TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS BANCO DE DADOS

Monografias: ATPS BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

2 – O sistema de gerenciamento de banco é extremamente melhor em comparação a utilização de arquivos convencionais. Podemos afirmar isso com alguns exemplos, para consultar as informações em arquivos pode ser muito trabalhoso e também demorado, sem contar que posso perder alguma informação porque por ser algo físico pode ser perdido e outras maneiras de se perder, já no SGBD pode-se elaborar uma consulta em minutos, garantindo a facilidade, rapidez e segurança da informação. A manutenção no SGBD também é muito mais rápida e facilitada em comparação aos arquivos, mesmo que seja apenas para mudar um nome, em arquivos já seria bastante trabalhoso. Podemos também dar o exemplo de uma loja que guarda as informações de vendas e compras e se estiver em arquivos corre risco de segurança como também pode ser perdido algum arquivo.

(3 – 1) Modelo de Dados pode-se dizer que é o conceito do SGBD, seria a parte onde apenas pensamos como podemos elaborar ou até mesmo fazer uma manutenção. Entender como funciona os relacionamentos. O modelo de dados nada mais é que a abstração dos dados que estão no sistema, com isso um usuário pode ter as informações do banco, mas sem entender como as informações são guardadas no SGBD, ou seja, não sabe como esses dados estão fisicamente guardados. Um exemplo é pegar algo do mundo real e abstrair e montar um modelo, já pode dizer que isso é um modelo de dados ou que aquele dado é abstraído, ou seja, o que foi entendido daquele dado do mundo real, o que é realmente necessário para o sistema. É o modo de descrever o projeto no nível físico, logico e de visão.

Modelo de Dados pode ser classificado em categorias: Modelo relacional, modelo entidade-relacionamento, modelo de dados baseado em objetos e modelo de dados semiestruturado.

(3 – 2) Modelo hierárquico: Os dados acessados são acessados primeiramente por um registro maior chamado de pai, e os outros vários registros como filhos, seguindo uma sequencia hierárquica. O maior problema desse modelo é que pode causar inconsistências quando houver atualização. Um sistema que usou esse modelo foi o “Information Management System” da IBM Corp.

Modelo Relacional: Esse modelo foi criado para aumentar a independência dos dados no SGBD, permitindo um bom processamento. Esse modelo também é o mais flexível e adequado para os problemas que se apresentam. Pode-se representar melhor esse modelo usando o DER.

Modelo Orientado a Objetos: Possui a mesma característica de linguagens de programação orientada a objetos que tem a habilidade de criação dos dados necessários, é preciso guardar as representações das estruturas dos dados que utilizam. Um sistema que usa esse modelo é o “CAD” e também o “CAM”.

(3 – 3) O modelo de dados que deve ser usado é o modelo de dados relacional, porque é o mais fácil de conseguir entender o problema e de compreender o funcionamento das entidades e dos seus atributos. Um exemplo é de saber como a entidade ESTACIONAMENTO está se relacionando com a entidade VAGA e de compreender quais são cada um dos seus atributos sem fazer nenhuma confusão.

4 - Esquema: É o conjunto dos dados, no caso do desafio proposto a Entidade ESTACIONAMENTO e seus atributos fazem parte de um esquema. Exemplificando o esquema é a estrutura.

Instância: São os dados que estão dentro de cada atributo, um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com