do chorume pode variar de acordo com os tipos de matérias presentes no aterro (MACHADO, 2005). Segundo Elk (2007), o chorume pode vir a invadir os lençóis freáticos e contaminar a água nele contida e consequentemente o ser humano, que é o consumidor final.

Um outro método de armazenamento desses resíduos é através da criação de Biodigestores, que é onde a biomassa posta dentro de recipientes fechados de alvenaria, concreto ou outros materiais, é posta para que bactérias anaeróbicas façam a digestão desses elementos e gerem biogás e biofertilizante (JÚNIOR, 2018).

Júnior (2018) afirma que o biogás proveniente dos Biodigestores pode ser utilizado como substituinte do GLP (ou gás de cozinha), queimado em motores ou geradores para a produção de energia elétrica.

Por mais que uma solução para os problemas listados acima, a utilização do Biodigestor é escassa devido ao seu alto custo e a falta de campanhas governamentais que estimulem os agricultores de pequeno porte a utilizarem desse método.        

FUNCIONAMENTO DOS BIODIGESTORES

A compreensão do funcionamento de um biodigestor está  atrelada ao conhecimento de algumas atividades do mundo microscópico, em particular está  intimamente relacionado às  bactérias e sua microbiota que propiciam a decomposição de restos orgânicos no meio anaeróbio. O oxigênio do ar atmosférico predispõe ao desenvolvimento de bactérias aeróbicas que, por sua vez, utilizam o oxigênio no seu metabolismo resultando como produto da sua respiração o dióxido de carbono. As bactérias anaeróbicas que fazem parte do microambiente do biodigestor paralisam seu metabolismo e deixam de se desenvolver na presença de O2.

         Dessa forma, para o funcionamento de um biodigestor, o meio deve ter inexistência de ar, assim o biogás será rico em dióxido de carbono e assegura a falta de oxigênio, tornando o ambiente favorável para as bactérias anaeróbicas obrigatórias realizar a digestão.

O período de fermentação para decompor os restos orgânicos depende de algumas variáveis, como temperatura, pH, umidade e em alguns casos específicos há a necessidade de aditivos nutricionais para que a reação ocorra (MARCHETTI, 1981). Como todos os organismos são influenciados pelas variações de temperatura, as bactérias também reagem a esse estímulo mudando drasticamente as suas atividades bacterianas. É relevante que o microambiente seja mantido a uma temperatura favorável constante para que não haja superprodução ou ausência do biogás.

         A temperatura de maior produção é na faixa de 20ºC á 65ºC, a menos de 15ºC a produção cessa (SEIXAS; FOLLE; MARCHETTI, 1981). Por essas questões é crucial isolar termicamente o digestor com materiais como lã de vidro, isopor e aterrando-o para manter a temperatura o mais constante possível. No desenvolvimento das atividades bacterianas é importante que o pH esteja na faixa entre 6,5 e 7,2, pois um valor abaixo provoca uma acidificação no meio realizadas pelas bactérias, ocasionando a destruição das moléculas grandes como os polímeros, provocando perda de equipamentos (RUIZ, 1992). Um valor acima, a produção cessa devido a saponificação na superfície do tanque. Um outro fator de grande relevância é a umidade. Tanto o excesso quando a falta desta é desfavorável ao digestor, logo, a proporção de água deve estar em torno de 90% do peso do conteúdo total. A quantidade de umidade ideal varia de uma matéria prima em decomposição para outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (359.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com