TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

Dissertações: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordada toda a matéria do 6º Semestre, dentro deste contexto serão apresentados vários recursos utilizados em dispositivos móveis, como a persistência dos dados, threads e sincronia de processos. Ainda no contexto dos sistemas móveis será mostrado à usabilidade de interfaces para dispositivos móveis, podendo como isso trazer benefícios para o usuário, como a facilidade de uso, melhorando assim a forma como as pessoas interagem com estes dispositivos. Outro tema de suma importância neste trabalho, fala sobre a gestão e segurança no sistema de informação, onde serão descritos alguns critérios como engenharia social.

2. OBJETIVO

Tem-se como objetivo desta produção textual o aprofundamento dos conteúdos estudados durante o semestre, bem como o aperfeiçoamento nas técnicas e conceitos vistos no decorrer das matérias.

3. DESENVOLVIMENTO

A capacidade de persistir dados ou armazenar informações é sem dúvida um dos recursos mais importantes em qualquer linguagem de programação. Armazenar dados para uma posterior recuperação é uma constante na maioria dos ambientes computacionais, seja para persistência simples de parâmetros de configurações de algum sistema ou persistência de informações digitadas pelo usuário para alimentar algum banco de dados. No que diz respeito à persistência em ambientes computacionais, o complicador é quando esse mesmo ambiente tem recursos de armazenamento restrito e, ainda, uma arquitetura de hardware e software bem diferente da encontrada em desktops ou grandes servidores, como é o caso dos dispositivos móveis. Essas diferenças podem ser observadas tanto do ponto de vista do usuário (ergonomia de hardware e software), quanto do ponto de vista do desenvolvedor (ferramentas de software, APIs e recursos). Os telefones celulares conseguiram alcançar uma popularidade quase tão grande quanto a observada na utilização de computadores pessoais a partir da década de 80. Mas, assim como todos os dispositivos móveis, eles também trazem consigo algumas dificuldades, como, problemas relacionados à ergonomia do teclado, uma interface visual simples porém limitada e a dependência de baterias que requerem recarga constante.

J2ME e perfil MIDP O Java 2 Micro Edition (J2ME) foi desenvolvido para contemplar toda a diversidade computacional existente nos dispositivos móveis. A tecnologia J2ME conseguiu abstrair conceitos e técnicas para homogeneizar o desenvolvimento em dispositivos móveis de forma completamente transparente. O perfil de informação de dispositivos móveis, conhecido como MIDP (Mobile Information Device Profile) surgiu como solução para diferenciar alguns dispositivos que apesar de possuirem características semelhantes, ainda assim são tecnologicamente diferentes. O perfil MIDP contempla os aparelhos celulares e é o responsável pela definição das APIs necessárias para a persistência de dados.

RMS O conjunto de classes responsáveis por armazenar e recuperar dados é conhecido como Record Management System (RMS) ou sistema de gerenciamento de registros. O RMS permite manter os dados persistentes entre várias chamadas de um MIDlet (aplicação baseada no MIDP). Segundo a especificação MIDP, deve haver, disponível no dispositivo, pelo menos 8 kbytes de memória não-volátil (ROM) para que os aplicativos persistam dados. Exemplos de memória não-volátil seriam ROM, flash e etc. Em teoria, todo o espaço livre na memória ROM, ou flash de um dispositivo móvel, estaria disponível aos aplicativos para persistirem seus dados. A unidade básica de dados mantida pelo RMS é conhecida como RecordStore ou repositório de registro (RR). Um RR pode ser comparado a uma tabela ou entidade no modelo relacional e é identificado por um nome de até 32 caracteres. Cada registro é composto por um identificador único e um array de bytes, onde os dados do registro serão armazenados. Um RR mantém em sua estrutura um conjunto de registros que podem ter tamanhos variáveis. Um MIDlet é um aplicativo executado em um dispositivo móvel. Para isso, ele precisa ser empacotado em um arquivo Java (JAR). Um MIDlet pode, ainda, ser empacotado junto com outros MIDlets em um mesmo arquivo JAR, formando um conjunto. Tanto um MIDlet quanto um conjunto de MIDlets, formam uma aplicação J2ME única e completa. Cada conjunto de MIDlets ou um MIDlet, pode criar e manter diversos RRs, podendo, inclusive, compartilhá-los entre si, com o detalhe de que os nomes atribuídos aos RRs precisam ser únicos. A versão 1.0 do MIDP não permitia o compartilhamento de RRs entre MIDlets empacotados em diferentes arquivos JAR. A versão 2.0 do MIDP corrigiu essa limitação, permitindo assim o compartilhamento de um RR por todas os MIDlets instalados no dispositivo. As APIs do RMS não fornecem recurso para travamento de registros. A implementação de um RR garante que a operação de persistência será realizada de forma indivisível e síncrona evitando eventuais inconsistências no caso de acessos múltiplos. Se for necessário que um MIDlet utilize múltiplas threads para acessar um RR, é necessário toda uma atenção para manter a consistência dos dados. Também, é responsabilidade da implementação no dispositivo fazer todo o possível para garantir a integridade e a consistência dos RRs durante operações normais ao seu uso como reinicialização, troca de baterias e etc. Durante a desinstalação de um MIDlet do dispositivo, os armazéns de dados pertencentes a ele são removidos automaticamente.

Classe RecordStore Qualquer operação de inserção, atualização e exclusão de registros em um RR provocam a atualização automática do seu número de versão e da data em que ocorreu a mudança. O número da versão de um RR pode servir como referencial, por exemplo, para algoritmos de replicação. É uma maneira interessante de detectar quantas vezes um RR foi modificado. Esses dois valores, o número da versão e a data da atualização, podem ser recuperados através do uso dos métodos getVersion() e getLastModified() respectivamente.

Para programas "normais" (single thread), tem um único ponto de execução dentro do programa num momento particular, um thread é semelhante: tem um início, uma sequência e um fim, como um programa "normal". Tem um único ponto de execução no certo momento dentro de um thread. O thread não é um programa, mas executa dentro de um programa.

A sincronia de processos permite gerenciar o acesso concorrente a recursos do sistema operacional de forma controlada por parte dos processos, de maneira que um recurso não seja modificado em simultâneo, ou que os processos não fiquem em espera que o recurso seja libertado. Os processos (aplicativos ou programas) de um computador compartilham determinados recursos da chamada região crítica, que são as variáveis globais, as instruções de E/S, algum banco de dados, etc. Neste compartilhamento podem ocorrer erros. Exemplo: Uma escola está fazendo sua matrícula apenas pela internet, o número de vagas é 5, dois usuários estão fazendo a matrícula no exato momento, finalizam a matrícula . A operação que o programa usa da região crítica: matrícula finalizada -1. Se os dois usuários fazem a operação ao mesmo tempo, quando a matricula for finalizada subtrai-se 1 vaga: Matrícula finalizada -1 (5-1)=4 Matrícula finalizada -1 (5-1)=4 Quando um terceiro usuário for fazer esta mesma matrícula,o número de vagas será expresso como 4, sendo que na verdade deveria ser 3. Isto causará instabilidade e poderá comprometer todo o sistema. A solução para este tipo de caso é a certeza de exclusão mútua, isto é, apenas um processo pode acessar a região crítica por vez; Os mecanismos que implementam a exclusão mútua utilizam um protocolo de acesso à região crítica. Toda vez que um processo for executar sua região crítica, ele é obrigado a passar por um controle de entrada e outro de saída.

Um questionamento comum sobre as melhores práticas de front-end / usabilidade para dispositivos móveis é o quanto elas são específicas ao contexto mobile, pois muitas delas não se distinguem das diretrizes que vêm sendo difundidas há 20 anos. É fato que grande parte das diretrizes são semelhantes, mas o que muda é a criticidade quando tratamos de mobile. Algumas recomendações tornam-se mais graves e imperdoáveis quando não são seguidas no projeto de interfaces para dispositivos móveis. Como exemplo, podemos usar a questão da densidade informacional. Em aplicações que serão visualizadas em dispositivos móveis, os textos devem ser concisos, eliminando informações secundárias que podem ser irrelevantes. “Ora, mas isso também vale para aplicações visualizadas em desktop! ”, você pensa. Porém, para mobile, a concisão deve ser ainda maior e informações que seriam aceitáveis nas aplicações web/desktop convencionais devem ser removidas de aplicações mobile. A diretriz base é a mesma: reduzir informação secundária. O que diferencia é o grau de severidade que isto representa neste outro cenário.

O número atual de SGBD´s que os desenvolvedores podem usar é extenso, porém, se filtrarmos por SGBD´s que também possam ser usados no ambiente móvel, este número cai drasticamente. Neste pequeno texto, iremos falar brevemente do Java DB, um banco de dados 100% Java que pode ser usado na plataforma Java SE, Java EE e, inclusive na Java ME. O Java DB começou em 1996, com o projeto Cloudscape, em 2004 foi incorporado ao projeto Apache. Sua ideia tem muitos pontos em comum com o DB2, tendo limites e características semelhantes. Para quem já utiliza a linguagem Java, esta pode ser uma ótima opção, porque o Java DB é construído 100% Java, além de ser recomendado pela Sun.

Em Segurança da informação, chama-se Engenharia Social as práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É uma forma de entrar em organizações que não necessita da força bruta ou de erros em máquinas. Explora as falhas de segurança das próprias pessoas que, quando não treinadas para esses ataques, podem ser facilmente manipuladas. Engenharia social compreende a inaptidão dos indivíduos manterem-se atualizados com diversas questões pertinentes a tecnologia da informação, além de não estarem conscientes do valor da informação que eles possuem e, portanto, não terem preocupação em proteger essa informação conscientemente. É importante salientar que, a engenharia social é aplicada em diversos setores da segurança da informação independente de sistemas computacionais, software e ou plataforma utilizada, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano, o qual possui traços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques de engenharia social.

Análise de Vulnerabilidades consiste em identificar e eliminar sistematicamente vulnerabilidades do sistema. As etapas para detecção, remoção e controle exigem acompanhamento de profissional qualificado e ferramentas tecnológicas. A integração desses processos produz maior segurança e proteção para os dados e sistema da Organização. Todas as ações tomadas devem ser documentadas não só para controlar futuras ações, como também para consultas periódicas. Qualquer sistema que manipule dados está sujeito a alguma vulnerabilidade. A conexão com a Internet representa uma das principais formas de desestabilização e roubo de informações para qualquer Usuário dentro de uma Organização. Além da Internet, há outras possibilidades de acesso remoto que podem comprometer o sistema e a segurança de dados, tais como bluetooth, infravermelho, etc. Toda essa possível exposição dos dados pode acarretar em invasão de rede e seus servidores, expondo informações confidenciais e violando a privacidade garantida por lei. A cada dia novas vulnerabilidades surgem em decorrência de brechas em softwares, imperfeições na configuração de aplicativos e falha humana. A Análise de Vulnerabilidades é responsável por garantir a detecção, remoção e controle das mesmas. Visando sempre manter a integridade, confidencialidade e disponibilidade, a Segurança da Informação enfrenta constantes desafios para manter usuários e Organizações protegidos de ameaças e falhas que possam comprometer a normalidade das operações. É essencial a preocupação em manter dados em sigilo e garantir o bom funcionamento de processos, acompanhando o avanço e disponibilização de novas tecnologias.

A segurança dos sistemas informáticos limita-se geralmente a garantir os direitos de acesso aos dados e recursos de um sistema implementando mecanismos de autenticação e de controlo que permitem garantir que os utilizadores dos ditos recursos possuem unicamente os direitos que lhes foram concedidos. Os mecanismos de segurança implementados podem, no entanto provocar um embaraço a nível dos utilizadores e as instruções e regras tornam-se cada vez mais complicadas à medida que a rede se estender. Assim, a segurança informática deve ser estudada de maneira a não impedir os utilizadores de desenvolver os usos que lhes são necessários, e de fazer de modo a que possam utilizar o sistema de informação em total confiança. É a razão pela qual é necessário definir inicialmente uma política de segurança.

4. CONCLUSÃO

Através da pesquisa e confecção deste trabalho foram apresentados vários recursos para dispositivos móveis, tais como a persistência que é a capacidade de persistir dados ou armazenar informações, bem como, threads, sincronismo de processos, interface com os usuários e sobre o Java DB, um banco de dados 100% Java que pode ser usado no ambiente móvel. Sobre os critérios utilizados para atender a gestão e segurança dos sistemas de informação, foi observado que a engenharia social é um meio utilizado para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Outros critérios foram estudados como as vulnerabilidades, ameaças e ataques, as medidas de segurança e políticas de segurança e auditoria, notando-se que a segurança dos sistemas informáticos limita-se geralmente a garantir os direitos de acesso aos dados e recursos de um sistema implementando mecanismos de autenticação e de controlo que permitem garantir que os utilizadores dos ditos recursos possuem unicamente os direitos que lhes foram concedidos.

5. REFERÊNCIAS

MORAIS / SOLER, Everson Matias de / Luciano.

Projeto Interface Homem-Computador.

São Paulo. Editora Pearson, 2010

...

Baixar como  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »