TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado Ao Curso De Tecnologia Em Gestão De Marketing Da Universidade Norte Do Paraná, Para O Tema Atividade Interdisciplinar Individual - Módulo 1.

Artigos Científicos: Trabalho Apresentado Ao Curso De Tecnologia Em Gestão De Marketing Da Universidade Norte Do Paraná, Para O Tema Atividade Interdisciplinar Individual - Módulo 1.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

ITAUAN LOPES DE ARAUJO

“A vitória da (des) organização”

TERSÒPOLIS

2013

ITAUAN LOPES DE ARAUJO.

“A vitória da (des) organização”

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Marketing da Universidade Norte do Paraná, para o Tema Atividade Interdisciplinar Individual - Módulo 1.

Ministrada pelos Professores Thais Accioly Baccaro, Fabiano Galão, Marcos Roberto Marques, Jossan Batistute e Henry Nonaka

TERESÓPOLIS

2013

1- DESENVOLVIMENTO

1. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

Planejar é definir e estraqtejar ações para alcançar objetivos, facilitando assim administradores e trabalhadores que mediante a tais ações concentram suas energias e esforços de forma racional e objetiva para a empresa.

Organizar é distribuir recursos, tarefas e definir hierarquia afim de criar uma estrutura organizacional eficiente.

Dirigir é motivar, liderar e reconhecer qualidades dos trabalhadores, moderar o ambiente, administrar conflitos e resolve-los. Identificar potencialidades individuais e coletivas, trabalhando de forma a amplifica-las.

Controlar é monitorar e observar a empresa como um todo, avaliar o desempenho e analizar se tudo está indo de encontro aos objetivos do negócio. É estabelecer comparações afim de corrigir falhas, potencializar acertos e manter a empresa no rumo.

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Trechos relacionados a função planejar:

“Apesar de ser o lugar onde a produção efetivamente acontece, o ambiente está longe de remeter às cenas Chaplinianas do filme Tempos Modernos ( com exceção da sala das costureiras que ficam sentadas em fileiras indianas”

“Nos meses que antecedem a festança, os diversos setores que compõe o barracão funcionam em ritmo ininterrupto e de forma independente. À medida que fevereiro se aproxima o relógio do Carnaval provoca associações. Quem estava construindo carros alegóricos por exemplo, pode ajudar na confecção dos adereços e vice- versa.”

Trechos Relacionados a função organizar:

“Vale salientar ainda que os esboços são distribuidos igualmente para todos os responsáveis pelos setores. Assim eles podem dividir entre todos o exercício de criatividade iniciado pela carnavalesca.”

Trechos relacionados a função dirigir:

“Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança. Há, de início, uma relação de aprendizado entre subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa a atuar como facilitador.”

“ Os responsáveis pelos setores tem uma preocupação grande em reconhecer os que revelem interesse ou habilidades acima da média. Além do salário diferenciado, os chefes costumam trazer para junto de si esses funcionários de destaque. Outra ferramenta de incentivo é o job rotation. Há uma preocupação de fazer os funcionários mais interessados passarem por várias atividades, tornando-os generalistas no barracão. Promove-se também o reconhecimento do trabalho realizado por todos.”

Trechos relacionados a função controlar:

“ Durante muito tempo, as escolas de samba foram sustentadas com o dinheiro do jogo do bicho, patronos destas agremiações. Depois da prisão de vários bicheiros cariocas e da redução drática dos recursos dessa fonte, em 1993, elas precisaram encontrar meios alternativos de financiamento. Para o Carnaval de 1995, por exemplo, o presidente da Imperatriz na época conduziu um processo inovador de captação de recursos: o patrocinador passou a ser o Estado do Ceará, que teve sua história contada no samba-enredo da escola naquele ano.”

2.No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam 

trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

Desde que a visita caracterize a venda de um serviço o que caracteriza um produto. A escola tem responsabilidade sobre a segurança e integridade física dos vistantes enquanto estes estiverem nas instalações da mesma.

DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17, 

etc encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com