TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Monografias: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.141 Palavras (13 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVOS 4

4 DESENVOLVIMENTO 5

4.1 Banco de Dados Orientado a Objetos 5

4.1.1 Sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento 5

4.1.2 Diferença entre banco de dados orientado a objeto e banco de dados relacional 5

4.2 ORM - Mapeamento Objeto Relacional 6

4.2.1 Desenvolvendo utilizando o modelo orientado a objetos com um banco de dados relacional. 7

4.2.2 O que é O.R.M e para que é utilizado. 9

4.2.3 Ferramentas disponíveis hoje no mercado 10

4.2.4 Vantagens e desvantagens de se usar uma ferramenta ORM 12

5 CONCLUSÃO 14

6 Referências 15

2 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar todos os conceitos relacionados aos temas propostos no portfólio individual interdisciplinar. São apresentados, brevemente, conceitos ligados ORM e suas ferramentas com vantagens e desvantagens. Este estudo visa tornar o ensino deste conteúdo básico mais prático e abrangente, de forma a despertar o interesse do aluno, o seu espírito de pesquisa e a busca de informações que possam torná-lo um profissional crítico e de opinião sólida.

3 OBJETIVOS

É aplicar os conceitos das disciplinas estudadas neste semestre, assim abordando e elaborando cada etapa do trabalho de maneira clara e objetiva.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. O gerenciador do banco de dados para um orientado a objeto é referenciado por vários como ODBMS ou OODBMS.

Existem dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade se dá pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico). Segundo, os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, Java,Python ou Delphi (Object Pascal), e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o que além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de “perda por resistência”.

4.1.1 Sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento

Sistemas Gerenciadores de Bancos de dados são usados em muitas aplicações, enquanto atravessando virtualmente a gama inteira de software de computador. Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de dados são o método preferido de armazenamento/recuperação de dados/informações para aplicações multi-usuárias grandes onde a coordenação entre muitos usuários é necessária. Até mesmo usuários individuais os acham conveniente, entretanto, muitos programas de correio eletrônico e organizadores pessoais estão baseados em tecnologia de banco de dados standard.

A orientação a objetos fornece recursos como encapsulamento, herança,polimorfismo e sobrecarga que serão rapidamente explicados.

Segundo Elmasri e Navathe, “o conceito de encapsulamento é uma das principais características das linguagens e dos sistemas OO. Ele está relacionado também com os conceitos de tipos abstratos de dados e ocultar a informação nas linguagens de programação”. Encapsular dados significa que as variáveis serão acessadas por métodos definidos em sua estrutura. Uma vantagem é poder ocultar a complexidade na manipulação do objeto por meio das operações disponibilizadas de tal forma que aumenta a segurança e produtividade.

Herança é o mecanismo pelo qual a linguagem de programação orientada a objetos (LPOO) fornece a possibilidade do reaproveitamento de código. É possível uma classe herdar os métodos e atributos de outra classe chamada superclasse ou classe mãe e assim estender a classe mãe.

O polimorfismo é a capacidade que um objeto tem de ora se comportar de uma maneira, ora de outra. Considere as classes as classes Pessoa, Funcionário e Aluno.

Com uma variável do tipo Pessoa, é possível utilizá-la para representar um objeto do tipo Pessoa, mas também objetos do tipo Funcionário e Aluno.

O polimorfismo dá a possibilidade da sobrecarga de operadores, no qual subclasses podem modificar a implementação de um método definido na superclasse.

Considerando o exemplo anterior e que cada classe tenha um método chamado Remover, para remover uma pessoa basta apenas excluir o seu registro, já para um aluno é preciso verificar se o mesmo não possui nenhuma pendência na organização,

Excluir o aluno das disciplinas que está matriculado e por fim alterar o seu estado. Já para um funcionário é preciso remover o acesso às informações da instituição, calcular e pagar a indenização caso se aplique e alterar o estado do funcionário.

Percebe-se que cada classe tem a sua própria implementação, apesar de compartilharem o mesmo nome do método.

4.1.2 Diferença entre banco de dados orientado a objeto e banco de dados relacional

Banco de Dados Orientado a Objetos e Banco de Dados Relacionais possuem características distintas, mas basicamente servem ao mesmo propósito: persistir dados necessários para a manutenção do negócio para o qual são aplicados, possibilitando a recuperação, comparação e tratamento desses dados a fim de produzir resultados tangíveis.

Em Banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com