TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Artigos Científicos: ATPS CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

- CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

O QUE É CONTABILIDADE? ............................................... 01

QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE? ....... ........ 01

QUEM SÃO OS USUÁRIOS? ................................................ 02

QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA ............. 02

- CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO ................................. 03 e 04

- BALANÇO PATRIMONIAL I ............................................ 05

- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 06

- BALANÇO PATRIMONIAL II............................................ 06

- CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................ 07

- BIBLIOGRAFIA .................................................................. 08

CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

O QUE É CONTABILIDADE?

É a ciência que estuda, interpreta e registra as movimentações que afetam o patrimônio de uma entidade. Demonstra através de registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

A contabilidade também serve para orientar o registro das transações da empresa, o que ela compra e usa na fabricação dos seus produtos, o que ela vende para o mercado consumidor, o que ela estoca nos seus armazéns, o que ela paga aos seus empregados, o que ela distribui de lucros para seus proprietários.

A contabilidade é uma das principais ferramentas de uma instituição, ela zela pelo controle financeiro da instituição, por este motivo se faz necessária, uma estrutura de informações confiável.

QUAIS OS SEUS OBJETIVOS?

Proporcionar a cada grupo principal de usuários avaliação da situação econômica e financeira da entidade, no sentido imóvel, a contabilidade é o patrimônio da empresa que auxilia nas tomadas de decisão, de suma importância para explorar as tendências futuras.

QUEM SÃO OS USUÁRIOS?

Usuários internos: acionistas ou sócios, administradores, diretores, gerentes e demais pessoas que utilizam dentro da empresa os dados produzidos pela contabilidade.

Usuários externos: Fisco (Receita Federal, Secretaria do Estado, município), bancos, fornecedores, clientes e demais pessoas externas que se interessou ou tenham necessidade de saber sobre a movimentação do patrimônio da organização (empresa).

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA?

Através da contabilidade a empresa tem o conhecimento dos valores ativos, passivos, receitas, custos e despesas, rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão– de–obra e através destas informações a empresa pode elaborar um planejamento tributário satisfatório, podemos ressalvar também, que baseado nas informações acima os gestores poderão detectar o setor que mais se gasta e conseqüentemente realizar um plano de ação, reduzindo os custos da área.

CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO

Para Ribeiro (2005), “a contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas”. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades em decorrência das suas variações.

Para Ludícibus (1994), “a contabilidade desempenha ao longo do tempo o mesmo papel que tem a historio no desenvolver da vida da humanidade.” É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa as possibilidades de orientação de planos futuros para a organização.

O patrimônio das entidades é o objeto maior da contabilidade, e nele que se dá todo o seu foco, e é através dele que ela se desenvolve.

Em outras ciências, o objeto delimita o campo de abrangência, mas no caso da contabilidade ele será sempre o principal.

Podemos definir o patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações com terceiros, pertencente a apenas uma pessoa ou a um grupo.

Outras ciências sociais também estudam o patrimônio, como a Economia, Administração e o Direito, mas a contabilidade a estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. Sempre em busca de entender as mutações sofridas no patrimônio, mutações essas que podem decorrer da ação do homem, ou de efeitos de outra natureza.

Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.

Já o atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a Contabilidade assuma posição sobre o que seja "Valor”.

O Patrimônio líquido deriva do patrimônio, mediante a equação considerada como básica na contabilidade:

(Bens+Direitos) – (Obrigações) = Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido não é uma dívida da Entidade para com seus sócios ou acionistas, pois estes não emprestam recursos para que possa ter vida própria, mas sim, os entregam, para que com eles forme o Patrimônio da Entidade.

Muitas vezes denominamos a uma empresa como grande, a partir do tamanho dos prédios que possui, ou dos veículos, ou mercadorias em estoque. Da mesma forma vemos o homem, o medindo a sua riqueza de acordo com aquilo que ele aparenta ter em bens.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com