TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTABILIDADE

Dissertações: ATPS DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FACULDADE DE NÉGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: CONTABILIDADE

PROFESSOR EAD: ME. HUGO DAVID SANTANA

TUTOR EAD : AMARILDO GUIMARAES

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(CONTABILIDADE)

BRASÍLIA – DF 29/04/2013

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. O que é contabilidade 4

2.1. Quais os objetivos da contabilidade 4

2.2. Quem são os usuários da contabilidade 4

2.3. A importância da contabilidade para a empresa 4

3. Patrimônio 5

3.1. Bens, direitos e obrigações 5

3.2. Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido 5

3.3. Origens dos recursos X Aplicações dos recursos 5

3.4. Capital 5

4. Exercício - Balanço Patrimonial 6

5. Exercício -Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado por Exercício (DRE) 7

7. Considerações finais 11

8. Referências bibliográficas 12

INTRODUÇÃO

O propósito deste trabalho é entender como funciona a contabilidade dentro da empresas. É um ramo da ciência social que surgiu com a necessidade do homem ter um controle sobre seus bens, obrigações e diretos.

Durante o período que se estende até o século XVI, o principal objetivo da contabilidade era produzir informação para o proprietário, geralmente proprietário único. Em conseqüência, as contas eram mantidas em sigilo e não havia pressão externa, como hoje, no sentido de exatidão ou da adoção de padrões uniformes de divulgação. Em parte, em decorrência da primeira observação, geralmente não era feita distinção clara entre os negócios pessoais e empresariais de um proprietário, ou seja, o conceito de entidade não havia sido desenvolvido.

Segundo Franco (2001) a Contabilidade é a ciência destinada a estudar e controlar o patrimônio das entidades, do ponto de vista econômico e financeiro, observando seus aspectos quantitativos e qualitativos e as suas variações, com o objetivo de fornecer informações sobre o estado patrimonial e as suas variações em determinado período, o objeto da contabilidade é o patrimônio administrável, que está à disposição das entidades econômico administrativas, sobre o qual ela fornece as informações necessárias à avaliação da riqueza patrimonial e dos resultados produzidos por sua gestão.

O QUE É CONTABILIDADE?

É a ciência que estuda, interpreta e organiza um registro de todas as transações que afetam o patrimônio de uma empresa. O gerenciamento de uma empresa é uma tarefa difícil, e toda entidade envolve a movimentação de recursos financeiros e as variações do patrimônio administrativo, assim, sendo necessária uma estrutura de informações confiáveis, e a contabilidade é uma delas.

Para o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON), “a contabilidade é um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.”

Segundo Marion (2005, p. 01):

A contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de todas as decisões de pequenos e grandes negócios.

QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE?

O objetivo principal da contabilidade é fornecer informações econômicas relevantes para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. O que envolve coleta, registro, interpretação e avaliação da situação financeira da entidade, assim, podendo deduzir das tendências futuras as quais poderão passar.

QUEM SÃO OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE?

Os usuários podem ser classificados como internos ou externos com interesses diversificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com