TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Dissertações: ASPECTOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.

Referencia:Wikepedia – Busca: Definição para automação industrial

Executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais (redes industriais) é função desse tecnólogo. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais.

Referencia: Guia do Estudante – Busca: Definição para automação industrial

MINHAS CONSIDERAÇÕES QUANTO A AUTOMAÇÃO

A AUTOMAÇÃO é o conceito de tornar automáticas atividades repetitivas com uso de sistemas e equipamentos que efetuam coleta de dados e atuam nos processos, minimizando a necessidade da interferência humana e resultando em maior velocidade nas operações, redução de erros, controle e principalmente em fidelidade de informações, elementos essenciais para um gerenciamento eficaz. É o uso de computadores ou outros dispositivos (como POS, PDV, PC's ou ATM´s) para facilitar o processo de automatização. Automação é a total integração entre o homem e a máquina, reduzindo-se mão-de-obra e despesas.

Basicamente, eu entendo que AUTOMAÇÃO APLICADA A INDÚSTRIA é a união dos elementos utilizados na automação para facilitar a rotina de uma Indústria. Inserção de robôs, maquinários, controladores para que o trabalho proporcione algum benéfico para a indústria.

Posso citar o exemplo de uma linha de montagem de carros, onde normalmente se usa muitos tipos de robôs para carregar as peças necessárias para montar um carro. Existem robôs que são programados para realizar o encaixe precisamente, para sustentar o peso da peça, para realizar alguma parte do processo geral da montagem. Esse processo feito por homens teria muitas possíveis falhas e riscos que são minimizados com o uso de robôs.

As falhas humanas e os riscos neste exemplo poderiam ser:

 Falta de precisão para montagens;

 Pouca força física requerendo mais funcionários (gasto com mão de obra excessivo para trabalho braçal)

 Desgaste físico para carregar peças o que em curto prazo traria danos à saúde dos funcionários penalizando a empresa pelo trabalho repetitivo e pesado

 Aumento no tempo para realizar a produção de 1 carro

 Risco de queda, quebra e dano a peça

Resumindo o que é automatizado em uma indústria tem a finalidade de trazer benefícios para a mesma, e neste exemplo que eu estou citando, os benefícios seriam:

 Precisão nas montagens

 As maquinas, robôs, são programados para suportar o peso adequadamente.

 Redução de mão de obra humana desnecessária - lembrando que um funcionário requer a cobertura de muitas necessidades: necessidades fisiológicas, pausa para a realização dessas necessidades, salario, etc, enquanto um robô requer manutenção, não requer salario e só para se o programador quiser.

 Manutenção programada – sem muitos imprevistos

 Produtividade adequada a necessidade da indústria

 Menor risco na maioria dos sentidos

As maquinas não substituem o ser humano, para que a maquina seja útil para o uso, sempre será necessária a intervenção humana, contudo, o fato é que as limitações humanas foram minimizadas e aperfeiçoada nas maquinas. Os dois aspectos são importante em uma indústria.

ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

No contexto de inovação tecnológica e facilidades, surge uma pergunta: por que automatizar?

Por um lado, por se tratar de um processo de evolução tecnológica irreversível, a automação valoriza o ser humano, em se tratando da liberalização de tarefas entediantes e repetitivas, ou mesmo situações de trabalho de risco.

Além do mais, ela aumenta a qualidade de vida de uma sociedade, corresponde às expectativas do forte apelo do marketing num mercado tão competitivo e produz um maior enriquecimento por um menor custo de produção. Seixas Filho (2000) diz que “a automação rompeu os grilhões do chão da fábrica e buscou fronteiras mais amplas, se abrangendo a automação dos negócios ao invés da simples automação dos processos e equipamentos.”

De outro ângulo, a automação torna-se inviável pelos seguintes fatos: o profissional exigido tem que ser cada vez mais qualificado para o exercício da função; a população, que passou a crescer desordenadamente, provoca um limite de instabilidade e desigualdade social, além do que, esse setor de produção pode trazer riscos, em se tratando de novas tecnologias.

Há também a busca pela qualidade, o que torna o homem cada vez mais inviável para realização de certas atividades. Nesse âmbito, vale ressaltar o impacto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com