TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - 2014

Monografias: ATPS - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - 2014. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PÓLO JOANA ANGÉLICA II – SALVADOR/BAHIA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Salvador-Ba

22 de setembro 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PÓLO JOANA ANGÉLICA II – SALVADOR/BAHIA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Curso – Superior de Tecnologia em Logística

Disciplina – Administração de Materiais

Professor (a) EAD – Marcelo Carvalho

Tutor (a) de ensino adistância –(EAD)

Titulo da Atividade –Produção de trabalho acadêmico (relatório em formato .doc), a partir das etapas da ATPS. Elaborar um relatório de consultoria para a Empresa contratante sobre Administração de Materiais.

Alunos:

Darlan Rocha da Silva RA 408927

Heider de Souza Pita RA 426157

Hideraldo Soares Santos RA 426498

Kleber de Moraes Ferreira RA 418407

Bruno Vinicius Mour RA 8174754855

Valdeir Monteiro RA 394064

Salvador-Ba

22 de setembro 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................... 4

DESENVOLVIMENTO ............................................................................. 5

EMPRESA ENTREVISTADA................................................................... 11

CONCLUSÃO .............................................................................................. 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA ........................................................ 17

INTRODUÇÃO

Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com a produção e armazenagem. Hoje os mercados são globais e as fontes de matéria-prima nem sempre estão próximo da linha de produção, ocorrendo à necessidade de um planejamento primário da produção.

O objetivo fundamental da logística é atender adequadamente o consumidor final, administrando globalmente a empresa e seus agentes logísticos externos, através de um processo de gestão integrado, cooperativo e harmonioso de negócios, que vai desde os fornecedores, almoxarifado, fábrica, depósito de produtos acabados, centros de distribuição, atacadistas, varejistas, até os consumidores finais.

DESENVOLVIMENTO

Existem vários métodos para auxiliar no planejamento de estoque, o método JIT e MRP, são um dos mais indicados para uma gestão de estoque. É preciso estudá-los e identificar o melhor a ser aplicado na organização. (SLACK, 2002).

JIT - Just in Time

O método JIT propõe uma gestão estoque denominada como “Enxuto”, visando a redução dos custos com armazenagem, o sistema também utiliza de algumas características próprias como: (SLACK, 2002)

• O controle do fluxo entre estágios é conseguido pela utilização de cartões simples, fichas ou quadrados vazios, os quais disparam à movimentação e a produção de materiais. O resultado é um sistema de controle simples, visual e transparente.

• As decisões de planejamento e controle são relativamente descentralizadas, não necessitando de um sistema de informação computadorizado.

• A programação JIT é baseada em taxas de produção (calculadas em termos da quantidade de itens por unidade de tempo), ao invés de volume produzido (o número absoluto de itens a serem feitos).

• O JIT assume (e incentiva) a flexibilidade dos recursos e lead times reduzidos.

Para atingir seu grande objetivo, isto é, fornecer a quantidade certa de produto na hora certa, com o nível certo de qualidade, no lugar certo, com a maior produtividade e o menor custo possível, algumas características de trabalho são fundamentais, transformando-se de certa forma em objetivos parciais, que permitem que se chegue ao objetivo maior. As principais características são:

a) Lotes pequenos: a produção em lotes pequenos é sinônimo de flexibilidade, pois permite produzir diferentes composições ou grande diversidade de produtos rapidamente, sem sacrificar a eficiência em volumes menores de produção. Estoque eleva custos e esconde problemas criados pela má qualidade, pelos tempos de espera muito longos e pelos projetos defeituosos. Para produzir lotes pequenos, é preciso lembrar do custo de preparação de maquinas. Esse custo é em grande parte do tempo que se leva para fazer o setup.

b) Setups Rápidos: a manufatura JIT tem tido muito sucesso em reduzir custos de setup. Reduções de horas para segundos, tem sido alcançadas. Tempos menores significam produzir pequenos lotes e aumentam as taxas de giro do capital, levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com