TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Ensaios: ATPS DE MATERIAIS E LOGÍSTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Responda a pergunta abaixo:

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM?

A Gestão para a Qualidade Total (GQT) ou, na terminologia inglesa, Total Quality Management (TQM), foi desenvolvida por vários consultores empresariais dos Estados Unidos, os conhecidos como os “gurus” da qualidade, já citados anteriormente, podemos destacar: W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum. Nos primórdios da década de 1960, Feigenbaum definiu o TQC como “um sistema capaz de integrar diferentes partes de um processo, como o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria da qualidade e os demais setores”. Isso corresponde a um tipo de gestão caracterizado pela procura permanente de introdução de melhorias graduais e contínuas nos processos e procedimentos já existentes, procurando sempre a excelência na qualidade, tudo deriva dela, inclusive o lucro.

Já o ciclo PDCA é umas das ferramentas do TQM que permite a avaliação dos processos, não importando sua complexidade e tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, permitindo integrar as etapas de modo relativamente simples. O processo usual dessa ferramenta possui basicamente três etapas: planejamento, produção e checagem.

Suas principais vantagens são:

- Pode ser utilizado em qualquer instância da empresa.

- Integra as etapas produtivas, envolvendo todos os atores e tornando todos eles responsáveis pela qualidade do processo.

- Pode ser usado tanto para controlar um processo quanto pra aperfeiçoá-lo, visando a melhoria contínua.

ETAPA 3

As Ferramentas da Qualidade existentes como apoio na gestão da empresas

“Controle da Qualidade On-Line”

O controle de qualidade on-line é o controle de qualidade exercido durante o processo produtivo de bens e serviços.

Existem atualmente, uma série de ferramentas e métodos para esse controle se efetive .No quadro a seguir veremos as sete ferramentas de planejamento da qualidade, porém vale salientar que todas essas ferramentas foram criadas não pra uso isolado, mas para que, juntas, possam ajudar a mapear os defeitos de produtos e serviços, encontrar suas causas e corrigi-las no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com