TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco De Dados

Monografias: ATPS Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Descrever sobre cada um dos itens que compõem a estrutura do Modelo Relacional, apontando suas funções e relacionando-os com as entidades propostas no desafio.

Um banco de dados relacional pode ter sua arquitetura descrita de uma forma informal ou formal. Quando utilizamos uma descrição informal estamos focados nos aspectos práticos de sua utilização e os termos utilizados são linha, coluna, tabela enquanto que na descrição formal estamos preocupados com a semântica formal desse modelo e utilizamos outros termos para nos referirmos as linhas, colunas e tabelas:

 tupla: corresponde a linhas;

 atributo: corresponde a colunas;

 relação: corresponde a tabela.

 chaves

Tabela ou relação - Em um banco de dados relacional todos os dados são armazenados em tabela que, por sua vez, consiste em uma estrutura simples de linhas e colunas. Um banco de dados pode ser composto por uma ou diversas colunas, o que irá limitar essa quantidade de colunas são os recursos de hardware que o equipamento disponibiliza e o limite imposto pela ferramenta de software utilizada, sendo que as tabelas são associadas através de regras de relacionamentos, essas regras são definidas através de associação de um ou múltiplos atributos de uma tabela com um ou múltiplos atributos de outra.

Exemplo: A tabela vaga no estacionamento

nº_vaga placa_veículo modelo_veiculo cor_veículo tipo_veículo ano_veiculos

1 BUU 0001 VECTRA VERDE CHEVROLET 2012

2 FUU 2424 COROLLA AZUL TOYOTA 2010

3 DEU 4524 CORSA PRATA CHEVROLET 1995

4 ELE 2356 FUSCA PRETO VOKSWAGEM 1966

Tabela Vaga estacionamento

tuplas ou registros: um registrou ou tuplas é representado por uma linha formada por uma lista ordenada de colunas. Podemos definir registro como uma instância de uma tabela, sendo que os registros não precisam necessariamente possuir informações em todas as colunas, podendo muitas vezes conter valores nulos caso seja necessário.

Exemplo:

nº_vaga placa_veículo modelo_veiculo cor_veículo tipo_veículo ano_veiculos

1 BUU 0001 VECTRA VERDE CHEVROLET 2012

2 FUU 2424 COROLLA AZUL TOYOTA 2010

3 DEU 4524 CORSA PRATA CHEVROLET 1995

4 ELE 2356 FUSCA PRETO VOKSWAGEM 1966

Tabela Vaga estacionamento

Tuplas

Colunas - Também conhecidas como atributos - Exemplo: campo nome, endereço ou campo do tipo numérico de uma tabela relacional.

Colunas-atributos

nº_vaga placa_veículo

1 BUU 0001

2 FUU 2424

3 DEU 4524

4 ELE 2356

A chave primaria ou Primary Key(PK) serve para identificar cada registro através da unicidade tendo como característica que não será repetida, enquanto que a chave secundária ou Foreign Key (FK) é a chave formada através de um relacionamento

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »