TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Banco De Dados

Dissertações: ATPS - Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

 Aula tema: Conceitos de Data Warehouse. Projeto de Data Warehouse + CRM. Ambiente de Data Warehouse.

Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de Data Warehouse e suas funções como “repositório” de informações. Nesta etapa deverá ser feito o levantamento conceitual de Data Warehouse e sua estrutura de operação.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1

Elaborar um descritivo, em no máximo 1 página, em que definam o conceito de Data Warehouse. Desenvolver a definição com base em sua estrutura em camadas, situação que se torna útil sua utilização e a importância que possui no ponto de vista da gestão de negócios e tomada de decisão.

O Data Warehouse surgiu em meados dos anos 1980 em forma de um modelo acadêmico e tem por finalidade reunir todas as informações contidas nos sistemas da organização de forma consolidada, facilitando dessa maneira a visualização das atividades exercidas por todas as suas áreas. Isso permite que a geração de relatórios de grandes volumes de dados seja feita, obtendo por fim novas informações de estratégia que facilitam na tomada de decisão.

Todos os dados inseridos nos sistemas transacionais, conhecidos como OLTP de uma organização pode através do data warehouse ser analisados e assim oferecem auxilio nas tomadas de decisões cotidianas e futuras, tendo como base as informações de eventos passados e ainda possibilitam a previsão de ocorrências futuras, preparando então o cenário da empresa para uma tomada de decisão emergencial por exemplo.

A gravação dos dados nesta modalidade se dá em local único e de forma retroativa, oferecendo suporte às tomadas de decisão e permite que a consulta seja feita rapidamente para execução das análises e modelagens das informações. Que de forma macro é disponibilizada em camadas e como na pirâmide organizacional estão dispostas nos três níveis conhecidos. Esses dados não são voláteis, ou seja, eles não mudam, exceto quando correções de dados previamente carregados se fazem necessárias.

No nível Operacional encontramos as informações inseridas internamente, geralmente resultantes das transações diárias das atividades de negócio. No Nível Tático temos as informações que correspondem indicadores da região atuante da empresa, como perfil de consumo do público alvo e desempenho dos concorrentes. Disposto dessa forma, o armazenamento é conhecido como: “Armazenamento em Camadas”.

Por conta da sua capacidade de processamento dos dados, esta ferramenta é usada hoje como núcleo dos sistemas de informação dentro de muitas organizações de grande porte. Deste modo as tomadas de decisões da organização baseadas na utilização do Data Warehouse é de alta importância ao olhar da gestão de negócios, que estará resguardada em um cenário já estudado, favorecendo que uma decisão seja tomada da maneira mais assertiva possível, evitando grandes perdas.

Passo 2

Elaborar um comparativo a respeito da diferença entre “tabela Fato” e “tabela Dimensão” tomando como base suas aplicações e representações. Juntar ao descritivo um exemplo para tabela “Fato” e outro para tabela “Dimensão” de forma que apresente seu funcionamento e as relações entre si. Se preferirem, utilizem esquemas e gráficos para melhorar a apresentação.

Modelagem dimensional é a definição para a técnica de projeto lógico aplicada no Data Warehouse e contrasta com a modelagem entidade – relacionamento, e é entendida como única técnica viável para bancos que devem responder á consultas para esta ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com