TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco De Dados

Exames: ATPS Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo criar um banco de dados para uma empresa de estacionamentos, nessa jornada os estudantes também analisam e avaliam outros sistemas de banco de dados e softwares relacionados , respeitando os padrões estabelecidos pela organização, completar os desafios propostos na etapa 1 e 2 do projeto Atividade Prática Supervisionada.

2. Desenvolvimento

2.1. Etapa 1

A. Passo 1

SGBD, ou sistema gerenciador de banco de dados é um software que gerencia um banco de dados, seu principal objetivo é auxiliar o cliente na manipulação de dados. Um SGBD utiliza-se de modelo de dados para melhor representação, cada SGBD possui um modelo diferente, podendo ele ser hierárquico, em redes, relacional ou orientado a objetos.

Após analisar os dois sistemas de banco de dados propostos pelo ATPS chega-se a conclusão que ambos (PostgreSQL e MySQL) utilizam o sistema SQL, linguagem de consulta estruturada desenvolvida no inicio da década de 70 pela IBM e é baseada na álgebra relacional.

B. Passo 2

Proposta do ATPS: “Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.”

O método tradicional para armazenamento de arquivos por muito tempo foram textos e documentos físicos, com o advento da tecnologia foi possível transferir esse método de arquivamento e armazenamento para o meio digital, através de bancos de dados. Comparando ambos os métodos vemos que cada um tem suas vantagens e desvantagens, a principal vantagem que o método de armazenamento digital, o SGBD, poupa recursos materiais, tais quais papel, tinta, espaço físico para armazenamento. Enquanto o método digital é vulnerável a problemas no sistema, quedas de energia, ‘bugs’ no método de arquivamento.

O método de arquivamento ideal varia de acordo com seu proposito, claro que o armazenamento digital leva vantagem em vários aspectos, mas muitos usuários ainda se sentem mais a vontade lidando com métodos de armazenamento físicos.

Para comparar ambos vamos utilizar aqui o exemplo de um banco de dados para registro de vendas em uma loja qualquer X. a loja lida com grande fluxo de dados, como entrada e saída de produtos , para maior segurança da loja o ideal seria manter esses dados arquivados em SGBD, como quantidade de estoque, pedidos a serem feitos, encomendas, prazos. O SGBD permite armazenamento prolongado e consultas retroativas, sem perda da qualidade de dados ou necessidade de espaço físico para armazenamento. Usando um SGBD a loja poderia se utilizar de consultas retroativas para fazer pesquisas sobre produtos mais vendidos e em quais épocas eles são mais rentáveis, melhorando assim a dinâmica e talvez até maximizando lucros. E claro que o meio digital ainda não oferece credibilidade legal, então é importante manter notas fiscais e recibos arquivados da maneira antiga, em arquivos físicos. Essa seria o balanço perfeito entre o tradicional e o SGBD, no qual um complementa o outro, pelo menos até ser dado um crédito maior aos documentos digitais.

C. Passo 3

Bancos de dados são arquivos de armazenamento de dados, a maneira com a qual esse arquivo se organiza é chamado de modelo de dados, em relação a sua estrutura existem três modelos de dados mais conhecidos e utilizados hoje em dia:

- modelo de rede: surgido a partir do modelo hierárquico, é baseado em arvores, sendo que cada registro e ligado ao registro pai, porem permitindo diversos acesso ao mesmo dado, permite estruturas mais complexas e permite também melhor evolução do modelo.

-modelo relacional: por ser geralmente usado como uma tabela parece ser o mais simples, somente começando a trabalhar com ele que é possível ver sua complexidade, para sua construção correta é necessário seguir 13 regras básicas que guiam sua estruturação. Entre os SGBD que utilizam esse sistema estão: Microsoft Access e Oracle.

-modelo orientado a objetos- a informação é orientada a objetos, os arquivos são armazenados em estruturas que podem ser manipuladas pelos métodos definidos por cada classe a qual esse objeto pertence.

D. Passo 4

Relatório 1

Após analise da necessidade da empresa os responsáveis pela elaboração do SGBD decidiram que a base de dados terá duas entidades responsáveis pela base principal, sendo elas Estacionamento e Vaga, ao redor dessas duas palavras chaves se estruturarão todas as informações que estruturarão a base de dados da empresa, para explicar cada entidade será composta de:

-Estacionamento: vai conter campos relativos ao proprietário do veiculo tais como nome, telefone, CPF e e-mail, e se ligara a segunda entidade ‘Vaga’ para retirar informações sobre o veiculo ou veículos que ocuparão tal vaga.

-Vaga: possui dados sobre o veiculo ou veículos que ocuparão a vaga, podem ser múltiplos pois um só proprietário pode possuir vários veículos, os dados que essa entidade armazena são : o numero da vaga, a placa do veiculo, a cor do veiculo, tipo, o ano e o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com