TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Usinas hidrelétricas são fontes de energia limpa, renovável, onde sua matéria prima principal de produção

Por:   •  10/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 18

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

SENAI/Rio do Sul

     TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

[pic 1]

           USINA HIDRELÉTRICA                

 

Maury Correa de Lara

RIO DO SUL

2017        

                                                                                                                                                                                

Clique aqui para digitar texto.Clique aqui para digitar texto.

Clique aqui para digitar texto.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

UHE - Usina Hidrelétrica                

PCH - Pequena Central Hidrelétrica

MW - Megawattz                        

KV – Kilovolts                                                                        

CC – Corrente Continua                

KM – Kilômetros        

SIN – Sistema Interligado Nacional


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        10

1.2.1 Objetivo Geral        11

1.2.2 Objetivos específicos        12

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO        18

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS         /www.turismoitaipu.com.br       http://usinahidreletricacpe.blogspot.com.br        19


1 INTRODUÇÃO

        Como sabemos as usinas hidrelétricas são movidas pela força da água, seja por grande volume de água com construções de enormes represas, ou por fios d’água em hidrelétricas de pequeno porte, transformando a energia potencial em energia cinética. Depois de passar pela turbina o gerador transforma a energia cinética em energia elétrica, e através de fios e cabos a energia é distribuída, e antes de chegar nas casas e comércios é transformada em baixa tensão. No Brasil há grandes potenciais hídricos à serem explorados, atualmente só 25% da capacidade hídrica dos rios brasileiros são transformadas em energia elétrica.                 A maior usina hidrelétrica brasileira em território e potência gerada se encontra em foz do Iguaçu no rio Paraná, Itaipu binacional, 50% brasileira e 50% Paraguaia. A usina hidrelétrica de Tucuruí é a maior do Brasil em potência instalada 100% brasileira, localizada no Rio Tocantins no Estado do Pará. Capacidade geradora instalada de 8370MW, com transmissão de 230Kv e 500Kv, perdendo apenas para a usina de Itaipu com capacidade geradora de 14000MW de potência instalada e saindo para a transmissão 600 KV cc. Sendo por sua vez também considerada uma UHE fio d’água, jusante “rio a baixo”.        

                Com a necessidade de se aumentar a geração de energia e ao mesmo tempo respeitando as diversidades do meio ambiente surgi as PCH’s. Neste modelo, aproveita-se a força da correnteza dos rios para gerar energia, sem precisar estocar a água. A UHE de Belo Monte é um exemplo disso, com área de apenas 516 Km² de alagamento terá capacidade geradora instalada de 11233 MW, e será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, e a terceira do mundo ficando apenas atrás da Chinesa Três Gargantas (20300MW), e a Itaipu (14000MW).  Um sistema elétrico de energia é constituído por uma rede interligada por linhas de transmissão (transporte). Nessa rede estão ligadas as cargas (pontos de consumo de energia) e os geradores (pontos de produção de energia). Uma central hidrelétrica é uma instalação ligada à rede de transporte que injeta uma porção da energia pelas cargas.

        

                                                                                                                                                                                

 1.1 JUSTIFICATIVA

        As usinas hidrelétricas são fontes de energia limpa, renovável, onde sua matéria prima principal de produção é o montante de água do leito do rio. Sendo assim, a produção de energia em  hidrelétricas é mais barata e segura do que a usina termoelétrica.

         Devido a necessidade do aumento de demanda pela eletricidade em regiões distantes se faz necessário a construção de novas PCH’s, para diminuir o custo das transmissão e melhorar o (SIN), sistema interligado nacional.                                                                                        As PCH’s apresentam uma estrutura de pequeno porte em comparação as UHE´s, fator que reduz bastante o tempo de construção, resultando em um menor impacto ambiental. Esta redução no impacto se deve principalmente, a sua instalação ocorrer em rios de baixo volume de água, fator que facilita muito a criação de dispositivos para transposição de peixes (escadas de peixe, dentre outros) e de se manter a alimentação de água no antigo leito para os outros animais que dependem desta água.

                                                                                                                                                                                                        1.2 OBJETIVOS

  • Potência gerada
  • Tensão de saída                                                                                            
  • Transformação de energia

1.2.1 Objetivo Geral

Produção de energia elétrica na modalidade UHE, beneficiando-se da riqueza hídrica dos rios brasileiros. De forma que se produza uma grande quantidade de watts para comercialização.

1.2.2 Objetivos específicos

       

        Garantir que a demanda seja atendida, interligando todo o país para que todo consumidor final possa usufluir do conforto da energia elétrica, tanto como residencial ou industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com