TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADO

Por:   •  18/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1]        

Universidade Paulista

Engenharia Básica

[pic 2]

Universidade Paulista

Engenharia Básica

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIOnada – D.P.

CONSTRUÇÃO DE UM CARRO A JATO MOVIDO POR AR COMPRIMIDO

Relatório do projeto de dependência do final do 3º (terceiro) semestre do curso de engenharia básica para avaliação, referente ao carro movido por ar comprimido apresentado no dia 19/10/2018.

Orientador: Prof. Clóvis        

Sumario:

Introdução...........................................................................................................4

Revisão Bibliográfica..........................................................................................5

Desenvolvimento do Projeto..............................................................................10

Dia da Apresentação.........................................................................................14

Conclusão..........................................................................................................16

Bibliografia.........................................................................................................17

Anexos...............................................................................................................18


  1. Introdução

O relatório a seguir trará informações referente ao carrinho de propulsão a ar, incluindo a teoria utilizada e a elaboração do projeto ao longo do 2° (segundo) semestre de 2019 pelos estudantes do 4° (quarto) semestre de engenharia básica, dando ênfase e pautando detalhes do projeto de acordo com as normas preestabelecidas.

O intuito do presente projeto é estudar o comportamento da mecânica de fluidos com relação ao desenvolvimento de um carro movido a ar comprimido. Assim, utilizando os conceitos fundamentais de estática dos fluidos e dinâmica dos fluidos.

O projeto deveria percorrer uma pista de 15 metros em linha reta, suportando uma massa de 2 quilogramas

Então para a realização desse trabalho foi necessária uma certa porção de conhecimento para a utilização desses elementos de forma correta e segura, pois além de possuir a prática existem cálculos para tornar a elaboração desse projeto mais precisa, e de certa forma isenta de possíveis erros, e acidentes que o sistema possa causar ao ser executado, pois a matemática é exata realizada de modo correto.

Sendo assim nesse projeto o conceito mais analisado foi o da aerodinâmica, que é o estudo da dinâmica do objetivo em relação ao ar, bastante utilizada em barcos, aeronaves e automóveis (no nosso caso), ou qualquer outro objeto que se locomova no ar.

 

  1. Revisão Bibliográfica
  1. Revisão de Conceitos

Com base no projeto realizado pelo grupo, são retomados alguns conceitos para melhor embasamento da parte prática, visando o aprendizado de forma completa e consistente.

  1. Pneumática

Proveniente do grego “pneuma”, que significa, vento, sopro, a pneumática tem como conceito o movimento e diferentes fenômenos que se apresentam com os gases.

  1. Pressão

Pressão, do ponto de vista do conceito de pneumática, é a força proveniente da compressão do ar em um recipiente, como por exemplo um vaso de pressão, pela unidade de área do mesmo. No Sistema Internacional (SI) é dada por  ou Pa (pascal). Outras formas comuns se apresentam em unidades como bar, atm, Psi e .[pic 3][pic 4]

  1. Vantagens da Pneumática

A pneumática tem como vantagem o uso do ar comprimido como fluido, sendo que este apresenta boas condições de trabalho, principalmente no que diz respeito a quantidade, armazenagem, segurança e velocidade.

O ar, para ser comprimido, existe de forma ilimitada, assim, o usuário de um sistema pneumático não possui gastos com reposição de matéria para gerar ar comprimido, diferentemente de um usuário de um sistema hidráulico, no qual é necessária a constante verificação da quantidade de fluido disponível e de suas propriedades físicas.

O armazenamento do ar comprimido se torna facilitado, pois é possível que o compressor trabalhe apenas em momentos que a pressão tiver uma queda. O mesmo processo se apresenta mais seguro que os demais, por conta do ar não ser inflamável e ter pressão de trabalho de 6 a 12 bar, enquanto alguns sistemas hidráulicos alcançam até 350 bar.

Velocidade também é uma característica da pneumática. Pode alcançar deslocamento de 1 a 2 m/s e, em turbinas, rotações de até 500.000 rpm.

  1. Propriedades Físicas do Ar
  1. Expansibilidade

O ar carrega com si, assim como os demais gases, a características de não possuir forma definida. Este fator permite que o mesmo consiga adquirir a forma de todos os recipientes onde é armazenado.

[pic 5][pic 6]

Figura 2.1 – Exemplo expansibilidade do ar, “Tecnologia Pneumática Industrial”, Parker Training

  1. Compressibilidade

                 Assim como o ar pode se expandir para tomar a forma de um recipiente, possui também a característica de ser compressível dentro de um vaso de pressão, na quantidade que for requerida, respeitando apenas a resistência do recipiente para evitar a ruptura do mesmo.

[pic 7]

Figura 2.2 – Exemplo compressibilidade do ar, “Tecnologia Pneumática Industrial”, Parker Training

  1. Propulsão

É dito como o processo de alterar o repouso ou o estado de movimento de um corpo em relação a um dado sistema de referência. Este processo pode ser realizado por vários meios usando fontes de energia diversas, como por exemplo, a energia gerada por ligações químicas moleculares, energia nuclear, energia elétrica e energia gerada por decaimento de radioisótopos.

Um corpo pode ser acelerado através de suas fontes de energia internas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com