TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS – COD: 342R

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.121 Palavras (25 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS – COD: 342R

[pic 1]

TRANSPORTE LOCAL

CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP

Ribeirão Preto

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO _______________________________________________03
  2. CONCEITOS BÁSICOS ________________________________________03
  3. MODALIDADE DE TRANSPORTE DA REGIÃO URBANA _____________03
  4. DESCRIÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO ATRAVÉS DE ÔNIBUS _____06
  1. ÔNIBUS COLETIVOS DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO ________07
  2. MODERNIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO ______________07
  3. O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DA NOVA REDE DE TRANSPORTE COLETIVO ________________________________08
  4. EMPRESAS DE ÔNIBUS METROPOLITANAS QUE ATENDEM CIDADES DO ENTORNO DE RIBEIRÃO PRETO _______________9
  5. RODOVIAS _____________________________________________10
  1.  DESCRIÇÃO DO TRANSPORTE POR TRENS _____________________10
  2.  DESCRIÇÃO DO TRANSPORTE AEROVIÁRIO, INCLUINDO DESCRIÇÃO DO AEROPORTO LOCAL ______________________________________15
  1.  HISTÓRIA _____________________________________________17
  2.  OPERADORAS DOMÉSTICAS OU NACIONAIS _______________18
  3.  DESTINOS _____________________________________________18
  4.  ÁREA DE ATUAÇÃO _____________________________________18
  5.  EXPANSÃO ____________________________________________19
  6.  AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGAS ________________20
  7.  PROJETO DE AMPLIAÇÃO _______________________________21
  1.  DESCRIÇÃO DO SISTEMA HIDROVIÁRIO, PARA AS CIDADES ONDE ELE OCORRE, TAIS COMO AS PRÓXIMAS A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ ___22
  2.  DESCRIÇÃO DE OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE QUE EXISTAM NA SUA CIDADE _________________________________________________22
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _______________________________22
  1. INTRODUÇÃO

        A formação do Engenheiro Civil o habilita a atuar em cinco grandes áreas: construção, estruturas, geotécnica, hidráulica e saneamento e transportes. Ele é o profissional responsável por calcular, construir, operar e manter edificações, meios de transporte, equipamentos urbanos e obras de aproveitamento energético, saneamento e segurança ambiental. Como sua formação abrange diversas áreas do conhecimento, o engenheiro civil pode ainda atuar em instituições financeiras, nas áreas de administração e gerenciamento dos mais diversos setores da indústria. Também está apto a se tornar um empresário, criando sua própria empresa para atuar no setor da construção civil. Com possibilidades tão variadas de atuação, este profissional tem facilidade em encontrar um emprego no mercado de trabalho. O engenheiro civil recebe uma formação plena, podendo atuar em qualquer uma das cinco grandes áreas citadas. Entretanto, desejando ampliar seus conhecimentos em uma área específica, o que aumentaria suas condições de competir no mercado de trabalho, ele pode fazer cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado e doutorado). Neste trabalho, abordaremos os conceitos básicos e os itens relativos ao Transporte Local de Ribeirão Preto.

  1.  CONCEITOS BÁSICOS: TRANSPORTE, TRÁFEGO E TRÂNSITO

        Transporte é o movimento de pessoas, mercadorias e informações entre locais. O transporte não é um fim em si mesmo. No desenvolvimento das Nações, os transportes desempenham papel de fundamental importância. Para demonstrar essa importância, o Congresso dos Estados Unidos afirmou que: “sob qualquer ponto de vista – econômico, político e militar, o transporte é, inquestionavelmente, a indústria mais importante do mundo”.

        A falta de transporte (ou o transporte inadequado) afeta o setor da agricultura, dificulta a integração nacional, retardando o crescimento, prejudica a segurança nacional. Dificulta o comércio internacional. A falha nos transportes exige mais estoques (excessivos) para compensar a incerteza do fornecimento = reflete nos custos e no preço final dos produtos. O transporte apresenta diversas características, como:

- Infraestrutura: entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular e seus terminais;

- Veículos: como automóveis, bicicletas, comboios e aviões, motorizados e não motorizados;

- Operações comerciais, legais e políticas: relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos específicos para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos etc). Nas políticas podemos citar o financiamento do sistema de transportes.

        É considerável também analisar o motivo do uso do transporte, o motivo da viagem (trabalho, estudos, compras, lazer e outras necessidades específicas como ir ao médico, correio, bancos etc). Analisar se é para o movimento de carga como coleta de lixo, entrega de materiais, mudanças etc.

  1.  MODALIDADES DE TRANSPORTE NA REGIÃO URBANA - RIBEIRÃO PRETO

        Atualmente a malha ferroviária, que já foi muito importante para o município no passado, encontra-se desativada para o transporte de passageiros, mas ativa para o transporte de cargas, tendo como operadora a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Há alguns projetos que visam a volta deste sistema no município para o transporte de passageiro. Ribeirão Preto possui dois terminais de Petróleo, sendo um deles administrado pela Petrobras, com a presença da Texaco, Esso, Shell e Ipiranga e um outro, denominado Condomínio de Dutos Pólo Ribeirão Preto, que atende as Bases Primárias de Distribuição das empresas Petroball Distribuidora de Petróleo, Redepetro Distribuidora de Petróleo, Tower Brasil Petróleo e Ruff CJ Distribuidora de Petróleo.

        O etanol duto que será construído pelo consórcio Petrobras Biocombustível - Mitsui-Camargo Corrêa, terá um terminal em Ribeirão Preto, sendo que as obras serão feitas entre São Paulo e Minas Gerais. O trecho vai ligar Uberaba ao Porto de São Sebastião (litoral paulista), passando por Ribeirão Preto e Paulínia. Além do etanol duto da Petrobras, as empresas Cosan, Crystalsev, Copersucar e Allicom, criaram a empresa Uniduto que vai construir dois ramais de etanolduto no Estado de São Paulo, sendo um entre Ribeirão Preto e Paulínia. A Lógum Logística - empresa criada pela Petrobras e parceiras para armazenamento e transporte de etanol - concluiu a construção de um centro coletor em Ribeirão Preto e um duto de 24 polegadas e 207 quilômetros de extensão, que ligará Ribeirão e Paulínia, tendo início da operação prevista para o primeiro semestre de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (409.4 Kb)   docx (223.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com