TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco De Dados

Exames: ATPS Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA1:

Passo1:

Comandos DML:

SELECT: para realizar consultas a dados pertencentes a uma tabela.

INSERT: para incluir dados em uma ou mais colunas de uma tabela.

UPDATE: alterar múltiplas linhas da tabela.

DELETE:excluir os dados de uma tabela.

Consultas SQL:

WHERE: permite ao comando SQL passar condições de filtragem.

JOIN: Unir tabelas comando deve ser utilizado com a palavra reservada INNER ou OUTER.

FULL OUTER JOIN: todos os registros das duas tabelas envolvidas serão exibidas, tendo ou não relacionamento.

UNION: junta tabelas com o comando SELECT.

HAVING: podemos filtrar a cláusula GROUP BY.

ORDER BY:comando para definição de ordenação.

GROUP BY: podemos retornar informações agrupadas de um conjunto de registros, estabelecendo uma condição de agrupamento.

Passo2:

Consulta Cliente:

Exibição de campos:

SELECT nome,cidade, uf, idade, gênero from cliente

Filtro da Consulta:

SELECT cidade from cliente order by cidade

Consulta Funcionários: SELECT * from funcionário;

Consulta Vendas por Funcionario: SELECT * from v_funcionario;

Consulta Vendas por Produtos: SELECT * from v_produtos;

Consulta Vendas por cliente2: SELECT * from v_cliente2;

Passo 3:

TABELA DML

INSERIR REGISTRO CLIENTE Insert into clientes (1‘João’, ‘Campinas’, ‘SP’, ‘35’, ‘M’)

APAGAR REGISTRO CLIENTE Deletefrom clientes where nome=’joão’

ALTERAR REGISTRO CLIENTE Update clientes set nome=’joão da silva’,cidade=’São Paulo’ wherecódigo_empregado=1

Passo4:

Relatório1: Consultas SQL e DML

Depois que você criou suas tabelas, definiu relacionamentos, índices e etc., é hora de manipular seus dados; os comandos SQL que MANIPULAM dados são os populares SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Em inglês esses comandos são chamados de Data ManipulationLanguage o que explica a abreviação DML.

Em algumas literaturas o comando SELECT não é considerado um comando de manipulação de dados, sendo enquadrado numa outra categoria: DQL, Data Query Language, em português: Linguagem de consulta.

SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

O Select é o principal comando usado em SQL para realizar consultas a dados pertencentes a uma tabela. Por meio desse simples comando, podemos retornar dados para outros comandos SQL e também para outras aplicações.

Para exibir todas as colunas da tabela Clientes, uso SELECT * FROM CLIENTES, já para exibir algumas colunas, devemos substituir o uso do asterisco pelos respectivos nomes das colunas, como por exemplo SELECT NomeCliente, EnderecoCliente.

Insert é usado para incluir dados em uma ou mais colunas de uma tabela. Este comando tem a seguinte sintaxe:

INSERT [INTO] NomedaTabela [(nomesdascolunas)] VALUES (Valores)

Os valores entre colchetes, são opcionais, ou seja, você pode usar somente

INSERT NomedaTabela VALUES (Valores)

Os valores descritos junto ao comando INSERT são transformados em uma ou mais linhas da tabela. Os nomes das colunas nas quais os dados serão inseridos devem ser separados por vírgulas.

As colunas que não foram declaradas no comando INSERT podem apresentar um valor padrão, caso essa definição seja configurada pelo usuário, ou o valor NULL.

Existem dois tipos de INSERT, o posicional e o declarativo. O posicional deve ser usado quando precisamos incluir dados de acordo com a ordem física das colunas.

Update – Os dados pertencentes a múltiplas linhas de uma tabela podem ser alterados por meio do comando UPDATE. Quando usarmos o UPDATE, devemos especificar algumas informações, como o nome da tabela que será atualizada e os filtros que serão usados na atualização. Sintaxe básica: UPDATE nomedatabela SET coluna1 = valor1, coluna2 = valor2, coluna3 = valor3, WHERE critério. Importante: Devemos passar sempre o Where, que é uma espécie de filtro em nossa tabela, porque senão o passarmos atualizaremos TODOS os dados da tabela e isso pode acarretar em diversos problemas, dependendo do tamanho e da complexidade da sua tabela.

Podemos usar a cláusula Update de outras maneiras também, para atualizar uma ou mais colunas, como vimos nestes exemplos. Sempre é bom lembrar que deve se tomar um cuidado ao usar o comando Update, principalmente em tabelas complexas, que contenham um número grande de dados, porque o Update não tem volta, fez tá feito! Por isso também a importância de usar a cláusula Where junto ao Update.

Delete – O comando DELETE deve ser usado quando desejamos excluir os dados de uma tabela. Sintaxe básica: DELETE FROM nomedatabela.Lembrando que este comando, assim como o UPDATE, pode ser perigoso em algumas situações, já que, uma vez executado esses comandos, não será possível desfazer a ação realizada. Portanto, devemos ficar atentos ao usar esses comandos em tabelas complexas.

Cláusula Where – Como dito anteriormente, a utilidade da cláusula WHERE é a de ser um filtro, que determina quais os dados que serão afetados, podendo ser usada juntamente com SELECT, UPDATE e DELETE. Podemos dizer então que essa cláusula determina o escopo de uma consulta a algumas linhas, realizando a filtragem dos dados que estejam de acordo com as condições definidas.

COMANDO SELECT

A linguagem SQL foi criada com o objetivo de padronizar os comandos de manipulação de dados em SGBD’s. Hoje em dia, apesar da linguagem possuir uma quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com