TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Banco De Dados

Ensaios: ATPS - Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1 - Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem).

Conceitos de SQL e DML

O SQL foi desenvolvido no inicios dos anos 70, pela ibm, com o propósito de fazer uma linguagem simples e de fácil uso para fazer consultas a banco de dados. É uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional, que são conhecidos como SGBDS. Exemplos de alguns SGBDS: IBM Informix, PostgreSQL, Firebird, HSQLDB, DB2, mSQL, MySQL, Oracle, SQL-Server, TinySQL, ZODB, JADE. A linguagem SQL não serve apenas para consultas ao banco de dados e sim também para alterar, excluir ou modificar os esquemas de armazenamento das informações, como as DML (linguagem de manipulação de dados), os comandos para fazer essas alterações são: SELECT, INSERT, UPDATE E DELETE. Existem dois tipos de DML o procedural e não procedural. O procedural é quando o usuário especifica qual dado deseja acessar e como obtê-lo. E o não procedural é quando especifica apenas os dados necessários.

 DML – Segundo Vania Bogorny Manipulação de dados significa:

 A busca da informação armazenada no BANCO DE DADOS

 A inserção de novas informações no BANCO DE DADOS

 A eliminação de informações do BANCO DE DADOS

 A modificação dos dados armazenados no BANCO DE DADOS

Segundo o site da Microsoft SQL server o objeto SQLServer:SQL Statistics no SQL Server fornece contadores para monitorar a compilação e o tipo de solicitações enviadas a uma instância do SQL Server. A monitoração do número de compilações e recompilações de consultas e do número de lotes recebidos por uma instância do SQL Server fornece uma indicação da velocidade com que o SQL Server está processando as consultas do usuário e o grau de eficácia com que o otimizador de consulta está processando as consultas.

Compilação é uma parte significativa do tempo de retorno de uma consulta. Para economizar no custo da compilação, o Mecanismo de Banco de Dados salva o plano de consulta compilado em um cache de consulta. O objetivo do cache é reduzir a compilação por meio do armazenamento das consultas compiladas para reutilização posterior encerrando, assim, a solicitação para recompilar consultas quando forem executadas mais tarde. Porém, cada consulta exclusiva deve ser compilada pelo menos uma vez. Recompilações de consultas podem ser causadas pelos seguintes fatores:

• Alterações do esquema, inclusive alterações no esquema de base, como adição de colunas ou índices a uma tabela, ou alterações no esquema de estatística, como inserção ou exclusão de um número significativo de linhas de uma tabela.

• Alterações de ambiente (instrução SET). Alterações em configurações de sessão como ANSI_PADDING ou ANSI_NULLS podem fazer com que uma consulta seja recompilada.

Microsoft SQL server. http://technet.microsoft.com/, 2013. 2p.

Passo 2 (Equipe) Elaborar um arquivo de texto contendo as consultas SQL para realizar algumas consultas para o sistema SIG. As consultas são baseadas nas tabelas do banco de dados ilustrados junto à descrição do desafio na figura 1.

Consulta Clientes: Exibir os campos: nome, cidade, UF, idade, gênero. Os registros devem estar ordenados por nome. Filtros da consulta: cidade.

SELECT nome, cidade,UF,dataNascimento,genero

FROM tab_clientes

WHERE cidade = ‘nome_da_cidade_desejada’

ORDER BY nome;

Consulta Funcionários: Exibir os campos: nome, cargo, idade, data de admissão, valor da comissão. Os registros devem estar ordenados por cargo. Filtros da consulta: ativo.

SELECT Nome,Cargo,dataNascimento,dataAdmissao,comissao

FROM Funcionario

WHERE cargo = ‘cargo_desejado’

ORDER BY Cargo

Consulta Vendas por Funcionário: Exibir os campos: nome do funcionário, valor da venda. Os registros devem estar ordenados por valor da venda, sendo os maiores valores exibidos primeiro. Filtros da consulta: dia da venda.

SELECT nome_funcionario,ValorTotal

FROM tab_Venda

WHERE dia_venda = (dia desejado)

ORDER BY ValorTotal DESC;

Consulta Vendas por Produtos: Exibir os campos: descrição do produto, preço de venda do produto, valor total de vendas para produto. Os registros devem estar ordenados pelo valor total das vendas, sendo os valores maiores nos primeiros registros. Filtros da consulta: mês em que foram realizadas as vendas.

Select Descricao, Precovenda, ValorTotal

From Venda, Produtos

where Descricao.Produtos = ValorTotal.Venda

Order by ValorTotal desc

Consulta Vendas por Cliente2: Exibir o nome do cliente, cidade, quantidade total de vendas, valor total de vendas. A consulta deve exibir todos os clientes, inclusive aqueles que não possuem registros de venda. Os registros devem estar ordenados por nome e cidade. Filtros da consulta: mês em que foram realizadas as vendas.

Passo 3 (Equipe) Elaborar os comandos DML para as tabelas ilustradas no diagrama da Figura 1. A equipe deve criar um exemplo para as ações inserir, alterar e apagar para cada tabela. Os comandos devem ser organizados em uma tabela conforme exemplo a seguir:

AÇÃO TABELA CLIENTE DML

INSERIR REGISTRO CLIENTE COM ID 134 E O NOME DE WAGNER INSERT INTO cliente (IDCLIENTE,NOME)

VALUES ('134', 'WAGNER')

APAGAR REGISTRO CLIENTE QUE TEM O CPF TAL DELETE from cliente

WHERE nome = ‘PABLO CEZAR’

ALTERAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com