TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE INSTRUMENTAÇÃO

Por:   •  9/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  1.855 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 12

NOME: FREDERICO LUIS JACOMEL

1. Defina com suas palavras, e usando linguagem correta, a Sensibilidade, precisão e exatidão.

SENSIBILIDADE:

A razão da variação na saída pela variação da entrada depois do regime permanente ser alcançado.

PRECISÃO:

 Grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos  por   medições repetidas, no mesmo ou em objeto similares, sob condições especificado.  

A precisão de medição é usualmente expressa na forma numérica por meio de medidas de dispersão como o desvio-padrão, a variância ou o coeficiente de variação, sob condições de medição especificadas condições de medição especificadas.  

EXATIDÃO:

Concordância entre o valor da medida e o valor ideal da medida quando o instrumento é estimulado com um padrão de comparação.

2. Por que a calibração de um instrumento é necessária?

É importante para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.

3. Por que os padrões são necessários?

São necessários para que possamos obter um sistema mais organizado e simples de ser entendido. Se não houvesse padrão não teríamos processos com resultados pois seria muito desorganizado.

4. Defina resposta em freqüência.

 É a análise do comportamento de um sistema quanto ao seu ganho numa certa faixa de frequência (ou em alguns casos, velocidade angular).

5. Defina tempo de resposta.

O tempo decorrido ou atraso médio entre o início de uma transação e os resultados da transação.

6. Defina relação sinal/ruído.

É um conceito de telecomunicações, também usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razão da potência de um sinal e a potência do ruído sobreposto ao sinal.

7. Defina resolução.

Regra de inferência que dá origem a uma técnica de demonstração por refutação para sentenças e inferências da lógica proposicional e da lógica de primeira ordem.

8. Um sensor de temperatura tem uma resposta de 1mV/°C. Um amplificador de ganho 100 é então montado e um ruído de fundo de 10mV pode ser evidenciado, quando a entrada esta com 27°C. Considerando que o sensor tem uma resposta de 0V em 0°C para o sistema descrito, qual é o valor da sensibilidade do sistema? Qual a relação sinal/ruído?

9. Considerando que no sistema do exercício 8 a faixa de operação é de 0 a 100°C. Sendo assim, a tensão de fundo de escala seria 10V. Com base no texto apresentado, se o fundo de escala registrasse 12V, quais problemas poderiam estar ocorrendo (considere que o sensor esteja funcionando perfeitamente)?

10. O que você sugere pra resolver os problemas do exercício anterior?

11. A temperatura mínima que certo termômetro consegue ler é de -10°C, e a máxima é de 95°C. Esse termômetro tem um mostrador digital (display) de 2 dígitos sem dizimas, ou seja, apenas mostra valores inteiros. Para este instrumento:

a) Qual a faixa de operação?

b) Qual o valor da amplitude?

c) Qual a resolução desse termômetro (considere apenas o display)?

12. Considere que comece a ocorrer o seguinte erro: um valor de 5°C está somado em todas as temperaturas, sendo que a temperatura mínima é mostrada como 5°C e a máxima como 105°C. Como se classifica esse erro?

13. Um sensor de pressão tem como saída a corrente I. Sabendo que a mesma variou  para uma variação de pressão de 10bar, calcule a sensibilidade desse sensor.[pic 1]

14. Quais as vantagens de um sensor com resposta linear em relação a um sensor com resposta não-linear?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com