TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATERRAMENTO EM TORRE DE TELECOMUNICAÇÃO

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Taguatinga-DF

2017

DIEGO KAISER DE ALMEIDA[pic 7]

[pic 8]

ATERRAMENTO EM TORRES DE TELECOMUNICAÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Negócios e Tecnologia da informação.
Orientador: Prof. Roseli


Taguatinga-DF

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 O Problema        6

2 OBJETIVOS        7

2.1 Objetivo Geral ou Primário        7

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICE        12

ANEXO        14


1 INTRODUÇÃO

Parte fundamental na estrutura de um sistema de telecomunicação, as torres de transmissão necessitam estar em lugares altos e bem localizados para garantir a eficiência do sistema e um maior alcance das áreas de cobertura, devido a sua localização geralmente tais torres são bastantes expostas as descargas atmosféricas, tanto as que caem diretamente na torre, quanto as que caem nas proximidades.

Neste estudo mostraremos que para minimizar os prejuízos causados pelas descargas atmosféricas e necessário uma boa malha de aterramento na base da torre, ocasionando assim a proteção de equipamentos e de pessoas.

  1. O Problema.

Descargas atmosféricas é uma descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra, entre a terra e a nuvem, da nuvem para a estratosfera e entre nuvens, consistindo em um impulso de vários quilo ampères. A descarga elétrica atmosférica vem sempre acompanhado do relâmpago (intensa emissão de radiação eletromagnética também visível), e do trovão (som de trovoada) além de outros fenômenos associados.

A descarga atmosférica que ocorre entre as nuvens e a terra começa com a formação da descarga piloto, um alto valor de campo elétrico e necessário para dar início ao processo de ionização da descarga piloto e isso acontece, normalmente, próximo ao centro de cargas negativas das nuvens. A descarga piloto segue em direção a terra com um percurso tortuoso, com a aproximação da descarga piloto em direção a terra outras descargas se originam na terra e sobem de encontro, formando a descarga principal com uma corrente de grande intensidade, chamada corrente de retorno.

Em razão da grande intensidade de tensão e corrente elétrica, as descargas atmosféricas sempre são perigosas, assim edificações em geral, bem como os sistemas de transmissão necessitam de proteção que inclui todo o sistema de aterramento. Todavia, mesmo com as proteções, os raios deixam milhares de mortos e feridos em todo o mundo.

Os efeitos das descargas atmosféricas são diversos, uma descarga direta sobre uma linha propaga-se em ambos sentidos com uma atenuação reduzida uma vez que também e reduzida autoindução dos condutores, no fim da linha a sobre tensão reflete-se agravando os efeitos da descarga inicial.  A descarga na estrutura ou na terra provoca uma d.d.p que pode ser significativa entre massas ligadas a terras distintas. Descargas nas proximidades de linhas aéreas de energia ou telecomunicação podem induzir sobretensões nessas linhas que se propagam até os equipamentos terminais.  Nos equipamentos as sobretensões podem dar origem a interrupção do curso normal do processo, entre os condutores ativos, entre condutores ativos e as massas, e entre as entradas e saídas de equipamentos.

As sobretensões de origem atmosférica têm consequências sobre.

  • A segurança das pessoas;
  • Perdas de equipamentos;
  • Perdas de produção;
  • Qualidade de serviço.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

A descarga atmosférica e a torre, O presente estudo descreve os danos causados pelas descargas atmosféricas em torres de telecomunicação e seus equipamentos. E através de pesquisas virtuais, de campo, e com alguns anos de experiência na instalação de sistemas de aterramento, iremos apresentar os benefícios de um eficiente projeto de aterramento.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Quanto melhor for um projeto de aterramento, menor será a resistência de aterramento e melhor será o escoamento da corrente, sendo assim a chance de ocorrer  danos será menor.

Os principais objetivos do aterramento são:

  • Alcançar um corrente de resistência de aterramento a mais baixa possível, para a corrente de falta;
  • Condicionar os potenciais da corrente de falta dentro dos limites de segurança de modo a não causa fibrilação do coração humano;
  • Estabelecer que equipamentos de proteção sejam mais eficientes e isolem rapidamente as falhas;
  • Proporcionar um caminho de escoamento para a terra;
  • Usar a terra como retorno para a corrente do sistema monofila com retorno por terra;
  • Escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.

3 JUSTIFICATIVA

Com experiência de alguns anos trabalhando com sistema de aterramento, onde realizei manutenções preventivas e corretivas, pude perceber a importação de uma instalação de boa qualidade onde o objetivo e buscar a menor resistência possível, e com isso trazer vários benefícios onde o aterramento foi instalado.

Grande parte das manutenções de aterramento que minha equipe realizou foi em torres de telecomunicação, onde pude verificar vários problemas, desde malha rompida até uma malha insuficiente para a torre, causando vários danos a equipamentos nelas instalados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (243.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com