TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS BANCO DE DADOS

Casos: ATPS BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No decorrer desse relatório será abordada uma proposta de implementação de software de vendas para uma determinada Incorporadora, que comercializa terrenos, e atualmente não possui um controle efetivo de estoque. Os relatórios apresentados seguem a proposta da ATPS de análise estruturada de Sistema, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abaixo está a sugestão :

Determinada Incorporadora comercializa terrenos em certa cidade, sua força de venda esta concentrada em corretores cadastrados a Imobiliárias credenciadas diretamente a Incorporadora. Ultimamente com a demanda de compra de terrenos aumentando, houve um investimento para ofertar novas unidades. Com o aumento das vendas surgiu à necessidade de obter um sistema que controle o estoque para que determinado terreno não seja vendido para mais de um comprador. Pense que todo dia a Incorporadora envia uma lista atualizada com os terrenos disponíveis para as imobiliárias que reciprocamente repassa a seus corretores, no decorrer do dia esta listagem não foi atualizada. O que ocorre é que em certos casos os corretores estão vendendo um mesmo terreno para compradores diferentes gerando grande descontentamento aos clientes. Para resolver este problema existe a possibilidade de ser criado um sistema via web com sua infra estrutura instalada na Incorporadora para que os corretores tenham acesso em tempo real ao sistema de vendas para checar se o terreno esta disponível ou não. Estando disponível ele poderá registrar que esta unidade esta reservada e aguardando a finalização da compra. Para isto, o corretor deverá realizar o preenchimento do cadastro do comprador. É importante criar algumas regras com campos obrigatórios para este cadastro. Deverá ser criada uma forma de envio por e-mail ou impressão de uma notificação que este terreno esta em processo de compra para o cliente. Outra regra é que não havendo a finalização da compra em sete dias o terreno automaticamente ficará com o status disponível no sistema e poderá ser novamente reservado. As conexões para acesso ao sistema web deverá ser de inteira responsabilidade das imobiliárias, podendo ser através de modem 3g ou outra tecnologia que julgar melhor.

Com base nessas informações modelar um Sistema de Informação e realizar atividades para adquirir, reunir e ampliar conhecimentos dos conceitos fundamentais sobre análise estruturada de sistemas.

Passo 1 – O documento de especificação

O documento de especificação é a seqüência indispensável entre a análise e o projeto. Nele serão fornecido todos os requisitos do sistema a serem construídos após definir o problema a ser resolvido do ponto de vista do usuário. Desta forma o sistema satisfará as necessidades e expectativas do usuário. Para que o projeto estruturado forneça a melhor fonte de informações ao programador á então a necessidade de uma analise estruturada compatível com o projeto, nesta especificação precisará de um diagrama de fluxo de dados, que na verdade é o passo-a-passo do percurso a ser percorrido pelos dados desde seu ponto inicial até o ponto final passando pelas entradas de dados, processamentos, decisões e finalizações, por isso é imprescindível conhecer detalhadamente como o sistema atual se comporta para termos sucesso no produto final e assim ser bem sucedido. É viável apresentarmos um modelo, não basta apenas construir um sistema, com os modelos pode enfatizar determinados pontos, que de repente são cruciais para o perfeito funcionamento do sistema, permitindo então a aproximação com o cliente tornando as coisas mais claras. Para uma boa analise é importante especificar: foco nas características importantes, discutir modificações e correções, verificar se o analista realmente conhece o ambiente do usuário de tal forma que possa reportar aos analistas de sistema para que desenvolva de maneira correta o novo sistema que ira solucionar os problemas recorrentes no sistema atual.

Passo 2 – Ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas

Definir os requisitos iniciais de um projeto não é nada fácil, pois, temos que entender como tudo funciona estar por dentro do processo do cliente, para assim definir as próximas etapas do projeto. A base para a continuidade do desenvolvimento do sistema é uma análise dos requisitos iniciais. Sabendo da tarefa árdua que o profissional enfrenta no levantamento desses objetivos, foram desenvolvidas técnicas e ferramentas que ajudam e muito nesse momento. O processo unificado (UP) reúne as boas práticas para o desenvolvimento de softwares, por exemplo, modelagem de negócios e levantamento de requisitos, que ajudam em um desenvolvimento mais focado nas necessidades do cliente.

Devido à grande rapidez com que as empresas expandem ou diminuem seus negócios, mudam também, seus objetivos, processos, métodos de trabalho, etc. E atrelado a isso vem à necessidade de utilizarmos as técnicas aqui definidas para um melhor entendimento das mudanças a serem implementadas em um sistema de gestão, para compreensão dessas mudanças são utilizadas ferramentas de modelagem como a Unified Modeling, Language (UML) e Caso de Uso, através dela são modeladas todas as fazes do projeto em diagramas e fluxogramas, por exemplo: Workflow para a Modelagem de Negócio, Fluxograma referente à fase de Elaboração, Exemplo de Modelo de Processo de Negócio, entre outros.

Passo 3 – Relatório 1 – Análise inicial

Para conhecer a real necessidade do cliente, e compreender o que ele nos pede, temos que realizar a análise detalhada de seu processo de trabalho, entender detalhadamente cada fase, e para isso é necessário que haja uma boa comunicação entre cliente e os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema. Por vários motivos, temos que definir estratégias que nos ajudem a alcançar o objetivo desejado, e para que isso seja alcançado a análise terá que ser elaborada de forma clara e não ambígua para que seja entendida por todos os envolvidos no processo e não gere interpretações diferentes.

Terá que ser completa, abordando todos os pontos do processo de forma detalhada e identificar o papel de cada um no trabalho. Deverá ser correta, não poderá haver falhas na análise, pois podem prejudicar a finalização do projeto, o que por sua vez gera problemas para todos. Ter consistência e ser baseada em certezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com