TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM MATERIAIS

Casos: ATPS ADM MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Tecnologia em Gestão

“Desafios para o Gestor Contemporâneo”

Prof. Dr. Oderson Dias de Mello

Paraty/RJ

Novembro de 2012

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Direito Empresarial

“Desafios para o Gestor Contemporâneo”

Prof. Dr. Oderson Dias de Mello

Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Tecnologia em Gestão para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a Orientação da Professora – Tutora Presencial – Maria Luiza Mendonça.

Paraty/RJ

Novembro de 2012

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO. 3

2.DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORANÊO. 4

3. CONCLUSÃO. 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 17

1. INTRODUÇÃO.

Neste trabalho vamos mostrar as ferramentas e recursos que deverão ser usados pelo gestor moderno, na administração das empresas.

A avaliação constante do comportamento organizacional, individual e em grupo desenvolve nas organizações um conjunto das condições humanas como um todo que desencadeará nas ações de cada indivíduo.

Avaliar os problemas da organização, na realidade, reflete a grande extensão até onde a vida do homem moderno é organizada e no que isso reflete dentro da organização.

2. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORANÊO.

2.1- A Empresa.

Empresa – Eco Paraty Material Reciclável.

- Razão Social e localização.

Empresa – Eco Paraty Material Reciclável.

Nome fantasia – Motivo para Reciclar.

Endereço – BR 101 Km 574 – Estrada do Corisco

Cidade – Paraty – RJ.

Home Page – www.ecoparatymaterialreciclavel.com.br

e-mail – motivoparareclicar@hotmail.com

Telefone: (24) 33710000

Localizado na região central da cidade, e de fácil acesso, 500 metros do trevo principal da cidade.

- Histórico.

Em tempos que se fala em Sustentabilidade, Responsabilidade Social, redução do consumo dos recursos naturais, aquecimento global, preservação do Meio Ambiente imaginou o que são estas questões e o que podemos fazer para ajudar, bem como a ideia do que deve ser feito para sermos sustentáveis com o meio em que vivemos, então assim surge a Empresa Eco Paraty Material Reciclável, com o nome fantasia de “Motivo para Reciclar”.

Essa empresa surge em 2010 através de 05 sócios formados em administração e voltados para a área de preservação ambiental e está voltada para explorar um segmento do mercado que esta em alta, o de material reciclável.

A Eco Paraty desde a sua fundação promove através de ampla divulgação e conscientização a importância da Coleta Seletiva de Lixo, que visa com que a população em seu domicilio separe do “lixo domestico” os materiais que possam ser reciclados como vidros, plásticos, papelão entre outros.

Com esse pensamento a Eco Paraty Material Reciclável atua de forma eficiente e duradoura, sabendo de sua responsabilidade e importância para as causas ambientais.

- Principais Sócios e Executivos:

Sandra Vieira, Delso Nascimento, Mozart Rubem, Hildo Galindo, Marina Suguri.

- Apresentações do Negócio.

A empresa através da coleta seletiva de lixo coletado dos domicílios visa fazer a separação do material; essa separação será realizada por operadores de bancada que colocarão cada tipo de material em baias, cada operador será responsável por um tipo de material como plásticos, vidros, papel, alumínio e outros.

Após a separação os materiais serão prensados, pesados e armazenados e após comercializados transportados ao cliente.

Serão usadas campanhas de conscientização em que a empresa buscará com que a população que será fornecedora da matéria prima, faça a separação em seu domicilio dos materiais que possam ser reciclados, demonstrando que ela estará contribuindo para a diminuição do volume de resíduos que para os aterros sanitários fazendo com que eles tenham uma maior vida útil, alem de estar ajudando o Meio Ambiente com a redução de cortes de arvores e redução da utilização dos recursos naturais, como água e energia. Já está comprovado que a reciclagem reduz a degradação ambiental e reduzem custos para as empresas que utilizam esse tipo de matéria prima.

– Missão da Empresa.

A empresa através da divulgação e conscientização mostrar a população da importância da coleta seletiva em que estará contribuindo para o bem estar de todos, preservação ambiental, redução dos recursos naturais, informando que a indústria que utiliza material reciclado usa menos água, energia, corta menos arvores proporcionando um custo menor ao seu produto final, reduzindo seu preço no mercado. A Empresa também terá políticas de educação ambiental e sustentabilidade.

– Perfis dos Sócios.

A empresa possui 05 sócios formados na área de administração e voltados para a conscientização ambiental, sustentabilidade e diminuição da utilização dos recursos naturais.

- Dados do empreendimento.

Razão Social - Empresa Eco Paraty Material Reciclável.

Nome Fantasia: Motivo para Reciclar.

Ramo de atividade: Coleta e comércio de materiais de reciclagem

CNPJ 03.772.138/00001-01

- Setor de atividade.

Prestação de Serviços e beneficiamento de material reciclável.

- Forma jurídica.

A empresa será enquadrada no Simples Nacional, a forma jurídica será em nome de Empresa Eco Paraty Material Reciclável.

- Enquadramento tributário.

A empresa será enquadrada no Simples Nacional.

- Capital Inicial.

Para a viabilidade da implementação da empresa será necessário o capital inicial de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

- Fontes de Recursos.

Os recursos serão provenientes dos sócios que dividirão o capital inicial em partes iguais, 20% para cada sócio.

– Serviços.

A empresa oferecerá através de fornecimento de materiais como plástico, vidro, papel, papelão, ferro, cobre, alumínio, baterias, inox entre outros a empresas que fazem beneficiamento e reciclagem desses produtos.

A empresa também prestará serviço de conscientização ambiental e sustentabilidade através da Oficina de Artesanato que proporcionara aprendizado e renda a pessoas da comunidade.

- Faturamento mensal

Receita mensal estimada é de R$ 78.910,00

– Números de Funcionários.

A empresa contará com cerca de 22 funcionários.

- Publico alvo.

Empresas de alto porte na área de reciclagem e lojistas de segmentos alternativos.

– Descrições do Produto.

Material reciclável prensado e pesados separados por características como metal, papel, vidro e outros.

Artigos manufaturados fabricados com material reciclado, produto artesanal sustentável.

2.2 - Mudança Organizacional e quebra de paradigmas

Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do administrador moderno de empresas e pessoas.

As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, nisso temos a aprendizagem organizacional, onde todos estão envolvidos, apresentando um diferencial: o trabalho é melhor quando realizado em equipe.

Ouvir sugestões e ideias dos colaboradores para transformação ou adaptação também faz parte do processo de mudança, pois possibilitam a melhoria continua dos processos de serviços administrativos.

Os profissionais de Recursos Humanos tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover a internalização destes para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo que já sabem fazer.

As políticas de Recursos Humanos devem premiar ou promover os agentes que compartilham o que conhecimento e trabalham em equipe, evitando tais ações para com os que não o fazem.

As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.

Por causa das necessidades que as organizações têm em relação ao ambiente interno e externo, as empresas precisam sempre buscar entender o que são os processos fabris e não fabris, como o propósito de controlar e gerenciar melhor a organização, e sempre lembrando que podem ter de mudar com certa agilidade, sempre que necessário, pois cada organização conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, sendo assim, adaptando-se melhor às mudanças com maior velocidade e eficácia.

Mudanças exigem comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. Deve ser bem definida e delimitada.

Assim para que estas mudanças ocorram existe a necessidade da quebra de paradigmas, como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.

A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

Grande parte dos administradores vê a substituição de paradigmas como uma das soluções para de evitar a falência das empresas.

Mudar pode significar correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, apegadas a paradigmas anteriores.

2.3 – O papel do Gestor Organizacional.

A palavra gestão vem do Latin gestioone – ato de gerenciar, administrar e para tanto o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo traçado.

O papel do Gestor de uma organização é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscar os melhores resultados para os acionistas, os proprietários e também a sociedade.

O Gestor Organizacional deve ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestor é conhecido como “administrador”, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que vieram complementar suas funções ou habilidades, que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

O gestor deve estar sempre pronto a ouvir, e manter-se sempre bem atualizado com as novidades, tanto do mercado como de reciclagem do conhecimento. Ele deve ouvir opiniões e junto com sua equipe, trabalhar para atingir os objetivos. O gestor deve estar preparado para lidar com seres humanos respeitando suas diferenças.

Princípios para um bom gestor:

- Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;

- Saber decidir e solucionar problemas;

- Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.

- Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;

- Ser proativo, ousado e criativo;

- Ser um bom líder;

- Gerir com responsabilidade e profissionalismo.

- Ter visão de futuro

2.4 – Entrevista com o gestor da empresa sobre mudança organizacional

- Opinião do entrevistado sobre o assunto.

“Cada empresa tem seu gestor e cabe a ele observar e entender o andamento de cada área e como funciona sabendo como lidar e como modificar certas coisas para o bom rendimento. A organização depende fundamentalmente dos funcionários motivados e suas perspectivas futuras para melhor atender sempre e trabalhando sem a estrutura adequada, as demandas não são atendidas a ponto de atingir a excelência, trazendo assim consequências negativas e de péssima imagem para a empresa. O papel fundamental de um gestor organizacional é administrar o bom andamento dos setores para o bom andamento da empresa, a organização e seus colaboradores onde em princípio fundamental é buscar atingir a excelência operacional. A vontade de aprender, aliado a uma forte formação de experiências no decorrer de situações face ao seu desenvolvimento na vida profissional. Ser gestor no mundo de hoje é saber discernir que as situações e problemas não podem ser resolvidos com metodologias passadas, os novos ambientes exigem decisões atuais para atingir seus benefícios .”

- Relatório sobre a entrevista.

O papel fundamental de um gestor é clareza com sua ética e responsabilidade sempre disposto a aprender baseando-se nas decisões. Muitos conceitos são usados como forma de network e entendimento sobre os aspectos abrangentes na empresa. O gestor deve avaliar conceitos e traçar planos de ações para cada método a ser seguido dentro da empresa, em base a missão principal da empresa avaliando todo o conceito, determinando objetivos principais e visando sempre a mudança para melhor. Para ser um grande gestor é necessário ter um conhecimento amplo para sempre materializar sua missão.

2.5 – Gestão pela Qualidade Total.

A gestão de uma organização seja de manufatura ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, do governo, social ou de família trata de duas coisas: as transações e os relacionamentos.

A Gestão de Qualidade Total é conhecida como TQT e também e citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre as décadas 1950e 1980, ela se baseia nos trabalhos dos autores Crosby,Deming, Freigebaum,Ishikawa e Juram que se difundiu como sistema de gestão mais conhecida e utilizada na industria, ela é focada nas necessidades dos clientes, alem de se tornar a principal qualidade com prioridade nas empresas, com isso envolvem todas as áreas das organizações.

A Gestão da Qualidade Total é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas, na busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional.

A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos (Crosby, 1998).

Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria contínua.

2.6 – Terceirizações.

Terceirização se tornou palavra chave na economia moderna, não se tratando de um modismo, mas sim de uma opção de sobrevivência para as empresas.

A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirização é o conjunto de transferência de produção de partes que integram o todo de um mesmo produto.

Para que a terceirização cumpra a sua verdadeira função será preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traçado a ser atingido e uma noção real de modernidade e busca da qualidade do produto ou serviço a ser terceirizado.

Com a necessidade de sobrevivência das empresas, devido à crise em que o Mundo se encontra, lembramos que a palavra crise significa oportunidades e mais riscos; ocorreu maior espaço para a busca do aperfeiçoamento de técnicas novas e modernas de administração, visando sempre resultados raiz nos processos de gestão das empresas.

É exatamente neste âmbito que se enfoca a terceirização; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de Administração, onde se busca claramente a qualidade, eficiência ligada a uma redução de custos aparentes e concentrando seus esforços e energia na atividade principal da empresa, atingindo desta forma a eficácia, com a otimização da gestão.

No entanto, deve-se observar que para a mudança dar resultado, precisa ser encarada como um enfoque estratégico e não como modismo, ou seja, é necessária uma mudança geral na mentalidade da empresa no sentido de seus processos e de seus funcionários, para que todos possam buscar os mesmos objetivos, que vertem ao crescimento da empresa.

Na empresa Eco-Paraty foram terceirizados os serviços de fornecimento de matéria prima através de parcerias com Cooperativas de catadores de material reciclável.

2.7 - Ferramentas de Gestão Organizacional

Em plena revolução da qualidade e da organização das empresas, não se verifica ainda uma política intensiva dos conceitos da Qualidade Total, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, normalmente por desinformação e não entendimento da linguagem técnica a respeito da Qualidade Total.

As principais Ferramentas de Gestão Organizacional são:

- BENCHMARKING:

Características: É um processo contínuo, de investigação, de aprendizagem com os outros, requer disciplina e aplicável em qualquer processo.

Vantagens: Serve para apontar praticas erradas que comprometem o bom desempenho da organização.

Aplicação: É uma Tecnologia de extrema flexibilidade e aplicável a qualquer segmento e porte de empresa

- OPEN-BOOK MANAGEMENT (OBM):

Características: A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

Vantagens: Pode contribuir com os gestores, desde que estes disseminem uma cultura aberta e que privilegie o inter-relacionamento entre as pessoas.

Aplicação: Faz com que todos os empregados conheçam com detalhes toda a situação da organização, e assim, comprometerem com os resultados desejados.

- REENGENHARIA:

Características: Ter o foco nos processos que agregam valor, O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia, pelo contrário, várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço. A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa.

Vantagens: Melhor qualidade, aumento da velocidade de produção e redução de custos, possibilitando ter um produto ou um serviço com preço mais competitivo, elimina processos. A reengenharia reduz todos os tipos de desperdícios, reestruturando o processo.

Aplicação: A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Uma reconstrução e não apenas uma reforma total ou parcial de uma empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.

- EMPOWERMENT:

Características: É reconhecer o valor dos funcionários e delegar-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades. Os funcionários com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando, em conjunto com os colegas, sobre como administrar melhor suas tarefas sem precisar de consultas e autorização de superiores, assim, para dinamizar o serviço ao cliente.

Vantagens: Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a viabilização do trabalho em equipe. Esta tecnologia produz um incremento na qualidade das decisões, pelo fato de seu compartilhamento, e das lideranças, com o aprendizado continuo que ela oferece e a possibilidade de se discutir as varias opiniões relativas aos objetivos pretendidos. Há também, a melhoria dos resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles e pela maior motivação gerada pelo sentimento de pertencimento originado pela maior autonomia e transparência.

Aplicação: Para colocar o empowerment em prática, portanto, é necessário reconhecer que sua essência é as equipes de trabalho autodirigidas. Essas equipes devem ter autonomia para formular e reformular o processo, ser capazes e intrinsecamente motivadas e sentirem-se corresponsáveis pela visão, missão, estratégias e valores da empresa.

- LIDERANÇA:

O papel do líder é conduzir o grupo pelo caminho mais eficaz de forma que o resultado final do trabalho seja plenamente satisfatório sem gastos extras nem danos ao ambiente.

Liderança implica na capacidade de influenciar pessoas em direção ao alcance de objetivos. Autoridade; Influência; Tem seguidores. É a ação de comprometer pessoas para contribuir o máximo possível com os objetivos traçados. É o que modifica o comportamento e a atitude das pessoas, de forma a potencializá-las para execução de trabalhos e desenvolvimento de equipes. É o que integra as pessoas aos processos de mudança. É a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso dependem o desempenho.

Os estilos e liderança: O estilo pode ser autocrático (liderança orientada para a tarefa) ou democrático (liderança orientada para as pessoas), dependendo da maneira como o líder se relaciona com os liderados. Há, porém, disfunções: o excesso de democracia (a demagogia, que consistia em buscar a popularidade com os governados) e a tirania (o abuso da autoridade).

2.8 - Novas demandas e ambientes para o Gestor Contemporâneo - ética coporativa – assédio sexual e moral.

É importante ressaltar que a observação e avaliação constante da realidade da empresa é fundamental para o aprimoramento de sua gestão, assim como para o sucesso da mesma. Pois com isso fica mais fácil saber onde se está e principalmente aonde se quer chegar, para que quer chegar e como é mais fácil chegar e compreender a relação Colaborador x Empresa, Empresa x Empresa e Empresa x Sociedade, com o cuidado das consequências de suas decisões, é fundamental para a construção de uma realidade mais igual, justo e com mais oportunidades.

Assim os gestores devem deve adotar critérios e normas para que a empresa possa ter ambientes onde todos possam trabalhar de forma adequada e tenham condutas para exercerem suas funções com segurança e equilíbrio emocional, adotando algumas praticas entre elas estão:

- Ética corporativa é a maneira de “ser” de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio. De uma ética corporativa, reconhecidamente consistente, resulta o efetivo engajamento de pessoas com as organizações – o orgulho de pertencer ao quadro da empresa. É imprescindível o sentimento de admiração para que exista uma identificação com a causa. A ética corporativa retrata a cultura organizacional.

- Criação da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Ela funciona sim, seu objetivo é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Atividades da CIPA: Proceder a investigação dos acidentes de trabalho, elaborar mapas de risco com orientação do SESMT e agenda e organizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto com o SESMT.

A Atribuição da CIPA é elaborar o mapa de risco da empresa.

- Proibição, punição e erradicar da pratica do assedio moral e sexual na empresa.

- Proibição do Assédio moral:

A exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Quando a empresa não dá a devida importância ao assédio moral, julgando ser este um meio comumente utilizado por outros dirigentes a se atingir seus objetivos ou por simples falta de interesse em tentar estagnar essa situação, temos a demonstração do seu descaso com a integridade do trabalhador, o que futuramente lhe dará muitas consequências negativas e desastrosas.

Ao colocar um profissional, em um papel humilhante no seu ambiente de trabalho, seja o assédio moral provocado pela empresa ou por um colega de trabalho, temos uma total falta de respeito ao princípio da Dignidade Humana que presa pelo bem estar de todos, onde constitui um valor fundamental da ordem jurídica para a ordem constitucional que pretenda se apresentar como Estado democrático de direito. Todos nós temos o direito à integridade física e emocional e esta não pode ser violada. O assedio moral pode acarretar uma pena de um a dois anos de reclusão

- Proibição do Assedio sexual.

Conceitualmente, assédio sexual é a concessão de vantagens e envolve uma relação de poder. “Por isso, fala-se muito de assédio sexual no sentido vertical: do chefe em direção ao subordinado”. O assédio sexual pode acontecer em qualquer tipo de relação profissional – independente da posição na hierarquia. “O assédio sexual nada mais é do que uma pessoa se valendo de sua condição de cargo ou função para constranger alguém com intuito de obter um favorecimento sexual” O assédio sexual sempre acontece no ambiente de trabalho e pressupõe chantagem com vistas a um favorecimento sexual. Com isso, em troca de uma relação amorosa, algum colega de trabalho ou o chefe ameaça ou faz promessas relacionadas à carreira, isto pode ser configurado como assédio sexual. A pena para quem comete assédio sexual varia entre pagamento de multa e indenização até 1 a 2 anos de prisão.

2.9 – Socioambietal.

A empresa Eco Paraty através da divulgação e conscientização mostrar a população da importância da coleta seletiva em que estará contribuindo para o bem estar de todos, preservação ambiental, redução dos recursos naturais, informando que a indústria que utiliza material reciclado usa menos água, energia, corta menos arvores proporcionando um custo menor ao seu produto final, reduzindo seu preço no mercado. A Empresa também terá políticas de educação ambiental e sustentabilidade.

2.10 - Política Ambiental.

A empresa através de amplo trabalho de divulgação e conscientização informará a população da importância da Coleta Seletiva para o Meio Ambiente, informando que essa atitude aumentará a vida útil dos aterros sanitários e a diminuição do uso dos recursos naturais como água e energia, visto que as empresas que utilizam material reciclável consomem menos esses recursos.

2.11 - Código de Ética.

A empresa Eco Paraty possui Código de Ética que está disponibilizado com fácil acesso a todos os funcionários da empresa.

3. CONCLUSÃO.

Vimos através de esse trabalho mostrar, quais são os tipos de Mudanças Organizacionais e entendemos suas influências e importância para as empresa; como funciona uma Gestão de Qualidade que tem seu foco nos clientes da empresa; as funcionalidades da uma empresa, seus códigos de conduta, ética, política ambientas e sua importância dentro de uma empresa contemporânea.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

- FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel.

(Orgs.) Tecnologias e ferramentas de gestão. Campinas: Alínea, 2012. PLT – 148.

- Grupo CEEE, Caderno Estratégico, 2011-2015, 2ª versão.Tecnologia e Ferramentas de Gestão – Editora Alínea, 2011, edição especial.

< http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/oque-

e-paradigma-705722.html>. Acesso em 04/07/2012.

<http://scholar.google.com.br/scholar?q=tecnologias+de+gest%C3%A3o+organizacional&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ei=M5b1T6zAOYKU6wH-iqXCBg&sqi=2&ved=0CFEQgQMwAA>;Acesso em 14 de novembro de 2012.

<http://www3.ethos.org.br/>; Acesso em 14 de novembro de 2012

< http://www.akatu.org.br/> Acesso em 14 de novembro de 2012

< http://www.fnq.org.br/site/292/default.aspx>; Acesso em 14 de novembro de 2012

< http://www.fnq.org.br/site/292/default.aspx>. Acesso em 14 de novembro de 2012

<http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BA5F4B7012BAAF91A9E060F/Prod03_2007.pdf> Acesso em 14 de novembro de 2012

...

Baixar como  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »